quarta-feira, 22 de julho de 2009

Universidade, Centro Universitário e Faculdade


Você estuda em uma Universidade, num Centro Universitário ou numa Faculdade?
- Sei lá, é tudo a mesma coisa.
Não é não. Os três tipos de instituições de ensino superior possuem diferenças básicas em suas práticas de aprendizado dentro e fora delas, assim como a gama de cursos e áreas do conhecimento que cada uma abrange. Então, para tirar suas dúvidas, a Design Formaturas descreve cada instituição e mostra algumas diferenças básicas para você. Confira!

Universidade: É uma instituição pluridisciplinar, ou seja, ensina, pesquisa e faz extensão de diversas disciplinas de formação profissional de nível superior. Numa universidade você encontra serviços de educação para graduação e pós-graduação. Por sua vez, essas, têm autonomia para executar suas finalidades, sob estrita observância ao texto constitucional. Possuem uma grande gama de cursos de diferentes áreas do conhecimento e possui "autoridade" institucional maior que um Centro Universitário.

Centro Universitário: É uma categoria de instituições de ensino superior que são pluricurriculares e abrangem diversas áreas do conhecimento, caracterizando-se pela excelência do ensino oferecido, devidamente comprovada pela qualificação e formação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho e desenvolvimento educacional acadêmico oferecidas à comunidade estudantil, dentro das normas estabelecidas e exigidas pelo Ministério da Educação para o seu devido credenciamento. Sendo assim, esses centros são futuras universidades, ou seja, é o conjunto de faculdades que praticam funções semelhantes as universidades e planejam crescer em conjunto. São vários cursos, de diversas áreas reunidos para atender além de seus integrantes, também a sociedade. As palavras-chave são: Integração e Contribuição.

Faculdade: É uma unidade "orgânica" de conhecimento superior, a qual, quando em conjunto, forma o que denominamos de Universidade ou até mesmo os Centros Universitários. Por exemplo, sua faculdade pode ser Administração, Direito, Medicina, Arquitetura, Engenharia e tantas outras. No Brasil, é comum denominarmos faculdade, unidades institucionais singulares de conhecimento, ou seja, aquelas que se dedicam em ensinar determinada ciência em seus diferentes cursos. É denominada em países como a Europa, "Unidade Orgânica".



- Resumindo a diferença dessas três importantes instituições de ensino superior, uma ordem "hierárquica" cabível seria: Universidade, Centro Universitário e Faculdade. Ou seja, para se tornar uma universidade, apesar de ter autonomias similares a mesma, um centro universitário, o qual é um conjunto de faculdades integradas que, em conjunto, praticam ensino, pesquisa e extensão em suas áreas científicas e de conhecimento abrangidas, precisa de tempo em suas práticas e seguir todas as exigências institucionais do MEC e do Ministério da Educação. De qualquer forma não quer dizer que, se você faz faculdade ou centro universitário, terá seu diploma visto como menos importante, afinal essa divisão em suma, é feita mais em nosso país, diferente por exemplo da Europa, onde as faculdades são unidades orgânicas independentes, porém retidas pela universidade, sendo as mesmas vinculadas a ela.

Independente da instituição na qual você estuda, se esforce e não desista. Lembre-se, todo esforço é seguido da recompensa.



Design Formaturas


25 anos realizando sonhos.

Nenhum comentário: