quinta-feira, 22 de novembro de 2012

#Formaturas - @DicaDePresentesAosFormandos



Essa época do ano geralmente é escolhida para serem realizadas formaturas. Aliás, quem não é convidado para uma formatura ou outra nessa época?
Entretanto, ir a formatura não é tão simples, antes de ir aproveitar as festas de formatura é necessário pensar no formado e comprar uma lembrança ou presente de formatura.
Pensando nisso, selecionados algumas dicas de presentes para formandos, conforme os cursos:
Presentes Para Formandos Em Advocacia

Livros e canetas são ótimas opções de presentes. Mas tome cuidado, escolha livros que o formando ainda não tenha e o ideal é que as canetas não sejam aquelas do tipo bic. Afinal de contas, essa ocasião merece uma caneta um pouco mais elaborada, não é mesmo?

Presentes Para Formandos Em Computação

Os formandos nessa área adoram novidades tecnológicas. Portanto, aquele Ipod Player cheio de novas funções é uma ótima opção. Agora, se você está com as verbas em baixa, os bonequinhos de profissões são uma boa pedida, inclusive para os formandos de outras profissões.

Presentes Para Formandos Em Ciências Biológicas

Encantados com a natureza, esses formandos geralmente adoram uma aventura. Um convite para fazer um passeio diferente no meio da mata (mesmo que você não vá junto) é uma ótima opção: andar de tirolesa, descer cachoeira de bote e até pular de para-quedas podem ser considerados convites excelentes.
Se você não tem pique para acompanhar ou se não conseguiu encontrar esse tipo de passeio em sua região, você pode optar por roupas. Mas atenção, as roupas tem que ser apropriadas para o tipo de programa que eles estão acostumados a participar: como acampamentos e trilhas.

Presentes Para Formandos Em Psicologia

Você pode aproveitar a oportunidade para fazer uma pequena brincadeira. Que tal presentear o formando com um livro de piadas de doidos? Afinal de contas, antes de te classificar como um lunático, é bom que ele se divirta com algumas piadinhas.
Mas, brincadeiras a parte, você pode escolher algo mais requintado e elegante. Para as mulheres as flores e os chocolates são uma ótima pedida, para os homens, as cestas de queijos e vinhos fazem muito sucesso.
Independente da nova profissão do formando, a lembrança ou presente deve transmitir seus votos de sucesso para a nova vida que ele estará iniciando. Para tanto, além do carinho que você tem na hora de escolher o presente, é de vital importância que você faça um cartão apropriado e coloque em palavras tudo que gostaria de desejar.

E aproveite a formatura!

#CulturalDesign - @DiaDoMúsico

Vocês sabiam que dia 22 de novembro é um dia para a cultura, o dia do músico, vamos entender sobre um pouco desta homenagem e desta época.

DIA_MUSICO

santa cecilia


Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso  também é comemorado o dia do músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor.
Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.
O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações.
A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.
A santa dos músicos
Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia.
Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.
Mito grego
Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas.
Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.

#UmSalveATodosOsNossosMúsicosPeloSeuDia 

#CulturalDesign - @DiaDoAraribóia


Aos nossos clientes Niteroienses, um salve a seu dia, dia 22 de novembro, dia do "Arariboy", fundador da cidade.

Lembro também que a #LeiaDesign é @Cultura, vamos entender um pouco da história do índio.

 Nota: Se procura a estação do metrô do Rio de Janeiro, veja Estação Arariboia.

Estátua de Arariboia, em frente à estação das Barcas, em Niterói.


Arariboia (traduzido do tupi, "cobra da água de arara", de arara, "arara", y, "água" e mboîa, "cobra") foi um chefe da tribo dos temiminós, do grupo indígena tupi, em meados do século XVI. O seu domínio era a Ilha de Paranapuã (hoje Ilha do Governador), na Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
Arariboia era filho do chefe temiminó Maracajá-guaçu quando os franceses, com o apoio dos Tamoios, tomaram o controle da Baía de Guanabara, na então Capitania do Rio de Janeiro, em 1555.

Tendo perdido as suas terras, a tribo temiminó seguiu para a então Capitania do Espírito Santo, onde reorganizaram a sua aldeia, foram catequizados pelos jesuítas e ajudaram os portugueses a expulsar invasores neerlandeses.

Quando a Coroa de Portugal enviou ao Brasil o seu terceiro governador-geral, Mem de Sá, com um contingente de soldados bem armados para retomar a Baía de Guanabara aos franceses, os portugueses estabeleceram aliança com Arariboia, que havia sucedido a seu pai como líder dos temiminós, conseguindo, desse modo, reforçar os seus efetivos em cerca de 8 000 indígenas conhecedores do território e inimigos tradicionais dos Tamoios.

A esquadra francesa se instalara na Guanabara em 1556, ocupando a Ilha de Serigipe e, ali, erguendo um forte, o Forte Coligny. Para se contrapor às forças portuguesas, o comandante dos invasores, Nicolas Durand de Villegagnon, firmou uma aliança com os índios tamoios, cerca de 70 000 homens naquela faixa do litoral. O acordo permitiu que as forças enviadas de Salvador por Mem de Sá, governador-geral do Brasil, não conseguissem uma vitória definitiva contra os franceses. Com a unidade da colônia correndo perigo, Mem de Sá mandou vir do reino seu sobrinho Estácio de Sá e o incumbiu de adotar a mesma estratégia dos franceses: arregimentar apoio indígena.

O confronto mais violento ocorreu em Uruçumirim, na atual Praia do Flamengo, onde os franceses e tamoios estavam aquartelados. Galgando penhascos, Arariboia foi o primeiro a entrar no baluarte inimigo. Empunhava uma tocha, com a qual explodiu o paiol de pólvora e abriu caminho para o ataque. Durante a luta, uma flecha envenenada raspou o rosto de Estácio de Sá, que morreu posteriormente, vítima de infecção. Ao ataque, seguiu-se uma matança noturna, da qual as forças portuguesas e temiminós saíram vitoriosas.

Em episódio com contornos de lenda, Arariboia teria atravessado as águas da baía a nado para liderar o assalto.
O fato é que, com o seu apoio, a operação portuguesa contra os franceses foi coroada de sucesso, tendo os portugueses recuperado o controle sobre a Baía de Guanabara. A partir daí, a cidade do Rio de Janeiro, que, entrementes, havia sido fundada por Estácio de Sá em 1565 no sopé do Morro Cara de Cão, teve assegurada sua sobrevivência.

Após a derrota dos Tamoios, como recompensa pelos seus feitos, Arariboia recebeu da Coroa Portuguesa primeiramente um terreno no atual bairro de São Cristóvão, que fica próximo à Ilha do Governador. Posteriormente, em 1573, recebeu um terreno no outro lado da baía, onde teria a missão de proteger o outro lado da entrada da Baía de Guanabara. Tal sesmaria recebeu o nome de São Lourenço dos Índios, a qual foi o início da atual cidade de Niterói (termo que, traduzido da língua tupi, quer dizer "água escondida". Esse era o nome que os índios davam à entrada da Baía de Guanabara, onde as águas do mar parecem se "esconder" na Baía de Guanabara.). Converteu-se ao cristianismo e adotou o nome de Martim Afonso de Sousa, em homenagem ao homônimo navegador português .
Terminou os seus dias em conflito com o novo governador-geral da Repartição Sul do Estado do Brasil (com sede no Rio de Janeiro), Antônio Salema (1575-1577). Na cerimônia oficial de posse, tendo Arariboia se deslocado de Niterói até ao Rio de Janeiro, sentou-se à moda indígena (com o tronco sobre as pernas cruzadas). O fato veio a desagradar o governador, que o repreendeu. Arariboia rebateu tal repreensão retrucando: Minhas pernas estão cansadas de tanto lutar pelo seu Rei, por isto eu as cruzo ao sentar-me, se assim o incomodo, não mais virei aqui!

O idoso cacique voltou para a sesmaria de Niterói, não mais tendo retornado ao Rio de Janeiro. Por incrível que pareça, segundo informa o Dicionário de curiosidades do Rio de Janeiro, Arariboia teria morrido afogado nas proximidades da Ilha de Mocanguê-mirim, ainda em 1574[necessário esclarecer].
É considerado o fundador da cidade de Niterói e uma estátua sua, erguida em 1965, pode ser vista em uma praça homônima no centro da cidade, fronteira à estação das barcas, com os olhos voltados para a Baía de Guanabara e protegendo a cidade de Niterói às suas costas. A antiga sede da prefeitura municipal tem o nome de Palácio Arariboia em sua homenagem.
Senhor de grande personalidade, teria servido de inspiração a José de Alencar na criação de sua obra O Guarani.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

#Dica - #ViagemDeFormatura


#DicaDeFormatura

#ViagemDeFormatura


Atualmente muitos formandos optam por uma forma diferente de despedida. Eles optam por fazer uma viagem, geralmente em um fim de semana ou uma semana para confraternizar uma última vez como colegas de classe.

Existem várias empresas que atendem esta demanda, oferecendo pacotes em resorts de praia ou campo, parques aquáticos, parques temáticos, etc, a um custo fixo por pessoa, incluídas as refeições.

Deve-se no entanto tomar o cuidado de prever tal situação já no início da comissão, para que esta possa arrecadar o valor referente ao custo adicional.

É recomendado que o formando tenha a opção de escolher se quer ou não participar desta fase da formatura, vez que nem todos têm a disponibilidade de dinheiro e, principalmente, de tempo.

Alguns podem precisar se mudar após a formatura, ou podem arranjar empregos que não terão férias coincidentes com a viagem, etc.

É importante também negociar pacotes com as agências. Afinal, você estará fechando pacotes para cerca de 40 pessoas, o que lhe dá o poder de conseguir um ótimo desconto, se o pagamento for feito à vista.

Outra tarefa da comissão é checar se a agência de viagens é de confiança, e se o destino oferece toda a estrutura necessária para receber as pessoas.

Verifique se será oferecido o pacote completo com: transporte, refeições e estadia. Se algo não estiver incluído, verifique o preço e avise aos formandos.

Para formandos menores de idade, é necessário obter uma autorização dos pais e nomear um maior que ficará responsável pelo menor. Se for um professor convidado, a comissão deve pagar por sua viagem.

Lembrei que recentemente, em São Paulo, estudantes da cidade e do Acre, viajando para Cancun,  acreditaram em uma confiável empresa (Trip e Fun) e ao chegarem no aeroporto, descobriram que a mesma, tinha cancelada pela companhia área e no real, não foi e sim da organizadora da viagem.

Mas que eu conheço e dizem que presta um bom serviço, é a Forma Turismo, de 12 anos de experiência e presentes no Brasil inteiro.

Enfim, uma boa viagem a todos!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fifa anuncia sedes e preço de ingressos da Copa das Confederações 2013




Fifa anuncia sedes e preço de ingressos da Copa das Confederações 2013

Recife, que corria o risco de ser excluída por atraso nas obras, acabou confirmada

São Paulo, SP, 08 (AFI) – A Fifa confirmou, na manhã desta quinta-feira, que a Copa das Confederações de 2013 terá seis sedes, sendo uma delas a Arena Pernambuco, em Recife, que corria o risco de ser excluída por atraso nas obras. Além disso, no evento realizado pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo, foram confirmados que os ingressos para o torneio custarão de R$ 28,50 (meia-entrada) a R$ 418,00.

Obras em Recife estão atrasadas
Além de Recife, as outras sedes do evento teste para o Mundial do Brasil são Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. A competição será realizada dos dias 15 a 30 de junho de 2013, mas a Fifa exige que os estádios estejam prontos com antecedência.

O evento desta quinta-feira contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além de José Maria Marin, presidente do COL e da CBF, e do ex-atacante Ronaldo, que é membro do COL. Pelo lado da Fifa, o secretário-geral Jèrôme Valcke não veio ao Brasil dessa vez. Com isso, a entidade foi representada pelo diretor de marketing, Thierry Weil, e pelo diretor de comunicações, Walter De Gregorio.

"A decisão foi tomada com base em dois fatores: relatórios técnicos dos estádios e comprometimento político", explicou Walter De Gregorio, ressaltando a importância do empenho governamental para cumprir os prazos - o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chegou, inclusive, a marcar presença no evento desta quinta-feira em São Paulo. Mas o dirigente da Fifa também fez um alerta. "Agora é um ponto sem volta. Não há mais como mudar. É um grande desafio. E estamos confiantes."

Preocupação da Fifa
Quando elaborou o calendário da Copa das Confederações, no final do ano passado, a Fifa fez uma ressalva e admitiu que a competição poderia ter o número de sedes reduzido por causa dos atrasos nos estádios. Na época, as preocupações eram com Recife e Salvador. A definição, então, ficou para junho deste ano. Em maio, porém, a entidade resolveu dar mais prazo às cidades e adiou o anúncio para novembro.

Diante do avanço nas obras, Salvador deixou de ser uma preocupação para a Fifa ainda no primeiro semestre. Assim, a pendência ficou sendo Recife. Mas o governo pernambucano acelerou os trabalhos no estádio que terá capacidade para 46 mil pessoas. Agora, a arena já atingiu índice de conclusão de 70%, com prazo de entrega para março de 2013, o que fez com que fosse confirmada no torneio.

Passada a indefinição que durava quase um ano, a Arena Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações, assim como Rio, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador - a exceção é Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. Essas seis cidades também serão sedes do Mundial de 2014, que ainda contará com São Paulo, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Natal como palco das partidas.

Teste para Copa
Encarada como um teste na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações já tem sete dos oito participantes conhecidos: Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Itália (representante da Europa), Uruguai (América do Sul), México (Concacaf), Japão (Ásia) e Taiti (Oceania). A última vaga será de um país da África, a ser definida na Copa Africana de Nações em fevereiro.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

INEP divulga resultado do Enem 2012


gabarito enem 2012

O Gabarito Enem 2012 foi divulgado pelo Inep. Confira aqui as respostas das provas Amarela, Azul, Branca, Cinza e Rosa. As respostas das questões de sábado (3), que foram sobre ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo (4), de linguagens e matemática, foram disponibilizadas no site do INEP e também no do Ministério da Educação. Você também pode conferir aqui no #LeiaDesign

A partir de 28 de Dezembro, é a data prevista que os candidatos possam acessar seus resultados pessoais na página do Enem. O exame 2012 teve abstenção de mais de 25%, quando 27,9% de todos os candidatos inscritos não compareceram para fazer a prova que mede como está o nível do Ensino Médio brasileiro, e que também pode garantir a entrada em diversas redes de ensino no país ou o financiamento por meio de bolsas de estudo.

Os estudantes podem realizar a conferência da quantidade de questões que tiveram acerto no Enem 2012, porém a pontuação obtida depende de vários fatores, conforme aponta o padrão das respostas que tiveram na prova conforme acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é utilizado pelo Enem 2012. A redação que cada candidato fez passará pela correção de pelo menos duas pessoas. Caso haja a diferença de pontuação maior do que 200 pontos entre um corretor e outro, outra pessoa irá corrigir a prova de redação do Enem 2012.

Enem 2012 – Redações com 3ª correção deverão aumentar em até três vezes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) faz a previsão de que a quantidade de redações do Enem 2012 que terão um terceiro corretor possa chegar a 1,2 milhão durante a edição deste ano, o que configura o triplo do que foi registrado no ano de 2011, quando 379.786 provas passaram por este processo. A quantidade significa 29% da quantidade total de alunos que realizaram a prova.

Com a redução de 300 para 200 pontos na diferença das notas para passarem por uma nova correção, houve um crescimento no rigor no Enem 2012. Conforme aponta Luiz Cláudio Costa, que preside o INEP, o trabalho dos corretores deve iniciar apenas no dia 14, pois antes de isso ocorrer, todas as redações do Enem 2012 deverão ser digitalizadas. No total, esta correção nas dissertações deverá mobilizar 5.683 pessoas para corrigir, 229 para supervisionar, 12 para coordenar e 462 para auxiliar a supervisão.

Esta alteração no formato de correção nos textos do Enem 2012 ocorreu depois de uma enxurrada de reclamações que os candidatos fizeram por se sentirem prejudicados durante a prova da edição do ano passado. Houve inclusive alguns candidatos que utilizaram processos judiciais. O motivo de uma participante carioca para o processo foi que ela teve três notas diferentes, recebeu 800 do primeiro corretor, o segundo corretor zerou a redação dela e o terceiro deu a nota 440.

O tema da redação do Enem 2012 foi o movimento de imigrações que o Brasil recebeu no século XXI. Vários candidatos disseram que não esperavam este tema e acharam que ele era muito complexo, já que disseram ter se preparado para escrever sobre textos com relação à violência, ao meio ambiente ou a política. Professores disseram que há a probabilidade de que a média dos participantes na redação do Enem 2012 tenha uma redução comparado com o ano passado, onde o tema foi sobre os limites entre a vida pública e privada no século XXI.

Notas do Enem 2012 e o gabarito
A distribuição das notas do Enem 2012 se dá da seguinte maneira: cinco notas diferentes, uma para cada tipo de conhecimento que foi avaliado, como Ciências da Natureza, Linguagens, matemática e Ciências Humanas, somadas com a média da redação. Para que o estudante consiga verificar e visualizar o gabarito do exame, desta vez não será preciso a utilização de CPF ou do número da inscrição, nem mesmo a utilização das senhas. Vale ressaltar para o estudante que ele não deve confundir as respostas oficiais das questões com o seu resultado individual na prova do Enem 2012.

Como as provas foram dividas em cores, são quatro gabaritos diferenciados para cada exame. Cada estudante poderá verificar o seu resultado individual de duas maneiras diferentes: a primeira é basicamente na seleção do ano em que a prova foi realizada, depois será pedido o CPF e a senha do aluno que foi cadastrada quando a inscrição foi realizada. A outra forma será na digitação do número da inscrição e também de sua senha. Caso a pessoa tenha esquecido o número de inscrição, haverá um link com a opção de “consultar o número de inscrição”, desta maneira o sistema fará de maneira automática o redirecionamento para uma nova página, onde o candidato poderá recuperar a senha do Enem 2012.

Enem 2012: A prova
O Exame Nacional do Ensino Médio é aberto para todas as pessoas que já concluíram o ensino médio e que pretendem conseguir uma vaga em qualquer instituição de ensino superior de nível Federal. Algumas faculdades estaduais e particulares também utilizam a nota do Enem 2012, não como única entrada para a universidade, mas como uma parcial que ajuda a agregar número ás notas tiradas no vestibular. Para este ano o Ministério da Educação queria realizar duas edições do exame, mas isso não foi possível e a edição de abril foi cancelada.

A importância do Enem 2012 no Prouni
Todos os alunos que pretendem conseguir uma vaga em alguma faculdade particular e que vai utilizar o Prouni, precisa necessariamente apresentar a nota da prova no Enem 2012, sendo um pré-requisito de inscrição para o programa. O valor do benefício é distribuído de acordo com o desempenho do candidato, podendo ser integral ou parcial, de acordo também com a renda da família. O estudante interessado em ingressar neste projeto deve ter cursado o ensino médio de maneira integral em escola pública ou no ensino privado com bolsa integral. No ano de 2010 o programa recebeu mais de 4 milhões de candidatos, e boa parte das vagas acabaram ficando sem preenchimento.

Ano passado mais de 80 mil vagas foram disponibilizadas de acordo com o resultado do Enem em mais de 80 instituições de ensino superior, sendo delas 39 de âmbito Federal.

Abaixo você confere o gabarito do Enem 2012 divulgado oficialmente pelo Inep:

Gabarito Enem 2012 – Primeiro dia
  
Gabarito Enem 2012 – Segundo Dia

Empresas lançam mão de férias ilimitadas para estimular funcionários



Num esforço para estimular a criatividade dos funcionários, reduzir a rotatividade e evitar o esgotamento, algumas empresas nos Estados Unidos estão oferecendo aos empregados o benefício máximo: férias ilimitadas. Ao mostrar que confiam em seus funcionários, dizem os empregadores, acreditam estar cultivando uma cultura de confiança ainda mais profunda. Embora a prática ainda seja experimental, essas empresas dizem que até agora constataram poucos abusos do sistema, revela artigo publicado pelo Wall Street Journal.

A Red Frog Events, uma organizadora de entretenimentos de fim de semana sediada em Chicago, não monitorou os dias de férias tirados pelos empregados desde suas primeiras contratações, há cerca de dois anos. Muitos de seus 80 empregados “tiram dois ou três dias aqui e ali” para recarregar as energias ou cumprir obrigações pessoais, tais como ir ao casamento de um amigo; mas ninguém abusou da política da empresa de férias ilimitadas, diz a diretora de recursos humanos, Stephanie Schroeder.

As férias ilimitadas são oferecidas em geral em empresas menores, onde os horários são mais fáceis de coordenar, mas ainda assim é um benefício relativamente raro, dizem os especialistas. Atualmente, apenas 1% dos empregadores oferece esse benefício, de acordo com o Levantamento de Benefícios dos Empregados de 2012 feito pela Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos Estados Unidos, que entrevistou 550 profissionais de RH. A maioria das empresas oferece um período de férias fixo: o trabalhador americano mediano de tempo integral recebeu 2,6 semanas de férias no ano passado, segundo uma pesquisa de 465 mil trabalhadores realizada pela PayScale, firma que coleta dados sobre remuneração.

No Brasil, são concedidos 30 dias de férias, que podem ser usufruídos integralmente ou divididos em dois períodos em algumas empresas. De acordo com a legislação trabalhista, o trabalhador brasileiro pode ainda vender 10 dias e receber o equivalente a esse período em dinheiro, e folgar os 20 restantes.
Jay Jamrog, vice-presidente sênior de pesquisas do Instituto para a Produtividade Empresarial, uma organização de pesquisas, diz que o tempo de férias ilimitado é uma forma de baixo custo de ganhar a lealdade dos funcionários, e pode ajudar a compensar fatores como baixos salários, congelamento salarial ou perda de bonificações. Segundo ele, adotar essa política envia a mensagem de que a empresa valoriza o bem-estar dos funcionários e o equilíbrio entre o trabalho e a vida particular.
“É principalmente uma questão de imagem”, diz ele.
Mesmo assim, essa política não é uma boa opção para qualquer empresa, diz Jamrog, e os empregadores devem proceder com cautela:

“Você tem que ter uma cultura de alta confiança. Se essa cultura não existir, posso imaginar o quanto as pessoas vão abusar do sistema.”
Gerente de recrutamento e seleção da Personal Service, Sonia Norões entende que as férias ilimitadas podem ser uma alternativa, sim, para as empresas estimularem e reterem seus colaboradoras, mas é válida para um pequeno grupo de profissionais e com um objetivo específico. Aqui no Brasil, ainda não é uma prática comum:

— O funcionário ter direito a férias remuneradas ilimitadas requer maturidade e profissionalismo, que, infelizmente, nem sempre encontramos no nosso mercado de trabalho.
Na opinião de Sonia, as empresas correm o risco de o profissional confundir a confiança que esse benefício propõe com libertinagem, ou seja, liberdade sem bom senso.
— Sinceramente, acredito que poucos grupos de profissionais estejam prontos no Brasil para receber esse benefício. Um mercado de trabalho em que, frequentemente, escutamos uma negativa em uma boa proposta de trabalho para que seja aproveitado o seguro desemprego, reflete um mercado imediatista. Claro que isso ocorre, predominantemente, em um nível profissional mais operacional, mas esse comportamento sugere que a população, culturalmente, está preocupada em usufruir as melhores condições de um benefício no momento, independente do futuro.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Dov Seidman, diretor-presidente da firma de consultoria de serviços LRN, reconhece que desde que a empresa introduziu férias ilimitadas, há três anos, alguns funcionários “tomaram decisões erradas” e perderam reuniões para tirar uma folga. Mas esses erros são raros, diz ele, e “ninguém nunca se ausentou por quatro semanas, por exemplo”.
Seidman diz que, como resultado dessa política adotada pela empresa, seus cerca de 300 funcionários ficaram mais ponderados e atenciosos em relação às folgas. E muitos agora se sentem obrigados a verificar a situação de férias dos colegas antes de marcar suas folgas, acrescenta.
A produtividade também não sofreu impacto. Antes da nova política, os funcionários tiravam, em média, três semanas de férias por ano, número que continuou inalterado, diz Seidman:
“As pessoas ficam muito mais honestas e responsáveis quando confiamos nelas”.



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Abstenção do Enem 2012 chega a 27,9% dos participantes Os estados com maior índice de faltosos foram Roraima, Bahia e Amazonas


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva em que apresenta balanço das provas do Enem
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante: foram eliminados 65 alunos que postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante: foram eliminados 65 alunos que postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova
Brasília – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou abstenção de 27,9% dos participantes. Ao todo, compareceram 4,1 milhões de alunos nos 15.076 locais de provas localizados em 1.615 municípios do país. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (4) que, até o momento, não foi identificada nenhuma fraude no exame. “[Não há] nenhum indício de algo que pudesse arranhar o exame. Tivemos uma grande eficiência na logística”, garantiu.


Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os estados com maior índice de faltosos, nos dois dias, foram Roraima, Bahia e Amazonas. Com menor índice, Piauí, Santa Catarina e Alagoas. No ano passado, a abstenção média chegou a 26,4% e, em 2010, a 28%. O MEC vai divulgar o gabarito das provas na próxima quarta-feira (7).

De acordo com Mercadante, foram eliminados 65 alunos que postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova. Ontem (3), primeiro dia de realização da prova, foram eliminados 37 candidatos. Hoje, apesar da divulgação da eliminação, mais 28 candidatos postaram imagens e também foram excluídos do Enem. Os casos foram registrados em vários estados do país.

De acordo com normas do edital, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.

“[Os candidatos eliminados] jogaram fora a oportunidade deles e, eventualmente, podendo prejudicar outros, como houve ontem gente dizendo que estava cancelado o Enem. A seriedade tem que ser compartilhada”.

O Ministério da Educação encaminhou novamente à Polícia Federal os nomes de pessoas que publicaram informação falsa nas redes sociais de que as provas teriam sido canceladas.

Saiba mais: Roteiro de Formatura


As diferentes cerimônias universitárias envolvem aparatos que não podem ser esquecidos por quem participa da montagem de um cerimonial universitário. Roteiros, composição de mesas, convites, diplomas, formas de juramentos são alguns dos detalhes que tornam os eventos e cerimônias acadêmicas mais significativas.

COLAÇÃO DE GRAU:

JURAMENTO

O presidente da cerimônia convida o formando para que faça o juramento em nome da turma. O juramentista dirige-se até a mesa e, com o braço direito estendido, lê o juramento, enquanto os demais formandos, em pé, também com o braço direito estendido e, em voz alta, acompanham a leitura do juramento. Os demais formandos, quando chegarem à mesa, para receberem a colação de grau, estendem o braço direito e pronunciam a frase:

“ Assim o Prometo “

O formando que será o juramentista poderá ser indicado pelos demais formandos.

ENTREGA DO DIPLOMA SIMBÓLICO

É prerrogativa do Reitor, ou de quem preside a solenidade. Pode, ainda, ser entregue pelo Paraninfo ou pelo Patrono.

Durante a solenidade de colação de grau, é permitida a entrega de láureas pelas entidades de classe; os formandos que a receberem estarão sendo distingüidos pelo seu desempenho, enquanto acadêmicos.

Além do Presidente da Cerimônia, pode entregar o diploma, os pais dos formandos que pertençam ao quadro de docentes da universidade. Estes são convidados, durante o ato, pelo Reitor ou por seu representante, para proferir a entrega.

MÚSICA

Durante o juramento, a imposição do barrete (capelo) e o pronunciamento dos oradores não é permitido fundo musical, pois o juramento dos formandos e os discursos deverão ser ouvidos por todos de forma clara e sem que haja interferências na consecução do objetivo da solenidade.

Não será permitida a entoação de qualquer hino de time de futebol ou de outras espécies, bem como músicas Punk, Hardcore e Heavy Metal; ou qualquer música cuja letra seja de caráter obsceno e ofensivo.

HINO NACIONAL

Tão importante como a Bandeira Nacional, o Hino Nacional Brasileiro também está presente em todas as solenidades oficiais ou oficializadas. Como Símbolo Nacional, o Hino tem a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a música composta por Francisco Manoel da Silva. Como música deve ser executada no compasso próprio, a 120 batidas. Como letra é um épico que retrata os feitos desde a independência com descrição da beleza do céu, do espaço territorial e nossa disposição de trabalho e luta pela Pátria.

Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, manda o protocolo que o ouvinte mantenha-se em pé, em silêncio, em postura de respeito e com a cabeça descoberta como sinal de respeito à Pátria. Poderá, porém, entoá-lo se a participação coletiva for exigida.

Conforme estabelece a lei que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, nos casos de simples execução instrumental do Hino Nacional, tocar-seá a música integralmente, mas sem repetição; ou seja, toca-se sempre uma estrofe da música. Nos casos de execução vocal, serão sempre cantadas as duas partes da letra.

No momento da entoação dos hinos, as autoridades que compõem a mesa principal ficarão viradas, de frente, para o público/platéia, que são a razão do evento.

LEITURA DA ATA

É de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação.

LOCAL E RESPONSABILIDADES DA SOLENIDADE ACADÊMICA

A escolha fica a critério dos formandos, porém com anuência da Comissão de Formatura da Universidade, pois é necessário verificar se existe infra-estrutura mínima para a realização da solenidade: mesa, cadeiras, toalha, tribuna, dois microfones (um para a tribuna e outro para a mesa), equipamento de som, bandeiras (do Brasil, do Estado, do Município onde será realizada a solenidade de colação de grau e da Universidade), local para os formandos e professores se togarem e local para recepcionar as autoridades convidadas.

A reserva do local também fica a cargo dos formandos. Deverá ser feita com antecedência, para que possa constar dos convites.

Tendo em vista o perfeito cumprimento de normas legais que regem a solenidade de colação de grau, a Comissão de Formatura fará cumprir as seguintes normas:

a) Toda a solenidade de formatura será planejada de acordo com a solicitação específica encaminhada à Instituição pela Comissão de Formatura.

b) A Comissão de Formatura deverá apresentar tal documento com nome e assinatura dos integrantes da mesma.

c) A organização da solenidade acadêmica é de responsabilidade da Universidade.

d) Toda e qualquer proposta ou sugestão referente à solenidade acadêmica somente será analisada quando devidamente encaminhada pela Comissão de Formatura, em tempo hábil, ou seja, com 15 dias (quinze dias) de antecedência da data da realização da solenidade. Solicitações informais (ao vivo, por telefone ou outro meio) não serão consideradas.

FOTOGRAFIAS E FILMAGENS

A contratação destes trabalhos é de responsabilidade dos formandos.

sábado, 3 de novembro de 2012

Veja a cobertura completa do 1º Dia do ENEM


#LeiaDesign

Cobertura ao vivo do Enem 2012 é aqui


Fiscais apreendem produtos na porta de local de prova do Enem, em Santos
Lápis, borrachas e réguas que estavam sendo vendidos foram apreendidos.
Apenas água e canetas podem ser comercializadas nos locais de prova.
Mariane Rossi
Do G1 Santos




Fiscais apreendem produtos na porta de local de prova do Enem, em Santos

Lápis, borrachas 

Itens apreendidos durante a prova do Enem em Santos, SP 
Fiscais de postura da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, apreenderam, na tarde deste sábado (3), lápis, borrachas e réguas que estavam se03/11/2012 15h19 - Atualizado em 03/11/2012 15h52
'Chutei todas as questões', diz 1ª aluna a deixar a prova do Enem no Rio
Estudante diz que não dormiu direito porque passou a noite no samba.
Candidatos começaram a sair às 15h; provas terminam às 17h30.



Após mais de 4h de prova, estudante esquece de marcar cartão no Enem


Amanda Igreja disse que ficou nervosa e por isso
chutou todas as questões
Os primeiros candidatos a deixar a prova do Enem, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Zona Norte, na tarde deste sábado (3), classificaram a prova como difícil. A candidata ao curso de contabilidade, Andressa da Silva, de 18 anos, confessou que "chutou todas as questões". 
Ela justificou que estava cansada, já que passou a noite anterior em uma festa na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A saída dos estudantes foi liberada a partir das 15h. O primeiro dia de provas termina às 17h30.

Andressa disse que passou a noite anterior no
samba
"Estou pernoitada porque estava no Salgueiro e ainda tenho que trabalhar hoje. Estou bem cansada. Chutei todas as questões", disse a jovem.
A estudante Amanda Igreja, 17 anos, também foi uma das primeiras a sair. Ela contou que estava nervosa, por isso, acredita que não conseguiu fazer uma boa prova.
“Não li a prova direito e não respondi direito. Chutei quase todas “, contou a jovem.
Jovem tenta pular o portão
Cinco minutos após o início da prova, Amanda Freitas, de 18 anos, tentou pular os portões da Uerj. Desesperada por perder o exame, ela foi contida por seguranças que fecharam os portões pontualmente às 13h.

Aluna tentou pular o portão após chegar atrasada no Enem 
"Eu moro aqui pertinho, na Tijuca, achei que o trânsito estava ótimo, mas acabei me dando mal. Estou triste e decepcionada também. Quero prestar vestibular para odontologia e agora sem o Enem tudo vai ficar mais complicado. Mas os seguranças estão certos em não me deixar entrar, afinal, tinha horário estipulado", disse a jovem.
Antecedência
Primeiro a chegar à Uerj, por volta das 10h20, o estudante da Faetec da unidade de Marechal Hermes, no subúrbio, Adriano Custódio de Oliveira Júnior, de 17 anos, relatou que apesar de morar próximo ao local onde a prova será realizada, ele achou melhor chegar com antecedência.
"Por causa do trânsito, fico com medo de chegar atrasado e por isso acabei saindo cedo de casa. Mas foi bom, porque essa espera do lado de fora, me deixa menos ansioso. Estudei o suficiente e acredito que vai dar tudo certo", contou o estudante, que estava acompanhado do pai, o aposentado Adriano Custódio, de 69 anos:
"Meu pai sempre me apoiou em todas as minhas escolhas. Essa é só uma das primeiras de muitas que vou ter que tomar durante a minha vida. Hoje, apesar da confiança, confesso que estou com medo da prova de química, por isso, prefiro nem pensar nisso para não ficar tenso", contou Adriano, que pretende prestar vestibular para engenharia mecânica.
saiba mais


Estudantes do país se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio

Provas sábado e domingo
Neste sábado, serão 90 questões, que devem ser resolvidas em até quatro horas e meia. No domingo, mais 90 questões e a redação, que devem ser feitas no prazo máximo de cinco horas e meia.
Para não perder pontos, é importante distribuir bem esse tempo. “É uma prova que é um jogo de estratégia. O aluno tem que lembrar que ele tem 3 minutos pra cada questão. e ele não pode perder 4, 5 minutos nas primeiras, porque ele perde muito tempo e depois ele tem que chutar as questões”, explica o professor Renato Pelizzari.






134 comentários

Amanda Igreja disse que ficou nervosa e por isso
chutou todas as questões (Foto: Renata Soares/G1)
Os primeiros candidatos a deixar a prova do Enem, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Zona Norte, na tarde deste sábado (3), classificaram a prova como difícil. A candidata ao curso de contabilidade, Andressa da Silva, de 18 anos, confessou que "chutou todas as questões". 
Ela justificou que estava cansada, já que passou a noite anterior em uma festa na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A saída dos estudantes foi liberada a partir das 15h. O primeiro dia de provas termina às 17h30.

Andressa disse que passou a noite anterior no
samba 
"Estou pernoitada porque estava no Salgueiro e ainda tenho que trabalhar hoje. Estou bem cansada. Chutei todas as questões", disse a jovem.
A estudante Amanda Igreja, 17 anos, também foi uma das primeiras a sair. Ela contou que estava nervosa, por isso, acredita que não conseguiu fazer uma boa prova.
“Não li a prova direito e não respondi direito. Chutei quase todas “, contou a jovem.
Jovem tenta pular o portão
Cinco minutos após o início da prova, Amanda Freitas, de 18 anos, tentou pular os portões da Uerj. Desesperada por perder o exame, ela foi contida por seguranças que fecharam os portões pontualmente às 13h.



"Eu moro aqui pertinho, na Tijuca, achei que o trânsito estava ótimo, mas acabei me dando mal. Estou triste e decepcionada também. Quero prestar vestibular para odontologia e agora sem o Enem tudo vai ficar mais complicado. Mas os seguranças estão certos em não me deixar entrar, afinal, tinha horário estipulado", disse a jovem.
Antecedência
Primeiro a chegar à Uerj, por volta das 10h20, o estudante da Faetec da unidade de Marechal Hermes, no subúrbio, Adriano Custódio de Oliveira Júnior, de 17 anos, relatou que apesar de morar próximo ao local onde a prova será realizada, ele achou melhor chegar com antecedência.
"Por causa do trânsito, fico com medo de chegar atrasado e por isso acabei saindo cedo de casa. Mas foi bom, porque essa espera do lado de fora, me deixa menos ansioso. Estudei o suficiente e acredito que vai dar tudo certo", contou o estudante, que estava acompanhado do pai, o aposentado Adriano Custódio, de 69 anos:
"Meu pai sempre me apoiou em todas as minhas escolhas. Essa é só uma das primeiras de muitas que vou ter que tomar durante a minha vida. Hoje, apesar da confiança, confesso que estou com medo da prova de química, por isso, prefiro nem pensar nisso para não ficar tenso", contou Adriano, que pretende prestar vestibular para engenharia mecânica.
saiba mais

Neste sábado, serão 90 questões, que devem ser resolvidas em até quatro horas e meia. No domingo, mais 90 questões e a redação, que devem ser feitas no prazo máximo de cinco horas e meia.
Para não perder pontos, é importante distribuir bem esse tempo. “É uma prova que é um jogo de estratégia. O aluno tem que lembrar que ele tem 3 minutos pra cada questão. e ele não pode perder 4, 5 minutos nas primeiras, porque ele perde muito tempo e depois ele tem que chutar as questões”, explica o professor Renato Pelizzari.


Candidatos que saíram cedo do Enem apelaram para o 'chutômetro'
Após o exame, amigos se reuniram para compartilhar dificuldades.
Maioria dos alunos de Santos, SP, acredita que 2º dia será mais difícil.

Estudantes saem de local de aplicação de prova do Enem em Santos, SP 
Os primeiros candidatos que terminaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santos, no litoral de São Paulo, saíram das salas da Universidade Católica de Santos (Unisantos) logo depois das 15h, horário mínimo para o candidato deixar o local de realização do exame.
saiba mais
Fiscais apreendem produtos na porta de local de prova do Enem, em Santos
'Isso é um absurdo', diz candidata que chegou 35 minutos atrasada
Na fila para o Enem, estudantes se distraem como podem em Santos
Estudantes chegam para a prova do Enem em Santos, SP
Nilson Rodrigues, de 18 anos, foi o primeiro a sair. Para ele, as perguntas sobre tecnologia foram as mais complicadas. “Foi difícil. Eu li e o que eu entendi, eu respondi. O que eu não sabia eu chutei, mas não deixei nada em branco”, disse ele.
Já a estudante Stéphanie Barbosa, de 17 anos, também terminou a prova antes do horário limite. Ela disse que é a primeira vez que faz o exame e que foi diferente do que pensava. “Tinha bastante texto, mas eu pensei que fosse mais massante. As que eu sabia eu fui fazendo. Já as mais difíceis, deixei para o final”, falou.
Os amigos Rafael Barbosa de Souza, de 18 anos, Tais de Sá e Romário da Silva, ambos de 17 anos, se reuniram na porta da universidade onde fizeram a prova do Enem. Eles falaram sobre as questões e dificuldades que tiveram no exame, apesar de terem finalizado logo após as 15h. “Tive dificuldade na parte de química. O resto foi muito tranquilo”, disse Rafael, que foi o primeiro a deixar a sala de aula onde realizou a prova.
O grupo de amigos também falou que a prova estava extensa e, por isso, não tiveram muita paciência para ler com atenção todos os textos. “No começo eu li, mas depois eu fui chutando. Acho que amanhã vai ser mais difícil. A redação exige mais”, disse.

Estudantes afirmam que a prova era extensa e não tiveram paciência para ler 

Na fila para o Enem, estudantes se distraem como podem em Santos


'Isso é um absurdo', diz candidata que chegou 35 minutos atrasada
Apesar de chegar bem atrasada, candidata reclamou bastante no portão.
Roberval Boaventura foi de bicicleta fazer o exame, mas chegou atrasado.



Candidato chega atrasado e fica de fora da prova do Enem em Santos, SP 
Alguns candidatos chegaram atrasados nos locais de prova do Enem neste sábado (3), em Santos, no litoral de São Paulo. Eles não puderam entrar no local e perderam a chance de fazer o exame.
Rute Lacerda chegou por volta das 13h34 no local indicado para ela fazer a prova do Enem. A garota conta que se atrasou porque pensou que a prova fosse em outro campus da Universidade. Ela, que mora em São Vicente, ficou nervosa quando os portões foram fechados, já que não teria oportunidade de realizar o exame. "Isso é um absurdo. Eles têm que saber que acontecem imprevistos".
Pedro Domingues Mendes esqueceu o RG e voltou para casa para buscar o documento. Mesmo com a carona de um amigo, que o trouxe de moto, ele não conseguiu chegar a tempo dos portões estarem abertos. "Perdi o dia de trabalho", conta ele, que queria fazer o Enem para tentar entrar em uma faculdade de Engenharia Ambiental. "Me formei em 2008. É uma pena ter acontecido isso. O problema é que por causa disso você tira a oportunidade dessas pessoas", completa.
Já Roberval Boaventura ficou inconformado por não haver uma tolêrancia de 10 ou 15 minutos após o fechamento dos portões. "Não acredito nisso. É uma palhaçada", disse ele. Roberval, que mora próximo ao Canal 4, em Santos, foi fazer a prova de bicicleta com o pai. Ele só não chegou antes porque estava no serviço. "Estava trabalhando. Saí 12h30 e nem almocei. Não dava para sair antes porque a loja estava movimentada", diz ele.

Na fila para o Enem, estudantes se distraem como podem em Santos


Centenas de pessoas comparecem aos locais de provas do Enem para a realização do primeiro dia de exames em Santos, no litoral de São Paulo. Os candidatos chegaram cedo na porta de uma universidade no bairro Vila Mathias.
Antes mesmo dos portões abrirem, por volta das 12h, havia muita gente esperando. Os amigos Vinícius Tavares e Michele Owamata, ambos de 17 anos, se encontraram por acaso na porta da universidade. Mesmo depois da abertura dos portões, eles preferiram conversar para relaxar antes da prova. "Ainda é cedo para entrar. Ficamos aqui para descontrair, já que bate aquela ansiedade", disse Vinícius.
Já Rafael Santana, de 19 anos, é um veterano na prova. Ele está fazendo o Enem pela quarta vez para tentar entrar em uma faculdade. "Quero fazer medicina. Esse ano estou mais calmo. Os textos são grandes. A prova é cansativa. Vou tentar trabalhar a minha calma e a minha paciência. Santana também preparou uma sacola com lanche para enfrentar a tarde inteira de prova. "Trouxe algumas barrinhas e uma água", conta.
Aos 27 anos, Rodrigo Santos se preparou para o exame estudando em casa e na internet. O sonho dele é fazer uma faculdade pública e seguir a carreira de psicólogo. Para fazer o Enem, ele tem uma estratégia. "Vou tentar responder tudo na sequência. Fazer rápido e, no final, fazer uma revisão com calma", disse.




sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O que fazer na véspera da prova do Enem



Existe uma preocupação muito grande, sobre o que fazer ás véspera da prova do Enem ou de qualquer outro vestibular. Há várias teorias existem por ai. Tem pessoas que preferem estudar outras que não acham necessário, tem as que acham que tem que estudar até a hora de entrar na sala, enfim cada pessoa tem uma forma de encarar as vésperas de prova. Vamos aqui dar algumas dicas sobre como proceder nesses dias que antecedem o exame.

Especialistas dizem que na última semana de estudos (uma semana antes da prova), é importante que se realize exercícios para fixar, o conteúdo estudado e identificar alguns pontos que ainda precisem melhorar. Nessa última semana, não é legal tentar aprender nenhum conteúdo nem ficar brincando de adivinho para ver o que cai na prova. Realizar exercícios ajuda a entrar no ritmo da prova. Além do que mais a resolução de questões pertinentes ao tema de estudo proporciona ao candidato maior segurança e confiança em si mesmo. Facilita ainda a aplicação do conteúdo na hora da prova.

Para um dia antes da prova a recomendação é de que, caso o candidato trabalhe, se puder tire um dia de folga, para poder descansar. Alimente-se bem, ingira alimentos que o ajudarão a lembrar o que estudou. Tome bastante água. Durma cedo na noite antes da prova, uma boa noite de sono fará você ter mais disposição para outro dia. No dia da prova, alimentos leves são recomendados. Leve uma garrafinha de água, barrinha de cereal ou um chocolate, são alimentos de rápida digestão que entram na corrente sanguínea, aumentando sua energia. Mantenha a calma, não fique nervoso (a), isso só vai te atrapalhar. O que você tinha que fazer (estudar) já fez, agora relaxa, leia com muita atenção a todas as questões. O resultado é conseqüência.