quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cinco perguntas clássicas das entrevistas de emprego

1 - Fale sobre sua experiência profissional

Seja objetivo. Ficar discorrendo sobre sua longa trajetória profissional é um erro. Uma boa alternativa é selecionar os pontos mais apropriados para o cargo em questão.“Se a vaga é para o marketing, por exemplo, não adianta nada ficar ressaltando suas grandes conquistas em vendas. Ou se o cargo exige habilidades em comunicação, não fique valorizando sua capacidade numérica, por exemplo”, diz o consultor de RH Renato Grimberg.

2 - Que motivos o levaram a sair do último emprego?

Não fale mal da empresa ou do antigo chefe. Fale das experiências boas que contribuíram para seu currículo profissional.“Se a saída ocorreu por demissão, esta não deve, em hipótese alguma, ser omitida. Dizer a verdade é a base de qualquer relacionamento promissor”, diz Grimberg.Para Marques, é preciso usar o fato a seu favor, posicionar a “perda” de forma positiva. Fale, por exemplo, que não tinha uma visão semelhante a do seu chefe, que não estava feliz e satisfeito na outra empresa, que não havia reciprocidade suficiente. Humildade e honestidade certamente não vão atrapalhar.

3 - Quais são seus pontos fortes e pontos fracos?

Promova o que realmente for relevante para a posição que você disputa: se é a capacidade numérica, a comunicação, o relacionamento, o trabalho em equipe.Os defeitos devem ser mencionados não de forma negativa, mas como pontos de melhoria.Segundo Marques, uma boa dica é se mostrar aberto a novos desafios e possibilidades e até mesmo investir em um momento de mudanças na sua carreira.Há pelo menos dois chavões clássicos entre as fraquezas: o ansioso e o perfeccionista. Para o consultor Renato Grimberg, essas respostas prontas são vazias e não agregam nenhum valor ao entrevistado.

4 - Por que escolheu trabalhar nesta empresa e o que sabe sobre ela?

Pesquise, informe-se e entenda a missão e o valor da empresa. “Saber o nome do presidente, ter ciência sobre os negócios da empresa, citar uma notícia que leu, contextualizar informações que você buscou, são como um dever de casa”, diz Grimberg.Não demonstre intimidade ou familiaridade com pessoas da empresa ou com assuntos que você não domina.

5 - Por que o seu perfil é o ideal para preencher a vaga?

Nesta pergunta, seu auto-conhecimento é posto à prova. Segundo Grimberg, é preciso expor claramente quais são os seus diferenciais e que elementos e conquistas da sua experiência profissional funcionam como pontos de aderência com a empresa. “É importante você identificar que crenças você e a empresa possuem em comum e discorrer sobre elas com sinceridade”, diz.Ter em mente o que você quer e o que a empresa oferece ajuda a estabelecer uma troca verdadeira entre funcionário e empresa. "Essa relação é imprescindível para o sucesso e motivação profissional”, afirma o presidente do IBC, José Roberto Marques.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2011/07/22/veja-cinco-perguntas-classicas-das-entrevistas-de-emprego-e-como-responde-las.jhtm

Nenhum comentário: