terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

10 carreiras promissoras até 2020 nos Estados Unidos

O ranking do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos pode dar algumas pistas sobre o cenário brasileiro de carreiras quentes para os próximos anos.

Engenheiro Biomédico
São Paulo - A queda na taxa de desemprego nos Estados Unidos animou os mercados na primeira semana do mês. Mas como será o mercado de trabalho americano até 2020? O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos tentou prever isso em sua mais recente projeção de empregos para os próximos oito anos.

O ranking, que mostra quantas vagas serão abertas até 2020 nos Estados Unidos, pode dar algumas pistas sobre o cenário brasileiro de carreiras quentes para o futuro próximo.

Entre as carreiras que exigem qualificação e ensino superior, a engenharia biomédica é a que vai ter mais crescimento em número de oportunidades de trabalho nos Estados Unidos, segundo o estudo.

O envelhecimento da população somado à crescente demanda por serviços médicos deve aumentar a procura por tecnologia ligada a saúde. Nesse cenário, os engenheiros biomédicos entrarão em ação para desenvolver soluções para a área.

O trabalho vai desde desenvolver órgãos artificiais até sistemas de informação médicos.

Crescimento entre 2010 e 2020: 61, 7%

Coordenador de eventos
A combinação entre a proximidade da Copa do Mundo e Olimpíadas e o Brasil no roteiro das principais turnês musicais colocou o trabalho dos coordenadores de eventos na lista das profissões mais quentes.

Sob a batuta dele estão todas as ações que permitem que um evento seja um sucesso. Da logística à contratação das estrelas. Tudo passa pelo olhar analítico do coordenador de eventos.

Essa tarefa exige bons relacionamentos profissionais, capacidade de fazer decisões com rapidez e habilidade para trabalhar com prazos apertados. Conclusão? Nível 49.85 na escala de estresse, segundo lista das profissões mais estressantes em 2012.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 43,7%

Radiologista
Com o envelhecimento da população, a área de saúde estará em alta nos próximos anos. Neste contexto, os radiologistas têm a função de acompanhar os procedimentos para execução de exames de diagnósticos por imagem. Há dez anos, o Brasil contava com 5.388 radiologistas cadastrados no Conselho Federal de Medicina.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 43.5%

Intérprete e tradutor
Com o Brasil no centro das atenções mundiais, intérpretes e tradutores também ganharam uma atenção extra da companhias que querem conquistar mercados para além das fronteiras do Brasil.

Destaque para o cargo de tradutor juramentado, que exige concurso público, mas habilita o profissional a traduzir documentos oficiais.
Esse tipo de serviço é indispensável, por exemplo, para a tradução de documentos de estudantes de MBA estrangeiro.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 42,2%

Analista de pesquisas de mercado e especialista em marketing
Perceber os desejos do consumidor para materializar isso em produtos, campanhas e serviços. Esse é o objetivo final da carreira dos analistas de pesquisas de mercado que trabalham em conjunto com os especialistas em marketing.

Destaque para a carreira de cool hunter que tem a função de trabalhar com pesquisa ou análise dos fatos do presente para projetar as repercussões no futuro.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 41,2%

Terapeuta familiar
O terapeuta familiar tem a função de diagnosticar e tratar problemas emocionais, afetivos, comportamentais e cognitivos tendo em vista o contexto familiar dos indivíduos em questão. Com base na psicoterapia, ele deve pensar em métodos para auxiliar a família como um todo.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 41,2%

Fisioterapeuta
Ajudar na reabilitação de pacientes com doenças severas fez com que 78% dos fisioterapeutas demonstrassem real satisfação com suas rotinas de trabalho, segundo ranking dos profissionais mais felizes. Essa é outra carreira em alta graças a fatores como o envelhecimento da população.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 39%

Dentista
No Brasil, após a graduação de cinco anos em Odontologia, os dentistas podem ser especializar em cerca de 20 diferentes especialidades que vão de ortodontia a odontologia legal, passando por radiologia e odontologia do trabalho, para atuar em empresas.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 37,7%

Fonoaudiólogo especializado em Audiologia
As mudanças na rotina das pessoas (por conta da poluição sonora) somadas ao envelhecimento da população podem aumentar o campo de trabalho de fonoaudiólogos especializados em audiologia nos próximos anos.

O trabalho desses profissionais é diagnosticar e prevenir problemas de audição, além de adaptar aparelhos para problemas auditivos.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 36,8%

Educadores em saúde e qualidade de vida
A profissão voltada para formados em Educação Física tem o objetivo de encorajar a qualidade de vida e o bem estar em comunidades. A procura será alta em empresas e instituições da área de educação.

Crescimento entre 2010 e 2020 nos EUA: 36,5%

Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário: