sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Enem 2012: ministro da Educação diz que está tudo pronto para o exame




O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou nesta quinta-feira (25), que as provas do Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem 2012) já estão impressas e sendo distribuídas em lugares estratégicos próximo aos locais onde serão realizadas as provas nos próximos dias 3 e 4 de novembro.
 Nesta quinta, nossos,leitores, acessaram uma notícia antiga, de 2009, quando o Enem foi anulado. A reportagem foi compartilhada nas redes sociais como sendo atual e gerou dúvida entre candidatos. No entanto, a edição deste ano (2012) está confirmada. “Está tudo pronto”, garantiu o ministro da Mercadante.

Mercadante informou que todos os 3,4 mil pontos de checagem, que incluem desde a confirmação dos locais de prova até a impressão dos exames, já foram checados. Ele também garantiu que o pré-teste transcorreu com normalidade:— Todas as provas já estão distribuídas próximas aos locais que serão feitas, nos pontos estratégicos da distribuição do dia da prova. São 72 batalhões do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Polícia Militar — explicou o ministro.

— Nós tivemos 3,4 mil pontos de atenção para garantir eficiência no exame. Tudo checado em três níveis e certificados. Toda a parte de pré-teste, de preparação da prova, todos os itens foram pré-testados sem nenhum tipo de dificuldade. Este é o segundo maior exame do planeta e portanto, é um exame muito complexo, mas estamos bastante otimistas.
O ministro também destacou as mudanças na correção das redações. Além de um número maior de corretores e da redução da discrepância de 300 para 200 pontos, os estudantes terão direito de ver o texto corrigido, o que não era permitido. Este ano, muitos estudantes entraram na Justiça para ter acesso à redação, mas apenas um conseguiu mudar a nota.
— Temos agora uma equipe maior. Aumentamos em 40% o grupo. Ela foi pré-orientada para este trabalho. Assim que sair a redação ela novamente vai ser orientada. Os estudantes vão ter para fins pedagógicos acesso às redações. Serão dois mecanismos, pelo Correio e pela internet. Eles serão divulgados em momento oportuno. Tivemos uma reunião com Ministério Público, com procurador responsável pela área. Eles estão totalmente de acordo, a Justiça também.
Mercadante também falou sobre o treinamento dos fiscais de prova. Em 2011, houve problemas como a falta de profissionais para fiscalizar no dia de provas e convocação emergencial, além de rigor excessivo por parte de alguns, que excluíram estudantes da prova até pelo uso de brincos, enquanto outros sequer ofereceram o saco plástico com lacre para guardar celular e outros pertences dos estudantes.
— Isso (o treinamento) foi muito reforçado. É um grande desafio para nós: 450 mil pessoas estão sendo mobilizadas no dia, orientadas com total segurança. Até agora, estamos na véspera, esse trabalho já foi feito e não tivemos nenhuma dificuldade. Vamos trabalhar para tranquilizar os alunos agora e preparar para que eles tenham uma excelente prova.
O ministro da Educação determinou ainda que a Polícia Federal seja acionada para investigar a divulgação, na página de um usuário do Facebook, de informação falsa sobre o cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcado para os próximos dias 3 e 4 de novembro. O objetivo é identificar quem postou a informação, acompanhada de notícia antiga do site do GLOBO, veiculada em 2009, quando o exame foi, de fato, cancelado. O MEC já teria concluído que a informação falsa foi postada num computador de Recife. Em sua página no Facebook, o ministério divulgou nota confirmando a realização do exame em 3 e 4 de novembro: "O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 está confirmado para os dias 3 e 4 de novembro. Estudantes já começaram a receber os cartões de confirmação e também podem conferir os locais de aplicação das provas na página do exame", diz o texto na página do MEC no Facebook

Nenhum comentário: