quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Primeiro Emprego





Se a batalha pela vaga de emprego já é árdua para aqueles que buscam uma recolocação no mercado de trabalho , para os iniciantes a dificuldade é ainda maior. Com pouco conhecimento sobre as rotinas de sua área, esses não possuem muitas chances de se destacar frente aos concorrentes com melhor histórico profissional. Porém, para sorte de muitos, o conhecimento específico não é o único item procurado pelos contratantes.

Muitas empresas já identificaram que o conhecimento específico é apenas um dos filtros necessários para se encontrar um bom profissional. Além disso, é preciso avaliar qual é o nível de motivação, compromentimento, criatividade e liderança dos concor4rentes. As empresas também buscam pessoas idôneas, que estejam dispostas a aprender e crescer, que saibam trabalhar em grupo e possuam iniciativa.
Esses são os Fatores Comportamentais e estão sendo, cada vez mais, valorizados pelas organizações.
Nas entrevistas de emprego é preciso mostrar que você possui mais do que simplesmente o seu diploma. Se a experiência não é um ponto favorável, valorize, então, o seu perfil. Mostre o quanto você está interessado na vaga ofertada e exponha qas suas qualidades comportamentais. O candidato que chega motivado a uma entrevista de emprego não tem a vaga garantida, mas o que chega "derrotado" certamente não será escolhido.

Apresente as suas qualidades comportamentais em seu currículo. Ao fazê-lo lembre-se de que, nesse momento, o objetivo é despetar o interesse daquele que avaliará o documento. Fazendo assim, será possível aumentar as chances de ser chamado para um entrevista, e, com isso, ter a oportunidade de mostrar suas qualidades pessoalmente.
Mas, cuidado ao elaborar a lista. Jamais perca o foco. Inclua apenas as características pessoais que são relevantes para o cargo pretendido, e, também, não cite características que você não possua. Diga exatamente o que você é. De nada adiantará criar um personagem no seu currículo se na entrevista de emprego ele será fácilmente desmascarado.
Outra dica é buscar conhecer bem a empresa na qual se deseja trabalhar. Se ela expuser informações publicamente, busque conhecer sua missão, visão, valores e trabalhos já realizados. Isso pode parecer exagerado, mas se você não souber como se alinhar a empresa na qual deseja trabalhar, dificilmente conseguirá ocupar uma vaga, ou mesmo permanecer nela.

Texto de :Tell Coelho.

Fonte: Revista: Formatura & Cia. - Ano 1 nº 19.

Nenhum comentário: