segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pequenas Turmas Grandes Festas

Saiba como fazer com que sua festa seja um evento invejável

"A união faz a força", você com certeza já ouviu muitas vezes este ditado e eis aqui uma boa ocasião para utilizá-lo. Não é a primeira vez que estamos batendo nesta tecla, mas achamos importante repetir, na tentativa de modificarmos uma cultura que não traz muitos benefícios a ninguém. Uma pequena turma de 30 alunos faz uma festa legal de formatura. Três destas turmas juntas, formam uma turma de mais de cem formandos. E uma formatura de cem alunos é uma formatura como a de Medicina -UFMG ou Ciências Médicas; ou a de Direito - UFMG; ou Direito - Milton Campos. São formaturas invejadas, desejadas, badaladas... Mas, por quê?

Houve um tempo, há muitos anos, aqui em terra brasilis, em que tínhamos nas faculdades e nas universidades um estranho "ser" chamado habilitação. Este estranho ser separava as muitas áreas contidas dentro de um mesmo curso. Era assim: você escolhia o curso que você queria, passava no vestibular (claro!), cursava alguns períodos de matérias gerais, aí você escolhia a sua habilitação. Então alguém que optasse por estudar Comunicação Social, por exemplo, (é, já houve um curso de Comunicação Social!!!) cursava três semestres juntamente com todos os outros aprovados naquele determinado vestibular. No quarto semestre, após ter estudado, em termos gerais, todas as habilitações oferecidas você fazia sua opção por uma delas; aí as turmas se separavam e cada uma delas partia para um estudo específico mais profundo de forma a formar o profissional daquela habilitação. Na maioria das faculdades de Comunicação as habilidades oferecidas eram Jornalismo; Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. O mesmo acontecia com vários outros cursos como Administração de Empresas, Letras, etc... Hoje a grande maioria das instituições de ensino superior separou cada uma destas habilitações em um curso diferente. E cada uma delas tem sua própria formatura.

Temos assistido, também, a um sem número de novas faculdades pipocando de tudo quanto é lugar. O que é ótimo, abre mais espaço, mais oportunidade, mais escolhas. Mais turmas, turmas menores. Muitas pequenas formaturas. Claro que estamos dizendo pequenas no número de alunos e não em sua importância. E falando em formaturas...

Vamos pensar na prática; primeiro a arrecadação de uma turma de cem formandos é consideravelmente maior do que a arrecadação de uma turma de trinta formandos. Com isto, a turma não só alcança melhores serviços, mas também aumenta, e muito, o seu poder de barganha; afinal de contas, a turma vai fazer "uma compra" muito maior e melhor. Segundo, um baile de uma turma de trinta formandos é um festa para seiscentas pessoas. Um baile para uma turma de cem formandos é um baile para 2.000 convidados. E, convenhamos, um baile para 2.000 convidados não é um baile qualquer. É um verdadeiro baile de gala.

Neste ponto você pode estar pensando: é, tem mais gente para contribuir, mas também tem mais gente para gastar; afinal, um baile para mil pessoas sai muito mais caro do que um para trezentas. No fim, fica tudo elas por elas. Nada mais longe da verdade. Uma banda de primeiríssima linha que custa R$12.000,00 para um baile de trezentos convidados, também custa R$12.000,00 para um baile de mil; este valor dividido por cem fica bem mais em conta do que dividido por trinta, não é mesmo? Falando de buffet, é claro que aumenta o número de salgados, doces e bebidas, mas aumenta o poder de negociar um preço menor por pessoa. O preço de criação de um convite é o mesmo para uma turma de trinta formandos e para uma turma de cem; e o preço de sua produção diminui, em valor unitário de cada convite, conforme aumenta o pedido. Ou seja, você vai pagar um preço unitário muito mais alto para produzir mil convites do que para produzir dez mil. Sem contar que você vai poder fazer um convite de qualidade muito melhor.

O que nós estamos defendendo aqui não é um menor número de formaturas por ano, mas, sim, um maior número de formaturas mais ricas, mais bacanas. Estamos falando de agregar valores aos eventos, por um preço mais acessível a todos. Nós sabemos que estes eventos geram grandes despesas, não só com a própria formatura mas também com investimentos pós-formatura, como abertura de escritórios, consultórios, etc., então por que não se unir e facilitar a realização dos sonhos de todos? Não tem sentido fazer duas formaturas para o mesmo curso manhã e noite. É o mesmo curso, a mesma faculdade. Ah, mas a gente nem se conhece... E você acha que você conhece todos os pais, filhos, irmãos e irmãs, maridos e esposas, avôs e avós, tios e tias, primos e primas, namorados e namoradas, amigos e etc. de todo mundo na sua sala? Quantas pessoas você acha que você vai reconhecer na sua colação, na missa ou no baile? Não há justificativa para duas formaturas. Além do mais, os seus colegas vão estar lá de qualquer jeito. Outra desculpa: “é difícil a gente se encontrar para resolver as questões”. A maioria das questões da comissão será resolvida fora do horário de aula. O que tiver que ser resolvido com a turma toda, cada membro da comissão leva as questões à sua respectiva turma, e traz as resoluções para a comissão. Além disso, um cerimonial comum às duas turmas resolve quase tudo de forma mais eficiente. Na verdade, o que falta é um pouco mais de diálogo e interesse entre as turmas, e também uma intervenção direta das fa-culdades, a fim de acabar com essas "cisminhas" e criar uma nova cultura dentro de nossas instituições.

Então, vamos pensar com carinho sobre esta questão. Turma pequena, festa pequena e custo alto. Turmas unidas, grandes formaturas requintadas, por um preço acessível

Fonte: http://www.toformando.com/dicas.php?id=7

Nenhum comentário: