terça-feira, 25 de setembro de 2012

Emmy 2012 consagra Homeland e Modern Family

Emmy 2012 consagra Homeland e Modern Family

No último domingo (23), tivemos a cerimônia de entrega dos prêmios Emmy, o "Oscar" da TV americana. E o que pudemos presenciar foi o fim de uma hegemonia de quatro anos de "Mad Men", pois "Homeland" saiu como grande vitoriosa na categoria de Série Dramática. De quebra, deu aos protagonistas Damien Lewis e Claire Danes os prêmios de Melhor Ator e Atriz. Fechando a conta, foi contemplada ainda como o Melhor Roteiro de Série Dramática. Nada mal para uma temporada de estreia!
"Homeland" conta a história de Carrie Mathison (Claire Danes), uma oficial de operações da CIA que passou a acreditar que o fuzileiro americano Nicholas Brody (Damien Lewis), um ex-prisioneiro de guerra da Al-Qaeda, passou para o lado inimigo e agora, de volta aos Estados Unidos como herói de guerra, representa um significativo risco a segurança nacional. A premissa é pra lá de interessante e as performances de Danes e Lewis dispensam comentários. Acho que os prêmios pararam em boas mãos e isso vai ajudar a oxigenar a categoria. Lá fora, a série é transmitida pelo canal a cabo Showtime e retorna para uma nova temporada no dia 30 de setembro. Aqui no Brasil, ela é exibida pelo FX e a segunda temporada deve ser exibida em outubro.
Diferentemente do que vimos em Drama, "Modern Family" fez valer seu favoritismo na categoria Comédia. Ela foi eleita a Melhor Série do gênero pelo terceiro ano consecutivo e conquistou também os prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes (Eric Stonestreet e Julie Bowen) e Melhor Direção (Steve Levitan).
"Modern Family" é um "documentário mentira", à lá "The Office", que foca nos relacionamentos de uma família atípica e como eles lidam com estresses cotidianos, como a escola, o trabalho, a rebeldia dos filhos, a adoção, o divórcio e a homossexualidade. A série é ágil, muito gostosa de assistir e conta com uma química excelente dos protagonistas. O texto também é inteligente e alterna no ritmo certo as piadas sutis e as mais escrachadas. Ou seja, risos garantidos para todos os gostos. A quarta temporada nos Estados Unidos está com retorno agendado para o dia 26 de setembro, na ABC. No Brasil, a transmissão é da FOX e ainda não há previsão de volta para o novo ano.
A festa da TV também premiou algumas figurinhas carimbadas das telonas, todos na categoria de Minissérie/Filme. Kevin Costner e Tom Berenger ganharam, respectivamente, os prêmios de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante pela minissérie western "Hatfields & McCoys". Jessica Lange ganhou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por "American Horror Story" e Julianne Moore foi eleita a Melhor Atriz pelo telefilme político "Game Change", produzido por Tom Hanks.
Premiações à parte, o momento mais emocionante da noite foi quando o veterano Michael J. Fox, portador do Mal de Parkinson e que tem planos de retornar à TV com uma série sobre um pai de família que luta contra a doença, chega para apresentar o prêmio de Melhor Série de Comédia e é aplaudido longamente de pé por todos os presentes no Nokia Theatre. Ele, sem dúvida, merece, pois possui no currículo nada menos que cinco Emmys de melhor ator, por "Caras e Caretas" ("Family Ties", no original) e "Spin City".
Segue abaixo a lista dos principais vencedores da noite.
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Eric Stonestreet ("Modern Family")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Julie Bowen ("Modern Family")
MELHOR ROTEIRO DE SÉRIE DE COMÉDIA
Louis C.K. ("Louie")
MELHOR DIREÇÃO DE SÉRIE DE COMÉDIA
Steven Levitan ("Modern Family")
MELHOR ATOR DE COMÉDIA
Jon Cryer ("Two and a Half Men")
MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA
Julia Louis-Dreifus ("Veep")
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Aaron Paul ("Breaking Bad")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Maggie Smith ("Downton Abbey")
MELHOR ROTEIRO DE SÉRIE DE DRAMA
Alex Gansa, Howard Gordon e Gideon Raff ("Homeland")
MELHOR DIREÇÃO DE SÉRIE DE DRAMA
Tim Van Patten ("Boardwalk Empire")
MELHOR ATOR DE SÉRIE DE DRAMA
Damian Lewis ("Homeland")
MELHOR ATRIZ DE UMA SÉRIE DE DRAMA
Claire Daines ("Homeland")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE MINISSÉRIE OU FILME
Jessica Lange ("American Horror Story")
MELHOR ATOR COADJUVANTE DE MINISSÉRIE OU FILME
Tom Berenger ("Hatfields & McCoys")
MELHOR ROTEIRO PARA MINISSÉRIE, FILME OU ESPECIAL DRAMÁTICO
Danny Strong ("Game Change")
MELHOR DIREÇÃO DE MINISSÉRIE, FILME OU ESPECIAL
Jay Roach ("Game Change")
MELHOR ATOR DE MINISSÉRIE OU FILME
Kevin Costner ("Hatfields & McCoys")
MELHOR ATRIZ DE MINISSÉRIE OU FILME
Julianne Moore ("Game Change")
MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA
"Homeland"
MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
"Modern Family"

Nenhum comentário: