segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Para compor o cerimonial

Algumas funções importantes para compor o cerimonial.


Patrono(a)
O patrono é uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos formandos; trata-se, em geral, de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Em geral, a escolha é feita por unanimidade ou eleição direta.


Paraninfo(a)
O paraninfo de turma, em geral, é um professor, ou profissional da área, que mantém prestígio incondicional junto à turma; escolhe-se por unanimidade ou eleição direta.


Quem são os homenageados e como escolhê-los?
Os homenageados docentes e funcionais são pessoas da faculdade, ou relacionadas a ela, que nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso mereceram o reconhecimento e gratidão da turma como um todo; são escolhidos por unanimidade ou eleição direta.


Quem faz uso da palavra na cerimônia?
Algumas personalidades têm voz obrigatória; o presidente da mesa, o patrono, o paraninfo, o orador da turma, o juramentista e outras personalidades enumeradas no cerimonial.


Quem pode ser o orador(a)?
Qualquer formando poderá ser orador desde que escolhido pela turma. Segundo dicionário Aurélio, orador é: “Aquele que ora ou discursa em público; aquele que tem o dom da palavra, que fala bem e fluentemente; indivíduo eloqüente; tribuno”.
Desta forma, escolha o orador adequado para sua formatura.


Juramentista
Formando que possui boa dicção, fluência verbal, seja desinibido e que goste de falar em público Este terá que ler o juramento e receberá da mesa diretora a imposição do grau representando todos os formandos no dia do Cerimonial.

Nenhum comentário: