segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Alguma DúViDa? Conheça a mais nova tecnologia de gravação de imagens disponível no mercado


Você se lembra da televisão em preto-e-branco? Não? Por um bom tempo ela foi uma raridade nos lares brasileiros. Quando praticamente todas as casas já tinham uma, chegou a TV em cores. Uma maravilha tecnológica, a um preço restritivo. Hoje ela é um artigo tão absoluto que você provavelmente nunca viu uma TV preto-e-branco ao vivo e sem cores. Da mesma forma, antigamente (ou, na verdade, há cerca de 20 anos), quando aquela turma carregando luzes, fios e uma coisa enorme a que eles chamavam filmadora invadia uma festa de formatura, era um verdadeiro rebuliço. As pessoas se sentiam envergonhadas e o evento tomava um ar de "tré chic", porque não era uma coisa comum, que acontecia a toda hora. Era uma coisa para poucos.

Desde então aconteceu uma revolução tecnológica. O formato VHS (Video Home System), inventado pela JVC em 1971, difundiu-se de tal forma que hoje é parte integrante de quase todas as famílias brasileiras. Também na formatura o vídeo já garantiu o seu lugar. O que mudou muito, e continuam mudando o equipamento disponível e a forma como o vídeo é produzido e utilizado nos eventos atuais.

"Há um tempo atrás, a cobertura era como uma reportagem; filmava-se o que estava acontecendo. O cinegrafiasta não participava, só gravava. Agora a cobertura como reportagem ainda existe, principalmente, na colação e na missa, mas unida a novas linguagens."
Reynaldo - VideoStar

Mais uma vez (é, lá naqueles mais ou menos vintes anos atrás), a filmagem era feita com equipamento semiprofissional, com câmeras, às vezes, domésticas mesmo, pois o equipamento profissional era de difícil acesso. A infra-estrutura era pouquíssima, a iluminação era deficitária e as pessoas não tinham ainda muita consciência profissional. A preocupação era só com o resultado: conseguir filmar; conseguir iluminação aceitável, etc.... Era na base da aventura e de ver o que se conseguia filmar. A linguagem das filmagens era jornalística; filmava-se o evento à distância; mostrava-se o que estava acontecendo. Hoje, busca-se, algo mais das filmagens. As turmas querem filmar suas festas, seus churrascos, reuniões. Com isso, o tipo de filmagem começou a se modificar. Entraram em ação os fotoclipes, montagem de fotos geralmente mostrando os formandos quando pequenos, depois quando grandes e cenas da turma. Estes clips eram - e ainda são - apresentados durante a colação de grau. Atualmente já não existe mais esta dependência de um evento a ser filmado. Os clipes são roteirizados, produzidos e dirigidos. Situações são criadas, cenas são programadas.

A evolução do famoso "telão" ou projetor de imagens não só acompanhou como também estimulou a evolução da filmagem. A transmissão simultânea era algo que não se via. Provavelmente nem se imaginava. Ela foi surgindo aos poucos, primeiro com projetores de três tubos, que precisava de três homens para carregá-lo. Excelentes para a época, hoje peças de museu. A transmissão simultânea agora não significa somente a imagem no telão para que as pessoas possam ver com mais facilidade, e hoje cria uma interatividade do público com a cerimônia, mostrando detalhes como “close” do rosto de um formando, ou de um pai mostrando suas expressões, suas emoções.

"Percebemos que a necessidade de fazer perdurar os nossos produtos acabou por proporcionar aos nossos clientes a possibilidade de se emocionarem como se estivessem presentes ao evento. "
Leonardo e Edson - Oficina da Foto

Sendo o vídeo um artefato comum ao nosso tempo, estamos aprendendo a conviver com uma nova tecnologia, a digital e o formato DVD. E o que isto significa? Significa mais um salto de qualidade. Na época do videocassete funcionava assim: fazia-se a filmagem, editava-se a fita, criava-se a matriz e a partir dela tirava-se quantas cópias fossem necessárias. Desta forma, o cliente recebia a terceira geração da fita, com uma perda considerável na qualidade. Na gravação digital a perda não acontece, e o cliente recebe a mesma qualidade da gravação original, também disponível no formato DVD.

O que será que virá pela frente?

"No futuro, não vai mais nem existir o formato; tudo será transmitido via internet. Você só vai precisar entrar no site e assitir. Depois escolher as imagens ou os "takes" que desejar, comprar, faz seu "download", e num CD ou DVD, só para ter no armário."
Reynaldo - Video Star


ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

• No aspecto de edição, o Vídeo Digital permite utilizar os mais modernos recursos de edição, transições, efeitos, etc. para tornar seu vídeo ainda mais perfeito e bonito.

A resolução das fitas e dos discos:
VHS - 240 linhas de resolução
SVHS - 480 linhas de resolução
Digital - 520 linhas de resolução

• Para que a qualidade da imagem e áudio da matriz sejam os mesmos, o DVD deve ser gravado no padrão de até 90 minutos de duração. Porém, a capacidade máxima de gravação de um disco de DVD é de 2 horas de vídeo, havendo neste caso uma pequena perda (de 5 a 10%) na qualidade da imagem e som se comparados à fita matriz.

• O DVD definitivamente não é um modismo. A grande vantagem do DVD não é simplesmente seus bonitos menus coloridos, o espaço a menos ocupado na estante, o fato de não ter que ser rebobinado, etc... A Gravação de DVD é um importantíssimo avanço da tecnologia que agora permite que você preserve suas memórias e mome ntos importantes de forma definitiva e segura. O DVD não se deteriora. O DVD não estraga. O DVD não cria mofo como as fitas VHS e outras. No DVD, você NÃO perde suas imagens e memórias.

• Se você acha que suas memórias gravadas em Fitas VHS ou outro tipo são realmente importantes para você, então você precisa convertê-las para DVD o mais rápido possível. A cada dia que passa o risco de tudo o que está nas fitas se perder aumenta. Isto não é um exagero.

VANTAGENS DO DVD
• O DVD-R é compatível com mais de 96% dos aparelhos de DVD existentes no mercado.

• A qualidade final da imagem no DVD depende da qualidade da imagem matriz.

• O DVD não se desgasta como as fitas convencionais de vídeo.

• A gravação em DVD permanece inalterada através do tempo.

• O DVD é reproduzido milhares de vezes com a mesma qualidade.

• O DVD é fácil de transportar e não possui partes móveis.

Nenhum comentário: