segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Qual é o papel do líder na administração do tempo?

Respondido por Christian Barbosa, especialista em produtividade

Um líder urgente cria uma equipe urgente. Um líder sem tempo deixa a equipe sem tempo também. O líder é o personagem principal do processo produtivo de uma equipe. Se ele não for um exemplo e não ajudar a equipe, estará entrando em um perigoso círculo vicioso de urgências diárias.

Em primeiro lugar, o líder – que costuma ser o próprio empreendedor - precisa conquistar um maior equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, realizar planejamento de suas demandas diárias e ter prioridades realmente importantes. Isso significa que o líder precisa aprender uma metodologia de administração de tempo para que consiga maximizar suas horas disponíveis e que se torne um exemplo de mudança que queira ser seguido pela equipe.

O líder como exemplo não significa que ele seja o Senhor Produtivo, mas que ele está tentando e buscando um caminho que a equipe pode seguir. Seu papel na equipe é estimular as pessoas a atenderem suas demandas ao invés de deixarem tudo na cabeça e que comecem a planejar pelo menos 3 dias a frente e não o dia seguinte e principalmente que façam um uso racional das reuniões. O líder é a chave da produtividade na equipe, não espere o time ficar estressado para iniciar a mudança.

Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário: