sexta-feira, 17 de julho de 2009

O ABC da Formatura.


Mesmo que vocês estejam no primeiro período da faculdade, universidade ou centro universitário, acreditem: já é hora de saber o que lhes espera ao final dessa etapa tão importante na vida. Pensando nisso, postaremos hoje, um mini glossário com termos importantes que vocês precisam saber, a seguir:

Colação de Grau: É uma cerimônia formal que celebra a entrega de um título ou grau a um estudante, após a conclusão de seu curso.

Baile de Gala: É a grande festa que acontece após a colação, podendo ser no mesmo dia ou como é normalmente, em outro dia. É o dia em que os novos profissionais celebram de modo mais informal a conquista do profissionalismo.

Comissão de Formatura: É uma equipe de alunos, representantes da turma interessada em organizar sua colação e baile, sendo que, essa equipe fica responsável pela contratação e todos os processos provenientes de uma empresa de formaturas, administrando todo o fluxo do investimento e cobrando da mesma, o cumprimento de todas as cláusulas e acordos fechados. A característica principal dos integrantes da comissão é a liderança.

Paraninfo: É a pessoa que se destacou na formação da turma e em geral é de grande competência, reconhecimento e necessariamente admirada por todos ou maior parte dos formandos. O paraninfo é escolhido normalmente por eleição interna da turma.

Patrono: Ao se formar, a turma começa a ser chamada pelo nome de um professor ou profissional reconhecido e de prestígio, habitualmente na área de formação dos formandos. Essa pessoa é o Patrono da turma, sendo escolhido também normalmente por uma eleição.

Orador: É o aluno escolhido pela turma para representar os demais formandos, através de um discurso que normalmente envolve agradecimentos, homenagens e histórias ao longo dos anos de curso. A pessoa escolhida, normalmente foi um aluno de destaque durante o curso.

Mesa Diretora: É formada por professores e autoridades da instituição de ensino, sendo que, alguns membros têm lugar assegurado pelo protocolo acadêmico. A secretaria acadêmica da instituição de ensino superior normalmente ajuda na composição da mesa.
Sendo assim, tendo anotado a "cartilha", vocês estão prontos para decidir e fazer a escolha certa.




Quando pensar em formatura... pense Design.

Nenhum comentário: