terça-feira, 2 de agosto de 2011

Liderança e empresas dos sonhos

LIDERANÇA



“Você se identifica com algum líder da atualidade? Qual?”. Em resposta a essa pergunta, os jovens que participaram da pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011, apontaram as pessoas que mais admiram, o que resultou em um ranking de dez nomes e também em rankings por segmentos. Confira.


LÍDERES BRASILEIROS COM QUEM OS JOVENS SE IDENTIFICAM




Lula

Eike Batista

Dilma Rousseff

Roberto Justus

Bernardinho

Marina Silva

Silvio Santos

Abílio Diniz

João Dória Jr
10°
Max Gehringer


LÍDERES COM QUEM OS JOVENS SE IDENTIFICAM – RANKING 2011



Barack Obama

Lula

Steve Jobs

Eike Batista

Dilma Rousseff

Roberto Justus

Bernardinho

Marina Silva

Mark Zuckerberg
10°
Chefe/Gestor

Barack Obama, Lula, Steve Jobs e Eike Batista subiram de posição no ranking em relação a 2010. Dilma Rousseff, Marina Silva e Mark Zuckerberg estreiam na lista neste ano.Conhecer os líderes mais admirados pelos participantes da pesquisa, bem como as razões para isso, ajuda a conhecer os modelos que têm força em nossa sociedade e os valores que norteiam nossos jovens.


RAZÕES PARA ESCOLHA DOS LÍDERES DO RANKING 2011



Persistência e determinação
14%
Competência
12%
Superação / por superar barreiras
10%
Empreendedorismo
9%
Visão de negócios / visão global
7%
Inteligência
6%
Sonho / por transformar sonho em realidade
6%
Humildade
4%
Ético / por respeitar valores éticos
4%
Pela causa por que luta
4%
Outros
24%


LÍDERES MAIS VOTADOS POR CATEGORIA



Empresários
Steve JobsEike BatistaRoberto JustusMark ZuckerbergSílvio Santos
Políticos
Barack ObamaLulaDilma RousseffMarina SilvaJosé Alencar
Religiosos
JesusDalai LamaGandhiDeusPastor
Esportivos
BernardinhoRogério CeniRonaldoAyrton SennaMurici Ramalho
Relacionamento pessoal
Chefe atualProfessorEx-chefePaiGerente que conhece


EMPRESA DOS SONHOS DOS JOVENS – RANKING 2011



“Se você pudesse escolher a empresa de seus sonhos para iniciar ou desenvolver sua carreira, qual seria?” Em resposta a essa pergunta, os jovens que participaram da pesquisa apontaram as empresas que compõem o ranking Empresa dos Sonhos dos Jovens 2011. Eles também revelaram os porquês.



Google

Petrobras

Unilever

Vale

Natura

Itaú

Nestlé

Ambev

Odebrecht
10°
Rede Globo



Os jovens participantes da pesquisa foram indagados sobre o que percebiam como características ou valores das empresas que apontavam como a dos seus sonhos para trabalhar. Assim, para o Google, inovação, liberdade, criatividade e autonomia são os traços de destaque espontaneamente apontados.A principal fonte de informação sobre a empresa escolhida é o contato com alguém que trabalha ou trabalhou nela. Supondo que passassem a trabalhar nela também, mais da metade dos jovens afirmou que esperaria permanecer em seus quadros por pelo menos 11 anos. Também foi pedido aos participantes que indicassem, a partir de uma lista, o que a empresa de seus sonhos oferece.



MOTIVOS DE ESCOLHA DA EMPRESA DOS SONHOS DOS JOVENS


Desenvolvimento profissional
Desafios
Boa imagem no mercado
Bom ambiente de trabalho
Carreira internacional


Em comparação com os cinco principais motivos de escolha da Empresa dos Sonhos dos Jovens do ano passado, os motivos apontados em 2011 trazem como novidade “desafios” e “carreira internacional”. Em dez anos de pesquisa, o fator “desafios” fez parte dessa lista em cinco edições além da atual: 2002, 2004, 2005, 2006 e 2007. Já carreira internacional constou em 2002, 2003, 2004 e 2005 e ressurgiu em 2011.Os fatores que constavam em 2010 e não aparecem em 2011 são desenvolvimento de trabalho, qualidade de vida e crescimento profissional. Conheça edições anteriores dos motivos de escolha.


Confira os destaques de 2011 da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens Brasil:


Valores: ética, honestidade, felicidade e responsabilidade são os valores mais importantes para os jovens.

Sucesso: na opinião dos jovens, vem principalmente com a capacidade de aproveitar as oportunidades e de fazer aquilo de que se gosta.

Comportamentos a desenvolver: liderança, espírito empreendedor e poder de influência foram os mais citados. Em dois ou três anos, mais de 40% dos jovens esperam estar aptos a assumir uma posição de liderança.

Empresas nas redes sociais: menos de 40% dos jovens acompanham empresas nas redes sociais da internet. Oito delas foram citadas com mais frequência.

Graduação: o contato com profissionais que atuam no mercado, as ações de desenvolvimento de competências e a orientação de carreira deveriam fazer parte da formação oferecida pelas faculdades, entre outros fatores.

Preparo para o mercado: a maioria sente-se preparada para atuar no mercado, já que considera ter clareza do que deseja para a carreira, perfil comportamental exigido pelo mercado, experiência na área e conhecimentos técnicos.

Expectativas das empresas: o que o jovem pensa que se espera dele nem sempre é o que, de fato, corresponde às expectativas das empresas.

Gestor: antes de mais nada, para os jovens pesquisados, o gestor deve conhecer os interesses, as habilidades e os valores das pessoas de sua equipe. Se o gestor revelar falta de ética ou desalinho com os valores da empresa, entre outros fatores, pode levar o jovem a deixar a empresa.

Fonte: http://www.ciadetalentos.com.br/esj/resultados1.html

Nenhum comentário: