terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tim tim



Os brindes fazem parte até da mais tradicional etiqueta.


Como retrata o “Amy Vanderbilt Complete Book of Etiquette” (Livro Completo de Etiqueta de Amy Vanderbilt), uma americana que foi autoridade sobre etiqueta. O livro foi lançado em 1952 , após cinco anos de intensa investigação e trabalho, que tem sido chamado de um "guia para a vida graciosa" e teve novas edições em 1954, 1955, 1956, 1958, 1966, 1967, 1972 e 1978, vendendo milhões de exemplares. Em 1995, a ex-chefe de cerimonial da Casa Branca, Nancy Tuckerman e a empresária Nancy Dunnan, revisaram e atualizaram totalmente o livro.


Onde a autora americana oferece ao leitor uma prática lista de brindes em diversos idiomas, que citamos a seguir com comentários:



Os franceses dizem "santé" ou "salut", o que já deixa a boca no formato ideal para receber pequenas quantidades de bebida.


Os espanhós erguem suas taças dizendo "salud".


Os italianos gesticulam ao som de "salute".


O universal "tin-tin", ou "chin-chin", não é apenas uma onomatopéia para os chineses. Lá, "chin" significa "felicidade", e "chinchin", "muita felicidade".


Não confunda: em japonês o brinde é outro, diz-se "kampai", que quer dizer "copo vazio".


Os alemães dizem "prosit" se a ocasião for informal, e "zum wohl" “provavelmente” se for a sério.


Os holandeses, um "proost" fará o serviço.


Os russos dizem, sem enrolar a língua, "na zdorov", ou "felicidade".


Os poloneses e búlgaros que gastam menos letras para dizer "na zdrve".


Os árabes que bebem se diz baixinho "fi sihitaek".


Em ídiche, toda a família diz junta "l´chayim!", "à vida".


Na língua de Platão, pode-se dizer "steniyasas", “à saúde”.


Enquanto na língua de Ghandi brinda-se "aapki sehat".


Os nórdicos da Suécia, Dinamarca e Noruega. Ao levantar suas taças, dizem "skäl", que significa, singelamente, "caveira". A origem vem do costume viking de beber cerveja nos crânios de seus inimigos, esvaziados e limpos como se fossem canecas.


Louvar a bebida ou as circunstâncias de seu consumo, é sempre um protocolo de comunhão que todos conhecem. Aviva o paladar dos presentes, torna as qualidades do líquido ainda mais distintas e transforma cada acontecimento em um evento singular e especial.



Fonte:http://www.casamentoecia.com.br/index.php?option=com_curiosidades_home&content=outras&id=1133


Nenhum comentário: