quarta-feira, 7 de novembro de 2012

INEP divulga resultado do Enem 2012


gabarito enem 2012

O Gabarito Enem 2012 foi divulgado pelo Inep. Confira aqui as respostas das provas Amarela, Azul, Branca, Cinza e Rosa. As respostas das questões de sábado (3), que foram sobre ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo (4), de linguagens e matemática, foram disponibilizadas no site do INEP e também no do Ministério da Educação. Você também pode conferir aqui no #LeiaDesign

A partir de 28 de Dezembro, é a data prevista que os candidatos possam acessar seus resultados pessoais na página do Enem. O exame 2012 teve abstenção de mais de 25%, quando 27,9% de todos os candidatos inscritos não compareceram para fazer a prova que mede como está o nível do Ensino Médio brasileiro, e que também pode garantir a entrada em diversas redes de ensino no país ou o financiamento por meio de bolsas de estudo.

Os estudantes podem realizar a conferência da quantidade de questões que tiveram acerto no Enem 2012, porém a pontuação obtida depende de vários fatores, conforme aponta o padrão das respostas que tiveram na prova conforme acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é utilizado pelo Enem 2012. A redação que cada candidato fez passará pela correção de pelo menos duas pessoas. Caso haja a diferença de pontuação maior do que 200 pontos entre um corretor e outro, outra pessoa irá corrigir a prova de redação do Enem 2012.

Enem 2012 – Redações com 3ª correção deverão aumentar em até três vezes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) faz a previsão de que a quantidade de redações do Enem 2012 que terão um terceiro corretor possa chegar a 1,2 milhão durante a edição deste ano, o que configura o triplo do que foi registrado no ano de 2011, quando 379.786 provas passaram por este processo. A quantidade significa 29% da quantidade total de alunos que realizaram a prova.

Com a redução de 300 para 200 pontos na diferença das notas para passarem por uma nova correção, houve um crescimento no rigor no Enem 2012. Conforme aponta Luiz Cláudio Costa, que preside o INEP, o trabalho dos corretores deve iniciar apenas no dia 14, pois antes de isso ocorrer, todas as redações do Enem 2012 deverão ser digitalizadas. No total, esta correção nas dissertações deverá mobilizar 5.683 pessoas para corrigir, 229 para supervisionar, 12 para coordenar e 462 para auxiliar a supervisão.

Esta alteração no formato de correção nos textos do Enem 2012 ocorreu depois de uma enxurrada de reclamações que os candidatos fizeram por se sentirem prejudicados durante a prova da edição do ano passado. Houve inclusive alguns candidatos que utilizaram processos judiciais. O motivo de uma participante carioca para o processo foi que ela teve três notas diferentes, recebeu 800 do primeiro corretor, o segundo corretor zerou a redação dela e o terceiro deu a nota 440.

O tema da redação do Enem 2012 foi o movimento de imigrações que o Brasil recebeu no século XXI. Vários candidatos disseram que não esperavam este tema e acharam que ele era muito complexo, já que disseram ter se preparado para escrever sobre textos com relação à violência, ao meio ambiente ou a política. Professores disseram que há a probabilidade de que a média dos participantes na redação do Enem 2012 tenha uma redução comparado com o ano passado, onde o tema foi sobre os limites entre a vida pública e privada no século XXI.

Notas do Enem 2012 e o gabarito
A distribuição das notas do Enem 2012 se dá da seguinte maneira: cinco notas diferentes, uma para cada tipo de conhecimento que foi avaliado, como Ciências da Natureza, Linguagens, matemática e Ciências Humanas, somadas com a média da redação. Para que o estudante consiga verificar e visualizar o gabarito do exame, desta vez não será preciso a utilização de CPF ou do número da inscrição, nem mesmo a utilização das senhas. Vale ressaltar para o estudante que ele não deve confundir as respostas oficiais das questões com o seu resultado individual na prova do Enem 2012.

Como as provas foram dividas em cores, são quatro gabaritos diferenciados para cada exame. Cada estudante poderá verificar o seu resultado individual de duas maneiras diferentes: a primeira é basicamente na seleção do ano em que a prova foi realizada, depois será pedido o CPF e a senha do aluno que foi cadastrada quando a inscrição foi realizada. A outra forma será na digitação do número da inscrição e também de sua senha. Caso a pessoa tenha esquecido o número de inscrição, haverá um link com a opção de “consultar o número de inscrição”, desta maneira o sistema fará de maneira automática o redirecionamento para uma nova página, onde o candidato poderá recuperar a senha do Enem 2012.

Enem 2012: A prova
O Exame Nacional do Ensino Médio é aberto para todas as pessoas que já concluíram o ensino médio e que pretendem conseguir uma vaga em qualquer instituição de ensino superior de nível Federal. Algumas faculdades estaduais e particulares também utilizam a nota do Enem 2012, não como única entrada para a universidade, mas como uma parcial que ajuda a agregar número ás notas tiradas no vestibular. Para este ano o Ministério da Educação queria realizar duas edições do exame, mas isso não foi possível e a edição de abril foi cancelada.

A importância do Enem 2012 no Prouni
Todos os alunos que pretendem conseguir uma vaga em alguma faculdade particular e que vai utilizar o Prouni, precisa necessariamente apresentar a nota da prova no Enem 2012, sendo um pré-requisito de inscrição para o programa. O valor do benefício é distribuído de acordo com o desempenho do candidato, podendo ser integral ou parcial, de acordo também com a renda da família. O estudante interessado em ingressar neste projeto deve ter cursado o ensino médio de maneira integral em escola pública ou no ensino privado com bolsa integral. No ano de 2010 o programa recebeu mais de 4 milhões de candidatos, e boa parte das vagas acabaram ficando sem preenchimento.

Ano passado mais de 80 mil vagas foram disponibilizadas de acordo com o resultado do Enem em mais de 80 instituições de ensino superior, sendo delas 39 de âmbito Federal.

Abaixo você confere o gabarito do Enem 2012 divulgado oficialmente pelo Inep:

Gabarito Enem 2012 – Primeiro dia
  
Gabarito Enem 2012 – Segundo Dia

Nenhum comentário: