quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fifa anuncia sedes e preço de ingressos da Copa das Confederações 2013




Fifa anuncia sedes e preço de ingressos da Copa das Confederações 2013

Recife, que corria o risco de ser excluída por atraso nas obras, acabou confirmada

São Paulo, SP, 08 (AFI) – A Fifa confirmou, na manhã desta quinta-feira, que a Copa das Confederações de 2013 terá seis sedes, sendo uma delas a Arena Pernambuco, em Recife, que corria o risco de ser excluída por atraso nas obras. Além disso, no evento realizado pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo, foram confirmados que os ingressos para o torneio custarão de R$ 28,50 (meia-entrada) a R$ 418,00.

Obras em Recife estão atrasadas
Além de Recife, as outras sedes do evento teste para o Mundial do Brasil são Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. A competição será realizada dos dias 15 a 30 de junho de 2013, mas a Fifa exige que os estádios estejam prontos com antecedência.

O evento desta quinta-feira contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além de José Maria Marin, presidente do COL e da CBF, e do ex-atacante Ronaldo, que é membro do COL. Pelo lado da Fifa, o secretário-geral Jèrôme Valcke não veio ao Brasil dessa vez. Com isso, a entidade foi representada pelo diretor de marketing, Thierry Weil, e pelo diretor de comunicações, Walter De Gregorio.

"A decisão foi tomada com base em dois fatores: relatórios técnicos dos estádios e comprometimento político", explicou Walter De Gregorio, ressaltando a importância do empenho governamental para cumprir os prazos - o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chegou, inclusive, a marcar presença no evento desta quinta-feira em São Paulo. Mas o dirigente da Fifa também fez um alerta. "Agora é um ponto sem volta. Não há mais como mudar. É um grande desafio. E estamos confiantes."

Preocupação da Fifa
Quando elaborou o calendário da Copa das Confederações, no final do ano passado, a Fifa fez uma ressalva e admitiu que a competição poderia ter o número de sedes reduzido por causa dos atrasos nos estádios. Na época, as preocupações eram com Recife e Salvador. A definição, então, ficou para junho deste ano. Em maio, porém, a entidade resolveu dar mais prazo às cidades e adiou o anúncio para novembro.

Diante do avanço nas obras, Salvador deixou de ser uma preocupação para a Fifa ainda no primeiro semestre. Assim, a pendência ficou sendo Recife. Mas o governo pernambucano acelerou os trabalhos no estádio que terá capacidade para 46 mil pessoas. Agora, a arena já atingiu índice de conclusão de 70%, com prazo de entrega para março de 2013, o que fez com que fosse confirmada no torneio.

Passada a indefinição que durava quase um ano, a Arena Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações, assim como Rio, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador - a exceção é Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. Essas seis cidades também serão sedes do Mundial de 2014, que ainda contará com São Paulo, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Natal como palco das partidas.

Teste para Copa
Encarada como um teste na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações já tem sete dos oito participantes conhecidos: Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Itália (representante da Europa), Uruguai (América do Sul), México (Concacaf), Japão (Ásia) e Taiti (Oceania). A última vaga será de um país da África, a ser definida na Copa Africana de Nações em fevereiro.

Nenhum comentário: