quinta-feira, 29 de março de 2012

4 conselhos de carreira para quem migra para uma pequena empresa

Executivo carregando mala

A mudança tem que ser encarada como um processo de maturação profissional


A decisão está feita, você pediu demissão e irá enfrentar um desafio: sair de uma empresa grande (de marca consolidada) e ir para uma empresa menor ou para uma startup. “O profissional se deparará com problemas que não está acostumado. Ele terá que começar tudo de novo”, explica Sócrates Melo, gerente sênior da divisão de recrutamento temporário da Robert Half.


Para ele, o sentimento de frustração é comum e persistirá. “O profissional estranhará ao receber tantos nãos; além de não ter tanto ‘glamour’ quanto à empresa anterior”, afirma.

Telma Sassaroli, psicóloga e diretora de serviços da SimGroup, explica que essa decisão tem que ser encarada como um processo de maturação profissional. “Este caos momentâneo deve ser encarado como uma oportunidade para fazer dessa mudança um case de sucesso”, afirma.

Os especialistas ressaltam que antes de aprender a lidar com a mudança de emprego, o profissional tem que ter certeza de que deixar o emprego é a decisão certa e está alinhada com o seu plano de carreira. Confira abaixo, outros conselhos:

1. Alinhe suas expectativas

“Por que quero sair da empresa? Quais sãos os prós e contras de trabalhar aqui?”, são perguntas que o profissional deve fazer para que tenha certeza das razões pelas quais ele está deixando o emprego para assumir um cargo numa companhia de porte menor.

Segundo Melo, colocar no papel todos os prós e contras ajudará o profissional a lidar melhor com a mudança. “Ao sair de uma empresa grande, ele poderá tirar do baú ideias que eram reprimidas e terá a chance de trazer para o novo ambiente de trabalho”, afirma Telma.


2. Converse com outros profissionais

Por meio de depoimentos de outros colegas que também fizeram o mesmo caminho é possível ter uma previsão das dificuldades que o profissional enfrentará. “É natural e bom procurar apoio em pessoas que já passaram pela mesma situação”, afirma Telma.

3. Investigue sobre seu novo local de trabalho

Durante o processo de transição, Melo explica que o profissional não deve hesitar em perguntar sobre como é a rotina da empresa para o qual ele está indo. “Questione sobre os processos, os objetivos de cada segmento da empresa e até mesmo o que eles estão esperando de você”, afirma.

Telma explica que as principais vantagens de uma empresa menor devem ser levadas em conta: a proximidade entre os pares e chefes é maior, não existem tantos níveis hierárquicos e a burocracia também é menor.

4. Tenha paciência

De acordo com Melo, o profissional não deve criar uma falsa expectativa de que esse “momento” passará rápido. “Esse período pode demorar mais que do que o profissional esperava. Ele irá lidar com uma margem bem mais baixa de investimento, por exemplo e isso não pode ser encarado de forma negativa”, explica.

Para Telma, quando um profissional sai de uma empresa grande e vai para uma menor, ele tem que ter uma dose de empreendorismo e muito foco, “imaginar que todo dia é um dia muito importante e que irá realizar um excelente trabalho”. Em vez de se lamentar, comemore cada conquista.

O saudosismo pode atacar em momentos difíceis, mas os especialistas recomendam evitar a comparação com o que ele fazia antes e focar nos motivos que o fizeram sair da empresa. “O profissional que sabe lidar com problemas e tem jogo de cintura é mais valorizado no mercado do que aquele que se acomodou”, afirma Melo.

Fonte: exame.abril.com.br



Nenhum comentário: