quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Acabou, e agora?






Por Iran Giusti, do blog Ladecasa.

Foram três anos de pré-vestibular; quatro, cinco ou seis anos de faculdade (dependendo do seu curso); e talvez alguns meses ou anos de cursinho aí no meio. E de repente, acabou. Mas espera, acabou mesmo? Se formar significa realmente o final da sua vida acadêmica? A resposta padrão do mercado: não, nunca se deve parar de estudar. A minha, um mero mortal no mundo capitalista: não sei.
Simples assim: não sei. Oras, desde os 15 anos, com a entrada no colegial, tenho sido cobrado e testado. Foi simulado, provão, Enem, vestibulares, provas, TCC e todos esses nomes aterrorizantes. Cheio de deveres e obrigações, cumpri as metas estipuladas pelos meus pais, professores e por mim mesmo: um diploma, uma profissão.
Opa! Agora já tenho tudo isso. E olhe que situação deliciosa me deparei: chegou a hora da tão sonhada liberdade. O vazio está ali (somos humanos afinal), mas não deixo ele tomar conta. Já tenho novos planos, engatarei uma especialização ou pós graduação – como pode ser chamada na faculdade que escolhi. Para dizer bem a verdade não entendi bem a diferença, mas vou pesquisar a fundo e fazer um post aqui pro blog. E o gostoso dessa pós é que vou fazê-la por que quero, prosseguirei com ela se gostar.
Aqui é o ponto crucial: pela primeira vez em 21 anos eu posso escolher continuar ou não com algo na minha vida acadêmica. Obviamente poderia trocar de faculdade ou abandonar o colégio, mas não quis isso, por mim, pelos meus pais ou pela vida. Foram alguns anos controversos, mas necessários, que me acrescentaram muito. Os amigos que se formaram juntos, alguns voltaram para seus cursos de inglês, pesquisam pós, se inscrevem em MBA’s . Outros vão viajar, para estudar ou simplesmente curtir uma merecida férias, e outros simplesmente vão curtir as férias por aqui.
Por isso, a dica para você que acabou de se formar é: tenha um plano, mesmo que esse plano seja não ter planos por alguns meses ou anos. Aproveite o sabor da liberdade: ela, assim como os anos de estudo, fará de você uma pessoa mais sábia. E relaxe! Daqui a algum tempo você vai sentir falta de aprender em uma sala de aula e voltar a comprar um caderninho. =)

Nenhum comentário: