quinta-feira, 2 de junho de 2011

O TERNO: QUE BICHO É ESSE?







Tradicionalmente o nome terno remete a um conjunto de três peças: paletó, colete e calça. O nome correto, muito embora desconhecido e nunca empregado, da dobradinha calça e paletó, é costume. Trazemos para nossos caros leitores algumas dicas sobre o uso ideal desse "costume":






Tecido - deve estar adequado à estação do ano.






Jaquetão - Tradicional e clássico devem ser preferidos pelos mais gordinhos.Paletó de três botões - O mais usado nos dias de hoje. Paletó de quatro botões - Pessoas mais altas e esguias devem adotar este modelo.






Comprimento da manga - com os braços estendidos para baixo, ao fechar a mão, a barra do punho deve ficar próxima à altura da palma da mão. O punho da camisa deve ficar não mais que 1 centímetro para fora da manga do terno.






Comprimento da calça - na frente a bainha não pode se "dobrar" sobre o peito do pé, porém deve cobri-lo; atrás - acima do salto, porém não no calcanhar.






Listras - podem ser usadas as mais finas, tipo risca de giz. As camisas devem ser lisas. Porém, devem ser evitadas as listras mais grossas, tipo "Poderoso Chefão".






Gravatas - depende do estilo da pessoa. Use o seu bom senso e não exagere na informalidade. Uma regra é importante: a ponta da gravata deve estar na altura do furo do cinto. Evite gravatas que vão quase até o zíper da calça ou param na altura do estômago.






Sapatos - sapato malcuidado, arranhado ou sujo é uma gafe de proporções imensas. O sapato adequado não precisa ser caro ou sofisticado, basta não ser destoante da roupa usada. Para o terno no dia da formatura prefira os sapatos de cor preta. As meias devem ser escuras e podem combinar com a cor do terno






Para os homens, cabelos mais naturais, mas com gel ou mousse. O baile pede cabelo bem marcado, bem delineado, a costeleta, a barba, o cavanhaque, tudo que compõe o rosto tem que estar bem marcado. E quem tem cabelo grande? Gel e rabo de cavalo.






Nenhum comentário: