terça-feira, 17 de abril de 2012

Quer mesmo mudar de emprego?

Pronto, aconteceu… Você recebeu uma proposta para mudar de emprego e agora tem que tomar uma decisão. A ideia já havia passado por sua mente algumas vezes, quando a pressão estava muito intensa e seu chefe parecia não perceber.

Foi mais um daqueles momentos difíceis que você, talvez em uma atitude de silenciosa vingança, chegou até a pensar em cadastrar seu currículo em um site de empregos, mas sentindo-se como um “traidor”, abandonou a ideia e decidiu apenas atualizar o seu perfil no Linkedin.

Olhando a rede social, é fácil perceber que não é só você que está olhando para o mercado. Muitos colegas, de outros tempos, já se movimentaram e isso só aumenta a sensação de que está ficando de fora de algo. Parece que “saiu de moda” ficar muito tempo na mesma empresa.

Você deve aceitar a proposta simplesmente porque agora é assim? Talvez não, pois isso parece muito imaturo se não for por razões mais estratégicas do que apenas “seguir uma tendência de mercado”.

E quanto à possibilidade de falar com o chefe sobre a proposta? Esse parece ser o caminho mais lógico inicialmente, contudo, se o chefe não tiver maturidade para entender seu processo de crescimento profissional, há um grande risco, afinal, nenhuma possibilidade de ruptura é recebida com alegria. Por isso, se a conversa não for muito objetiva ou seus argumentos forem mal direcionados, pode acontecer até de você acabar sendo discriminado como um “mercenário” que busca apenas os próprios interesses.

O que fazer então?


Primeiro, livre-se de qualquer sentimento estranho com relação a proposta, afinal, estamos em um momento de crescimento econômico e a competitividade faz com que os profissionais sejam disputados pelo mercado.

Segundo, avalie muito bem o que pode alcançar com a nova possibilidade. Você precisa colocar em sua decisão fatores como crescimento profissional, desenvolvimento através de desafios e autonomia para inovação. Lembre-se que o eventual benefício financeiro – normalmente mais sedutor – é parte do processo de conquista, por isso não deve representar o único fator para sua decisão.

Terceiro, considere as possibilidades em seu atual emprego, pois nele já existe uma rede de relacionamentos à sua volta e você já conhece muito sobre a dinâmica de trabalho. O nome disso é “conhecimento tácito”, atualmente o principal fator na aceleração de uma carreira profissional.

Por fim, lealdade é um valor extremamente importante em qualquer relacionamento, portanto, seja sempre leal, principalmente na sua relação com seus próprios objetivos.

Sidnei Oliveira

Para o jovem, acredito que aquele risco de perder oportunidades de emprego em função de um currículo com muitas empresas trabalhadas, mas pouco tempo de atuação em cada uma delas, já não é mais tão preocupante como antigamente. Porém, na minha visão, isso não diminui o peso da responsabilidade para lidar com esse assunto e faz com que o acerto de contas passe a ser entre você e a sua consciência na hora de assumir e defender as decisões que precisaram ser tomadas para a construção da carreira desejada. Quando começamos a perceber o impacto que nossas escolhas têm em nossa vida, pensar duas vezes antes faz toda diferença.

Beatriz Carvalho

O medo é geral. Sentimos receio em trocar o certo pelo duvidoso, ao mesmo tempo em que tememos chegar ao estágio da acomodação e não desatolar dele nunca mais. Exagero ou não, só de pensar em mudança dá vontade de correr para longe da decisão, pois a coragem some e o desejo de seguir novos desafios desaparece, pelo menos nos primeiros instantes.

Por isso, a decisão vai além do “seja leal aos seus objetivos de vida”, quando ainda nem se sabe quais são eles. Siga-os com fidelidade assim que compreendê-los, porque essa sim é uma constatação complexa: entender verdadeiramente o que se gosta de fazer na vida.

Já tem certeza? Então, não há o que temer. Analise, primordialmente, se sua atuação está sendo merecidamente reconhecida pelo seu atual empregador antes de pensar em recusar alguma nova proposta e busque alternativas que te façam mais feliz!

Bruna Nicolao

Beatriz Carvalho, formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, trabalha há quatro anos com relacionamento corporativo.

Bruna Nicolao, Jornalista com pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial e Relações Públicas, atua como Assessora de Comunicação Corporativa desde 2006.

Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário: