quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Seis passos para se tornar temporário de fim de ano


Fim de ano é uma boa época para quem deseja ingressar no mercado de trabalho, já que o varejo contrata muitos temporários. Nos postos do Sine, por exemplo, ainda há vagas para quem busca uma nova oportunidade de emprego. Para ter uma chance, é preciso se destacar no meio de vários outros concorrentes. Para o professor de Gestão em Recursos Humanos Paulo Roberto de Sousa, há seis passos importantes para conseguir a vaga. O primeiro deles, ensina, é caprichar no currículo:

— Deixe claro o objetivo e relacione os pontos fortes que você tem em relação a ele. Detalhe os aspectos que fazem de você o melhor candidato.

Carteira assinada

Mesmo contratado como temporário, o funcionário tem direitos que devem ser respeitados pelo patrão, como pagamento de férias e 13º salário proporcionais, FGTS e proteção da Previdência Social. O tempo trabalhado, ao longo do contrato temporário, também conta para a aposentadoria.

— Não importa que o contrato dure apenas dois ou três meses. A anotação na carteira de trabalho é obrigatória — explica o juiz André Villela, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região.

VEJA AS DICAS

Currículo: Destaque sua experiência na função que pretende ocupar. Fale de atividades anteriores e de características que possam ajudá-lo a conquistar o cargo. Para uma vaga de vendas, vale dizer que é bom em ajudar na escolha dos produtos, indicar combinações ideais, atender mais de um cliente sem perder a qualidade e colaborar com os colegas ao arrumar a loja.

Entrevista: Seja simpático, agradável, olhe nos olhos do entrevistador e sorria nos momentos oportunos. Esteja vestido com o padrão da empresa e não cometa erros de Português. Mostre energia, vontade e garra.

Sem experiência: Quando o candidato não tem experiência, a dica é valorizar as características comportamentais ou as ações voluntárias desenvolvidas no período escolar, que tenham relação com o cargo pretendido.

Dinâmicas: Conhecer o perfil da vaga, as atribuições do cargo e ser exatamente o que você é são as principais dicas para se dar bem em dinâmicas. Não finja nunca!

Redes sociais: Para utilizar redes sociais a favor de uma oportunidade de emprego, a regra básica é não se expor demais. Cuidado com a exibição de fotos e as opiniões postadas.

Efetivação: Se surgir uma vaga efetiva, os aspectos favoráveis são: comprometimento, pontualidade, organização, cooperação, relacionamento, espírito de equipe e capacidade de gerar resultados.

Direitos: Os temporários têm direito a folga semanal. No momento da rescisão do contrato, são devidos o salário residual — os dias trabalhados após o encerramento do mês — e as horas-extras trabalhadas (em valor acrescido de 50%). Não há aviso prévio. O tempo trabalhado conta para a aposentadoria.

Sine: Há postos na Avenida General Justo 275, Castelo, e na Rua Fonseca 240, Bangu. Outros endereços no site: portal.mte.gov.br/sine.



: http://extra.globo.com/

Nenhum comentário: