sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Faculdade x Festas

A faculdade representa uma época da vida em que, na maioria das vezes, longe dos pais, há uma sensação de liberdade. Pode-se fazer tudo que eles não recomendariam, e, entre essa lista, está ir a festas no meio da semana.

Na maioria das faculdades, festas nesses dias são comuns, já que vários estudantes voltam para casa dos pais nos finais de semana. Segundo Guilherme Gonçalves, morador de uma república em Bauru e aluno de Rádio e TV, entre as festas realizadas, as que acontecem durante a semana são mais “complicadas” para organizar, porque a chance de aparecer uma viatura da polícia por causa do barulho é maior. Para ele, o melhor dia é sexta-feira. “Uma sexta que não seja antes de um fim de semana em que muita gente volte para casa, e nem seja antes de provas e coisas do tipo, para as pessoas dos cursos noturnos. Tem que conciliar tudo isso”, diz.

Como ocorrem muitas festas durante a semana os estudantes precisam se organizar financeiramente. Vivian Silva, que está no 1º ano de Jornalismo e mora em Bauru, diz que já foi em três festas grandes em apenas uma semana, e gastou R$45,00 com os ingressos. “Não precisei economizar, porque era uma grana que tinha sobrado naquele mês”, conta. E não se arrepende: “fiquei muito cansada naquela semana, mas queria muito ir às três festas”. No entanto, na maioria das vezes, os estudantes têm que economizar para ir nelas. Para conseguir juntar dinheiro eles acabam andando menos de ônibus, controlando os gastos em compras e comendo mais em casa, em vez de comer fora.

www.genao.com.br ”festa2” Festa da Atlética da Unesp/Bauru

Alguns não contam para os pais sobre as festas que vão. Caroline Tannus, que cursa Arquitetura, faz parte desse grupo. “Se vou em quinze [festas] no semestre, eles ficam sabendo de duas”, confessa. Segundo ela, seus pais, que moram em na cidade mineira de Itajubá, ouvem falar que as festas são “mais pesadas, e acreditam que menina que freqüenta repúblicas não é de ‘boa família’”, por esse motivo não aprovam que a filha vá a muitas. Ela diz que consegue conciliar os estudos com as festas, já que seu curso tem poucas provas e as avaliações são feitas, principalmente, por trabalhos. Além disso, Caroline diz, rindo, que não estaria estudando no horário das festas: “Estaria dormindo”.


Fonte: http://www.livrevista.com/article.php?id=425

Nenhum comentário: