quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como se preparar para encarar o programa de trainee

Jovem usando laptop

Faça uma pesquisa mais profunda sobre a empresa em diferentes canais

O processo de seleção foi lento, concorrido e exaustivo, mas você foi aprovado no trainee da empresa dos sonhos. Comemorar é o primeiro passo. Mas, e depois? O que fazer durante o período que antecede o programa de treinamento?

Para João Paulo Fonseca, que está participando do Programa de Trainee da Ambev 2012, a prioridade foi descansar entre o período da aprovação e do começo do programa, que começou em 2 de janeiro. “Passar um mês parado foi fundamental para mim, pois sei que o programa demanda e para ser contratado tem que ter muita disposição”, afirma.

Renata Schmidt, diretora da Foco Talentos afirma que mesmo instruindo os aprovados a pesquisarem sobre a empresa que irão trabalhar, muitos insistem que essa atitude não é necessária. “Na integração cobra-se o conhecimento da empresa e os profissionais desta veem com bons olhos os que sabem mais.”, explica.

Isso não significa, contudo, que o tempo pré-programa de trainee deva ser de tensão. Veja cinco dicas de especialistas para se preparar antes do início do programa de treinamento eevite cometer gafes:

1 Descanse

Especialistas recomendam o descanso, pois o processo de seleção provavelmente gerou um alto grau de ansiedade. Aproveite o tempo para ler, assistir filmes ou viajar. Caso tenha um emprego ou estágio, tente ao menos tirar alguns dias de folga antes do programa.

2 Aprofunde a pesquisa sobre a empresa

“Pesquise sobre a história, a estratégia, a natureza dos negócios, a cultura organizacional da empresa em diferentes canais como sites, revistas ou relatórios”, ensina Marcelo Orticelli, diretor da Área de Pessoas do Itaú Unibanco.

Além das informações específicas, Orticelli recomenda analisar o setor como um todo, pois uma visão global é indispensável. Ou seja, procure informações sobre os clientes, acionistas, fornecedores, que poderá ser essencial na hora de apresentar soluções durante o programa.

3 Reflita sobre seus objetivos

Para Danilo Castro, diretor da Page Talent, o candidato deve reservar um tempo para fazer uma reflexão inicial de carreira e pensar nos possíveis desafios que terá de enfrentar. Outra recomendação é focar na vontade de aprender para evitar uma postura arrogante já no primeiro dia.

4 Vai mudar de cidade? Prepare-se

Não é incomum que o candidato tenha que fazer uma mudança ao participar de programas de trainee. Por isso, Orticelli enfatiza que o ideal é chegar com antecedência na cidade ou buscar opções nos fins de semana.

5 Converse com ex-trainees

Para Isabela Garbers, gerente de Recrutamento e Seleção da Ambev, todas as formas de pesquisa são válidas. Por isso, tentar conversar com pessoas que já trabalham na empresa e que passaram pelo programa de treinamento só acrescentará para que o candidato se destaque já no primeiro dia.

Fonte. exame.abril.com.br


Nenhum comentário: