quinta-feira, 1 de março de 2012

Com que roupa trabalhar neste calorão?

Nesta época do ano, o calor, às vezes, castiga demais, o que faz com que tenhamos vontade de vestir algo bem fresquinho para nos sentirmos melhor. Mas cuidado: no ambiente de trabalho, você deve ter cautela com sua vestimenta, especialmente no alto verão.

A sua imagem é formada pela percepção das pessoas e sua roupa ajuda a formar esta percepção. É por este motivo que recomendo discrição. Normalmente, em seu local de trabalho, você pode contar com o ar-condicionado, mas muitas pessoas sofrem até chegar à empresa, pois dependem de transporte público. O que fazer então? A seguir, algumas dicas que podem lhe ajudar a se sentir bem, sem comprometer sua imagem dentro da companhia.

Para as mulheres

O ambiente corporativo pode ser cruel com as mulheres, por isso não dê motivos para fofocas. Mesmo em dias muito quentes, nós mulheres não devemos usar vestidos curtos, saias curtas ou com tecidos muito esvoaçantes, blusas que deixem as costas à mostra, decotes ou transparências.
Use uma calça preta que combina bem com qualquer blusinha. Opte por uma regata de qualquer cor, não decotada e leve com você um casaquinho de tecido leve e manga três quartos, que você possa colocar por cima quando for circular ou ir a uma reunião.

Se for permitido utilizar sandália, faça-o. Caso contrário, por exemplo, em alguns ambientes fabris ou galpões onde o uso não é permitido, utilize sapatos anabela, que são confortáveis e elegantes. Existem alguns modelos feitos em tecidos que permitem uma boa respiração para os pés.
Sugiro uma maquiagem leve, batom cor da boca, lápis, blush leve. A maquiagem deve ser um sinal de cuidado, deve ressaltar traços, sem chamar demais a atenção. É preciso demonstrar zelo consigo mesma, mas a maquiagem não deve chamar tanta atenção.

Para os homens

Os homens, em geral, sofrem mais com o calor. Uma alternativa é ir de calça social escura e uma camiseta branca. Leve uma camisa para colocar por cima quando chegar ao trabalho. Se for exigido terno e gravata, igualmente sugiro que a colocação destes seja feita assim que você chegar, assim estará elegante e não transpirará tanto no trajeto.

Existem algumas camisas que permitem que se dobre as mangas, inclusive com botões que seguram as mangas dobradas. Elas são ótimas para o trajeto e para ambientes que permitem um traje informal e são mais elegantes que as camisas de manga curta. Em regiões mais quentes, como no Rio de Janeiro, no verão, é muito comum até mesmo os executivos trabalharem de camiseta pólo.

Por isso, é muito importante observar a cultura de vestimenta da empresa. Tenha cuidado e siga o padrão estabelecido para fugir das gafes corporativas. Para quem precisa de terno e gravata, sugiro levar uma segunda camisa se trabalhar em local que não tenha ar, mas se tiver ar condicionado, basta ajustá-lo para uma temperatura mais baixa. Mas lembrem-se, mesmo com calorão é totalmente proibido no ambiente corporativo camiseta regata, bermudas, shorts, chinelos e sandálias.

Termômetro da elegância

Para saber se estou me vestindo de forma adequada, primeiro devo me perguntar se estou seguindo as regras da empresa. Normalmente, um código de conduta regulamenta isto. Posso também pedir um feedback para o meu superior. Mas o melhor feedback é todo dia me questionar se minha discrição fará com que as pessoas prestem mais atenção em minhas competências do que em minha roupa, maquiagem, etc.

Quanto aos gestores, para se dar um feedback sobre este assunto, é importante demonstrar que você se importa com a pessoa o suficiente para que ela tenha uma percepção positiva por parte dos demais colaboradores da empresa. Para tanto, é importante que ele ou ela se vista de acordo com o que é adequado não só sob o seu ponto de vista, mas, muitas vezes, sob um ponto de vista mais conservador, que é muito presente nas organizações. O feedback deve ser claro e objetivo, citando a roupa que estava inadequado e explicando o motivo.

Se você pensa em continuar sua trajetória de crescimento, procure se vestir condizentemente com o seu próximo passo de carreira, sempre discreto. Lembre-se de que os mais conservadores também exercem influência na organização e a percepção deles também é importante. Siga confiante e boa sorte!

Fonte: http://www.administradores.com.br

Nenhum comentário: