quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Confira dicas de véspera de Enem


Os dias 3 e 4 de novembro nunca foram tão aguardados por milhares de jovens em todo o Brasil. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nestas datas e o nervosismo dos estudantes que vêm se preparando ao longo do ano inteiro só faz aumentar nesta etapa final.

Para a boa realização das avaliações, é importante que os participantes mantenham a calma, estejam cientes do que querem e, principalmente, da carreira que desejam seguir. A psicóloga e psicopedagoga Rosângela Braga Pinheiro dá algumas orientações de como os candidatos que irão realizar o Enem devem se portar na véspera e no dia da prova.

Prioritariamente, a psicóloga recomenda que os candidatos tenham definidas as carreiras escolhidas. De acordo com ela, é de extrema importância ter consciência da profissão desejada. "Muitas vezes os jovens optam por carreiras menos concorridas ou aquelas que somam mais pontos. É fundamental que a escolha seja baseada no conhecimento e na certeza do que se quer. Essa certeza é o que garante a calma na hora da prova", garante Rosângela.

A relação familiar também é um fator que implica, mesmo que indiretamente, no desempenho dos candidatos. Toda expectativa que a família deposita nos filhos que irão realizar o vestibular pode prejudicar, principalmente, no caráter emocional. Rosângela afirma que sentir-se pressionado não contribui para um bom resultado. "Em geral, os jovens sentem a obrigação de corresponder ao amparo dos pais. Essa pressão gera um nervosismo que pode refletir no resultado final da prova", afirma.

Após trabalhar a preparação emocional, é hora focar em questões de realização da prova, como o controle do tempo, por exemplo. De acordo com Rosângela Braga Pinheiro, saber otimizar o tempo é fundamental. Para isso, é importante que os estudantes aprendam a fazer o próprio tempo treinando enquanto estudam. "É bom que eles estabeleçam um tempo e observem quantas questões são capazes de responder. Isso contribui para que eles se familiarizem com o tempo que enfrentarão no momento da prova", sugere.

Rosângela ainda afirma que momentos de lazer na véspera da prova são importantes para relaxar e ajuda na redução da ansiedade. "Não pode ser tudo a ferro e fogo. É bom sair para passear na véspera da prova pois ajuda a diminuir a tensão", diz a psicóloga.

A doutora orienta para que os jovens mantenham sempre pensamentos otimistas e não se cobrem demais. Segundo ela, o pensamento é capaz de alterar o resultado. "Pensar positivo é o primeiro passo para um bom resultado. Tudo é um grande desafio. Pensar negativo atrapalha", garante Rosângela. Ela acrescenta ainda que os candidatos devem estar preparados para o resultado final, seja ela bom ou ruim. "Eles não podem se preparar apenas para a vitória, nem mesmo para o fracasso. Os jovens precisam encarar essa etapa da vida como um desafio", esclarece.

Serviço
www.inep.gov.br

Nenhum comentário: