No ambiente de trabalho fofocas são comuns. Mas se você se blinda de todo tipo de acesso a esse tipo de informação, cuidado. Para Renata Mello, especialista em etiqueta empresarial e consultora de imagem, a “rádio peão” é uma espécie de revista de fofocas interna e é uma maneira de acompanhar o que está acontecendo na empresa.
“Mais do que levar em consideração o conteúdo das informações é prestar atenção na fonte”, alerta Adriana Gomes, coordenadora do núcleo de estudos e negócios de gestão de pessoas da ESPM e diretora do site Vida e Carreira.
Para as especialistas, o profissional precisa ter uma postura crítica. Quando estão em pauta assuntos irrelevantes e de caráter negativo e até difamatórios, a recomendação é se afastar. “É preciso tomar cuidado para não virar o ‘relações públicas’ da empresa”, afirma Renata.
Mais do que isso, para Adriana passar adiante informações sem validação pode ser uma roubada para a carreira do profissional. Confira as vantagens – mas use delas com moderação:
Acompanhar o que está acontecendo na empresa
O profissional que foca somente na rotina do trabalho e se isola de qualquer evento ou momento de socialização acaba sendo o último a saber das novidades da empresa.
Certos rumores podem dar uma pista do caminho que o profissional deve seguir, como fusões, cortes ou mudanças de cargos.
Ser um profissional bem informado
“É natural ter troca de informações, desde que o profissional saiba entregar o que lhe foi pedido”, explica Renata. Ser uma pessoa bem informada sobre assuntos relacionados à empresa não trará nenhuma desvantagem.
Desde que o profissional saiba separar os momentos de trabalho e não alimente boatos.
Conhecer pessoas de outras áreas
Pode ser na hora do cafezinho ou de um evento corporativo que o profissional conheça colegas de trabalho de outras áreas. É importante ter uma visão da empresa como um todo.
Fonte: exame.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário