segunda-feira, 9 de abril de 2012

Entrevista: por que você está mudando de emprego?

Getty Images

Entrevista de emprego

O candidato não deve enfatizar os conflitos de sua empresa atual

São Paulo – Durante uma entrevista de emprego, a última coisa que o candidato quer passar para o recrutador é a imagem de um profissional ruim. “Às vezes, se o candidato não é transparente ele permite que o interlocutor crie possibilidades e tenha uma imagem equivocada do profissional”, afirma Mariá Giuliese, diretora executiva da Lens & Minarelli.

É preciso cuidado para que a conversa não se transforme em um momento para desabafos e lamentações por conta das razões pelas quais você decidiu buscar outras oportunidades. Para Andréa de Paula Santos, sócia da Ascend Recursos Humanos, um candidato que não sabe responder por que pretende mudar de emprego demonstra que ele não tem uma visão clara de seu plano de carreira.

Confira as recomendações das especialistas:

1. Tenha clareza do seu objetivo

Você acha que está ganhando mal e por isso quer sair da empresa? Ou acredita que o ciclo para sua carreira está no fim? As especialistas afirmam que o candidato precisa refletir antes da entrevista e ponderar quais são os seus principais motivos.
Mariá ressalta que para que a verdade seja dita ao recrutador é preciso que o próprio candidato saiba a razão.

2. Evite ser genérico

Para Mariá, alguns candidatos ficam temerosos na hora de responder a esta pergunta e acabam recorrendo a clichês como “quero buscar novos desafios” ou “houve uma mudança na empresa e não me adaptei”.

Ao ser superficial na resposta, o candidato não ganhará pontos, apenas demonstrará apatia ao interlocutor.


3. Liste argumentos sem falar mal da empresa

Em vez de botar a culpa no novo gestor ou na empresa, Mariá afirma que o ideal é justificar, de maneira adequada e sem criticar ou julgar a empresa. O correto seria, por exemplo, “com as mudanças recentes, discordo do jeito que a minha área de atuação está sendo conduzida e por isso decidi buscar outras oportunidades”.

Se a questão é o salário, argumente porque você acredita que pode ganhar uma remuneração mais alta. Liste os cursos e outras atividades recentes, demonstre que você está preparado para ganhar um salário mais alto e condizente com o mercado de sua área.

4. Enfatize a discordância e não o conflito

É comum que o motivo da saída de um profissional seja um problema de relacionamento entre superiores ou colegas de trabalho. Entretanto, é preciso cuidado para que aos olhos do entrevistador não pareça que o foco do problema é você.

“Não tem como escolher com quem você vai trabalhar e por pior que tenha sido sua experiência, o candidato precisa transformá-la em uma forma de aprendizado”, afirma Andréa.

Fonte: exame.com.br



Nenhum comentário: