segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Controlar a ansiedade ajuda na hora da entrevista

Ultrapassar todos os obstáculos até conseguir a vaga em um emprego é um processo que na maioria das vezes se torna desgastante para qualquer candidato. O caminho é longo e exige paciência, além da competência, para finalmente ser admitido no novo trabalho.

Mas o pior momento é quando chega hora da entrevista com um representante da empresa, geralmente alguém do setor de Recursos Humanos (RH). Além da necessidade de conseguir a vaga, o candidato precisa superar uma inimiga perigosa e capaz de prejudicá-lo na reta final: a ansiedade.

Este 'monstro' se torna ainda maior quando o profissional busca a recolocação no mercado de trabalho e tem idade acima dos 50 anos. A ansiedade, sempre ela, transforma aquela pessoa em um ser vulnerável e quase incapaz de gerir suas ações.

Segundo Sandro Pereira, especialista em treinamento corporativo, cada pessoa reage a entrevista de uma maneira. "A ansiedade é responsável por manter as pessoas alertas e preparadas para situações importantes ou adversas, o que é bastante positivo. Porém, em doses acima do normal, essa ansiedade pode adquirir o efeito inverso, vulnerabilizando o indivíduo e o tornando incapaz de gerir suas ações de forma racional. O segredo está no autoconhecimento", explica.

Para ele, é normal que um candidato fique ansioso nos momentos que antecedem a entrevista com o recrutador. Até porque terá que apresentar toda sua experiência profissional em minutos. "O candidato que vai para a entrevista conhecendo detalhes da empresa e do cargo que almeja tem menos chances de se perder em seus argumentos. As pessoas bem preparadas ficam menos nervosas quando entrevistadas", garante o especialista.

A regra vale também para quem procura voltar ao mercado, mesmo que o candidato leve um tmepo longo na busca pela vaga. Sandro Pereira aconselha a utilizar a ansiedade como aliada. Outro fator que pode ajudar é o de manter a autoestima elevada. " Procure trabalhar a calma. O fato de ter sido convidado para a entrevista já revela que você passou pela primeira fase: a avaliação de currículos. Tente levar a entrevista como uma conversa, mas sem deixar de lado a formalidade que a ocasião exige", revela.

Existem alguns segredos que podem acabar facilitando a vida de quem irá participar de uma entrevista de emprego. " Fazer uma pesquisa sobre a empresa é o primeiro passo antes de encarar o recrutador. Fale de forma clara e objetiva. Diga sempre quando não entender alguma pergunta, seja positivo em suas declarações. Em hipótese alguma, minta para o seu entrevistador", afirma Sandro Pereira.

Vítimas da tensão

Diego Santana, 29 anos, perdeu algumas oportunidades de emprego por conta da ansiedade e do nervosismo. A saída foi trabalhar seu lado emocional antes de cada entrevista. " Geralmente não tinha problema durante o processo seletivo. Mas quando chegar o momento da entrevista perdia o controle totalmente. Primeiro transpirava além do normal, tnha dificuldade de entender a pergunta, sem contar os 'brancos' na memória. A saída foi recorrer a uma amiga que era psicóloga. Ela me ajudou muito, tanto que acabei conseguindo a vaga em meu atual emprego", conta o economista.

Paulo Mendonça Ferreira, 58 anos, tenta voltar ao mercado de trabalho. Procurando emprego desde março, a idade e o tempo que está longe do setor produtivo tem dificultado seu objetivo. " É uma situação complicada. Quando vou participar da entrevista, já chego me preparando para não ser aceito pelo recrutador. Nas últimas vezes, quando olham minha idade, eles falam que não estou adequado ao perfil da empresa, embora fale e escreva em inglês e ter trabalhado em vários cargos de gerência. Tento manter minha estima elevada, mas o não reforça o lado derrotista", finaliza.

Fonte: http://odia.ig.com.br

Nenhum comentário: