quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tablets e Smartphones estão na mira dos criminosos virtuais

Smartphone

Seu smartphone não é mais tão seguro quanto costumava ser. A G Data Secure Labs, que faz parte da empresa tcheca de segurança da informação AVG, afirmou que o número de ameaças para os sistemas operacionais móveis cresceu 273% no primeiro semestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso exige cuidados da sua parte.

Segundo o relatório, as principais plataformas – iOS (Apple), Symbian (Nokia), Android (Google) e Windows Phone (Microsoft) – são os principais alvos dos cibercriminosos, que lançam uma nova ameaça na rede a cada 12 segundos. A companhia acredita que até o final de 2012, o número de ameaças produzidas por ano chegue aos 2,5 milhões, ante os 2 milhões de 2010.

“Como smartphones e tablets, principalmente com sistema operacional Android, são cada vez mais populares, os criminosos virtuais enxergam ali um nicho fácil e seguro para espalhar códigos maliciosos. Muitos usuários não sabem que esse tipo de ataque existe e que há ferramentas disponíveis que podem protegê-los”, explica Mariano Sumrell, da AVG Brasil.

Os programas maliciosos mais simples são responsáveis por roubar dados como contatos pessoais e números discados, enquanto os mais sofisticados podem monitorar ligações, analisar a quantidade de dados transferidos e até transmitir dados de geolocalização do aparelho, caso o recurso esteja habilitado nos aparelhos. Alguns vírus são capazes até de enviar – secretamente – mensagens para serviços SMS premium, que são caros e debitados diretamente da conta do usuário.

Para proteger sua máquina, a companhia oferece as seguintes orientações de segurança:

- Proteja sempre os telefones com senhas: assim, se você perder o aparelho ou se ele for furtado, os dados confidenciais permanecem seguros

- Tome cuidado ao clicar em links: eles podem infectar smartphones e deixar informações armazenadas no dispositivo vulneráveis

- Só realize o download de aplicativos confiáveis. Isto é especialmente relevante para os usuários do Android. Como o Android Marketplace tem o controle de qualidade menos rigoroso do que a loja da Apple, por exemplo, smartphones e tablets estão mais suscetíveis a serem infectados

- Utilize a proteção de um aplicativo antivírus: isso aumentará as chances de você será avisado sobre qualquer link malicioso ou aplicativo que tente prejudicar seu dispositivo.


Fonte: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário: