segunda-feira, 31 de outubro de 2011

5 dicas para encarar reuniões “chatas”

As reuniões fazem parte da sua rotina no trabalho e a sua presença é indispensável? Se ao ouvir a palavra reunião você já associa com perda de tempo, é hora de tentar reverter essa situação.

Em reuniões que são informativas ou impositivas, prestar atenção torna-se uma difícil tarefa. Mas demonstrar desinteresse nas reuniões de trabalho não traz benefício nenhum ao profissional.

Assim como atender o celular dentro da sala, se distrair com o laptop, bater incessantemente os dedos na mesa, participar de conversas paralelas são atitudes incorretas e que demonstram falta de comprometimento. E falta de educação.

“Somos observados o tempo todo, nossas ações e reações são avaliadas e um comportamento negativo dentro de uma sala de reunião não passa despercebido”, explica Luciana Grandi Von Sperling Oliveira, professora de Administração de Recursos Humanos e Organizaçõesdo Ibmec - Minas Gerais.

Confira abaixo, cinco dias para sobreviver a reuniões:

1 Prepare-se

Para Luciana, se o desinteresse vem antes da reunião, o profissional tende a encarar sempre como uma atividade desinteressante e improdutiva. “Uma estratégia é a antecipação, reunir material sobre o assunto da reunião e ler. Assim, a possibilidade dele participar ativamente da reunião aumentará”, diz.

Maria Cecília Coutinho de Arruda, professora de Ética e Marketing da FGV –EAESP, recomenda perguntar ao chefe ou ao responsável por dirigir a reunião o que será discutido. Assim o profissional fará com que a pessoa resuma o objetivo da reunião e poderá procurar dados para sobre o assunto.

2 Faça anotações

Uma atitude que condiz com o comportamento ético desejável dentro de uma sala de reunião é fazer anotações. “Além de ser uma forma de auto se regular é uma estratégia para prestar atenção”, afirma Luciana.

A leitura, por outro lado, sinaliza dispersão. A não ser que a leitura seja do conteúdo da reunião. “Anotar é menos afrontoso do que ficar parado lendo”, diz Maria Cecília.

3 Participe

Fez anotações? Então exponha suas observações. Aproveite o tempo da reunião para questionar. “Quando você participa, você sai do tédio”, ensina Luciana.

Mesmo que você não faça perguntas, avalie como é a sua postura durante as reuniões, ela pode denunciar a sua falta de interesse. Jamais apoie os braços no rosto e olhe sempre para a pessoa que está falando.

4 Interrompa

Uma das razões para que as reuniões pareçam intermináveis são as divagações que contribuem para a sensação de que você está perdendo tempo naquela reunião.

“Interrompa com uma pergunta simples, ‘se eu entendi bem é isso e isso?’. Dessa maneira você contribui para sintetizar o que a pessoa está falando”, ensina Maria Cecília.

Outra dica da professora é pedir licença e tomar água. Essa atitude se tomada em um momento apropriado, mostrará para a pessoa que está divagando sobre um assunto que não é relevante para a ocasião.

5 Sugira mudanças

Dependendo da cultura organizacional da empresa, o profissional pode sugerir mudanças na reunião para torna-las mais rápidas e eficientes. “Às vezes os próprios executivos não sabem que aquela reunião não estão produtivas”, diz Luciana.

FONTE: http://exame.abril.com.br/

Nenhum comentário: