sexta-feira, 2 de março de 2012

Empreendedorismo: tem como aprender ou é um dom?

Vejo em nosso país ainda a mítica de que empreendedorismo é dom, talento nato. Escuto muito isso quando vejo profissionais comentando sobre empreendedores de sucesso. Na minha humilde opinião, o sucesso de um empreendedor vem de duas esferas, a de características comportamentais de perfil, e a de características técnicas. Com relação as características comportamentais, são habilidades importantes para o empreendedor características como auto-motivação, resiliência, foco, capacidade de assumir riscos, persistência, visão inovadora, habilidade de influenciar e convencer pessoas, e paixão pelo que faz. Algumas pessoas trazem essas características em sua personalidade natural, e é daí que surgem os comentários que empreendedorismo é uma habilidade nata. Mas acredito que essas características são possíveis de serem desenvolvidas ou aprimoradas também.

Por outro lado, existe uma grande base técnica que deve ser desenvolvida pelo empreendedor (ou por seus principais sócios/parceiros). Como exemplo, a habilidade de gerenciar previsões e resultados, habilidade de criar os rounds de financiamento, habilidade de montar equipe com o perfil necessário em cada etapa do crescimento da empresa, etc.

Assim, acredito que aqueles que acreditam em uma idéia de negócio para empreender não precisam ficar se perguntando se “nasceram empreendedores ou não”, a questão é muito mais de definir características e habilidades que precisam ser desenvolvidas para o negócio dar certo.

E para o desenvolvimento dessas características temos ainda uma estrutura insuficiente em nosso país, seja no governo, seja nas entidades privadas, seja nas escolas de negócio. Existem muitos bons projetos em andamento no Brasil, como o Sebrae e a Endeavor, mas ainda é muito pouco quando comparamos com por exemplo a estrutura para os empreendedores do Vale do Silício, nos EUA.

Precisamos evoluir no apoio aos empreendedores que movem a sociedade criando valor e emprego. O empreendedorismo é uma forma de criação de valor econômico e social em um país e deve ser estimulada e desenvolvida pelas entidades públicas e privadas.

Fonte: http://vocesa.abril.com.br

Nenhum comentário: