segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Para usuários, só um terço das mensagens do Twitter é interessante




Você encontrou um link super legal e decidiu postar no Twitter para compartilhar com os amigos. Ninguém deu RT. Nem sequer um reply. Você ficou chateado, né? Já parou para pensar que o link que você tuitou não é tão interessante assim? Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, do Carnegie Mellon e da Universidade de Tecnologia da Geórgia decidiram descobrir se o Twitter estava mesmo chatinho. O resultado não surpreendeu: apenas um terço das mensagens postadas no Twitter vale a pena ser lido. O resto é lixo.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores criaram o Who Gives a Tweet, um site em que os usuários do microblog poderiam se inscrever para avaliar a relevância dos tweets postados pelos perfis que eles seguiam. Em troca, ofereciam os próprios tweets para serem avaliados. Ao todo, 1443 visitantes do site avaliaram mais de 43 mil tweets de 2.014 contas.
Os voluntários curtiram 36% dos tweets, não gostaram de 25% e foram indiferentes aos outros 39%. “Uma porção significativa do conteúdo é considerada irrelevante, por vários motivos”, conta o doutorando do MIT Michael Bernstein, que participou do estudo. Os pesquisadores foram além e tentaram descobrir também por que o Twitter se transformou num desfile de mensagens chatas e desinteressantes. Com os dados dos voluntários em mãos, eles até elaboraram uma pequena cartilha que mostra o que NÃO devemos tuitar. Um spoiler: não é nada que você já não imagine.

1. Ninguém curte link velho. Preste atenção na data da notícia antes de espalhá-la. Se estiver na dúvida, consulte o Is It Old?, que mostra quantas vezes o link já foi tuitado.
2. Não tenha medo de dar a sua opinião. Se vai tuitar uma resenha de filme de um site de cinema, por exemplo, diga também o que você achou.
3. 140 caracteres são o suficiente. Flood não é legal.
4. Não abuse das siglas desconhecidas. Ninguém é obrigado a saber o que você sabe.
5. “Acabei de comer um sanduíche”. Tem certeza que acha a sua refeição importante para os seus seguidores?
6. Contextualize. Se o seu seguidor pegar o bonde andando, ele saberá pelo menos em que linha acabou de entrar.
7. Sem mimimi.
8. Não dá para contar a história em 140 caracteres? Seja esperto e use a limitação ao seu favor. Conte a parte mais importante e dê um link com a continuação.
9. Se você é uma webcelebrity, preocupe-se em acrescentar alguma coisa aos seus milhares de seguidores.

Imagem: Getty Images

Fonte:http://super.abril.com.br/blogs/tendencias/para-usuarios-so-um-terco-das-mensagens-do-twitter-e-interessante/

Nenhum comentário: