quinta-feira, 30 de julho de 2009

Consciência Verde - Tenha a Sua!


Muito ao contrário do que muitos pensam e falam, preocupação com o meio ambiente não está na moda, é simplesmente necessária para que, a relação Natureza x Sociedade se reestabeleça e possamos manter a vida com saúde e prosperidade. Preservar o meio ambiente deve ser um hábito para todos, uma vez que, dependemos diretamente do mesmo para sobrevivência, então pensando nisso, a Design Fomraturas dá umas dicas de sustentabilidade muito comumente repassadas de ONGs e outros orgãos e empresas que se preocupam com a preservação ambiental e sustentabilidade. Aí vai:

1- Separe e recicle seu lixo, lembre-se, ele é seu, você o produziu. Procure fazer uma coleta seletiva junto a administração da sua cidade, caso não haja um programa específico, tome iniciativa e mobilize seu condomínio ou comunidade para coletar seletivamente o lixo. Mantenha sua cidade limpa. Seja um líder.

2- Preserve as árvores, elas não pertencem só à você. As mesmas, são indispensáveis para o equilíbrio ecológico e essenciais à vida, alé de que sem elas o planeta fica sem graça.

3- Utilize sacolas de pano recicladas, além de muito bonitas e resistentes, são ecológicamente responsáveis, assim como você também deve ser. A sacola plástica de supermercado, é uma das principais causas de poluição de rios e matas. Inove-se.

4- Cuidado com o óleo que você usa, poucos litros dele podem poluir milhões de litros de água. Separe todo o seu óleo em uma garrafa pet e depois encaminhe-o para a coleta seletiva ou postos autorizados. Acredite, o óleo é extremamente nocivo à natureza se manuseado indevidamente.

5- Apague lâmpadas e equipamentos elétricos que não estejam sendo utilizados. Além de você economizar na conta, você evita desperdiço de energia, a qual já não é mais abundante. Evite passar tanta roupa, prefira as mais práticas, desligue o computador e a TV e leia um livro, são econômicos e extremamente favoráveis ao seu intelecto.

6- Não faça fogueiras, queimar lixo ou nossas matas não é solução para seus problemas, utilize as dicas 1 e 2 e faça sua parte. Você queimaria sua casa? Não né?

7- Faça manutenção na tubulação de água de sua casa, evitando desperdícios e gastos desnecessários. Economize seu bolso e o meio ambiente, pois daqui a alguns anos, se a água realmente estiver ainda mais escaça, você vai lembrar -"Poderia ter economizado enquanto tinha".

8- Vá de carona ou dê. Muitos carros ao mesmo tempo engarrafa o trânsito, desperdiça combústível de todos e ainda emite uma quantidade muito elevada de CO2, prejudicando ainda mais nosso amigo Ozônio. Existem coletivos para tornar sua vida mais econômica e sustentável, aproveite.

9- Dê preferência de consumo à empresas com responsabilidade social e ambiental, essas sim, se preocupam com você e com o que você anda fazendo para proteger o nosso planeta. Invista em consciência, exija excelência.

10- Além dessas dicas e muitas outras que cabem à vocês compartilhar com todos, postando em vários blogs e redes sociais inclusive aqui, vocês devem praticar essas idéias e torná-las um hábito saudável e indispensável para o nosso futuro. Seja Humano. Faça sua parte.

Design Formaturas, 25 anos evoluindo com você.

Nenhum comentário: