quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

As 13 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego

As perguntas de uma entrevista de emprego mudam conforme o perfil dos entrevistadores. O Pense Empregos extraiu as 13 perguntas mais comuns de um ranking de 100 questões que podem ser feitas em entrevistas, e elencou-as com dicas de respostas. Provavelmente, você ouvirá uma destas perguntas quando for chamado a apresentar-se para uma vaga. Portanto, o melhor é estar preparado e saber o que pode encontrar pela frente. Boa sorte!

1. Fale um pouco sobre você. É um clássico da entrevista de emprego e tem entre os seus objetivos saber um pouco sobre você, e se tem coerência e capacidade de síntese.
Dicas: Seja ponderado e sucinto; controle a ansiedade e ensaie a sua melhor resposta na frente do espelho: isso lhe dará mais segurança.
2. Quais são os seus pontos fracos? Seja honesto em relação aos seus defeitos mais evidentes: se você for contratado, é possível que estas falhas apareçam.
Dica: Não mais que três pontos fracos, não menos que um – afinal, ninguém é perfeito.
3. Por que você quer este emprego? É uma pergunta perigosa. Responda de forma sincera, mas ao mesmo tempo tenha em foco os objetivos da empresa e do cargo em questão.
Dica: Ensaie a resposta conforme a oportunidade.
4. Se você pudesse estar em algum lugar do mundo agora, onde estaria? O objetivo pode ser lhe conhecer melhor, verificar sua capacidade de ser objetivo ou seu comprometimento.
Dicas: Ganhe tempo, pergunte se pode refletir um pouco antes de responder: isso demonstra que você está sob controle e que tem capacidade de manter o racional mesmo sob pressão. Tenha bom senso.
5. O que atraiu você em nossa empresa? É uma pergunta muito comum em entrevistas.
Dica: Tudo o que você precisa dizer é a verdade, sem exageros. Se você chegou até esta etapa, deve saber o que pretende e por que escolheu determinada organização.
6. Quais seus objetivos em termos de desenvolvimento profissional? Busca-se saber se você tem planejamento a longo prazo para sua carreira.
Dica: O futuro é um horizonte de não mais que cinco anos. Seja pragmático.
7. Por que deveríamos contratá-lo? É outra pergunta muito comum em entrevistas e busca saber se você sabe se vender bem sem ser caricatural.
Dicas: Evite exagerar nas suas qualidades; focalize a ação.
8. Você tem alguma doença crônica? Esta e outras perguntas ousadas referentes à sua vida financeira, política e pessoal podem ser feitas. Como responder à altura de questões que podem expor sua vida privada? Cada caso é um caso.
Dicas: Se o recrutador perguntar a uma candidata se ela está grávida, por exemplo, e a empresa não possui plano de apoio à maternidade, ela deve revelar a verdade. Perguntas de ordem política não precisam ser respondidas, a não ser que você esteja disputando uma vaga no governo ou instituição governamental. Esclarecer todas as perguntas é desnecessário, e muitas vezes uma pergunta atrevida merece uma resposta igualmente atrevida, para mostrar firmeza e coragem. Por fim, doenças são geralmente um tabu para a maioria das empresas, sobretudo transtornos psicológicos. Avalie a segurança de revelar tais informações, a fim de que isso não o prejudique na seleção. Porém, se um padeiro tem alergia à farinha, por exemplo, ele deve dizer isso na entrevista.
9. O que você conhece sobre a nossa companhia? Esta questão também aparece muito em entrevistas. A meta é saber se você fez o trabalho de casa básico, ou seja, informar-se sobre a companhia na qual pretende trabalhar.
Dica: Visite o site da empresa e leia sobre sua história, produtos e missão.
10. Qual foi a sua maior derrota, e o que você aprendeu com ela? A resposta não será fácil, pois toca em um ponto delicado: a ideia de fracasso.
Dicas: Não fique nervoso, lembre-se de que todos passamos por dificuldades e não exagere na tragédia, pois ela poderá mostrar o tamanho de sua inteligência.
11. Descreva a sua personalidade em cinco palavras. Nada mais natural para um recrutador do que tentar conhecê-lo melhor.
Dicas: Esta é uma resposta para se ter com facilidade, pois mostra que você reflete sobre si mesmo e se conhece bem. Mas não responda muito rápido, pois pode soar como uma resposta artificial, ensaiada.
12. Qual é a sua a maior realização fora do trabalho? Outra pergunta para lhe conhecer melhor e verificar se você tem uma vida própria, com interesses pessoais que vão além do trabalho. É saudável ter hobbyes.
Dicas: Reflita sobre seus interesses pessoais e tenha respostas adequadas ao perfil da empresa.
13. Por que você está deixando o seu trabalho atual? Esta pergunta está no 13º lugar porque é abrangente, complexa de se responder e pode se transformar em uma armadilha se você tiver um perfil impulsivo.

Dicas: Em hipótese alguma fale mal de seu emprego atual ou anterior, ou de colegas e ex-colegas, chefes e ex-chefes. Fuja do chavão “estou em busca de novos desafios”. Responda de forma impessoal e sem rodeios, focando no que você busca além do cargo que ocupa em sua empresa atual.

(Fonte: Süddeutsche Zeitung. “Die 100 wichtigsten Fragen im Vorstellungsgespräch”.)

Fonte: http://revista.penseempregos.com.br/especial/rs/editorial-empregos/19,1214,3516132,As-13-perguntas-mais-comuns-em-uma-entrevista-de-emprego.html?utm_source=facebook&utm_medium=pense%2Bempregos&utm_term=13perguntas0111&utm_campaign=redes_sociais

Nenhum comentário: