quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aos Professores de Educação Física

Conhecendo a carreira de Professor de Educação Física

Nós da Design Formaturas, com 30 anos de sucesso, sabemos o quanto é importante a imagem e a quaidade de um professor de Educação Física presentes na vida escolar e na formação de nossos clientes estudantes.

Praticar um esporte e um exercício físico, temos conhecimento do que é bom para nossa mente e corpo, pois assim, realizamos amizades e forças de vontade a um bem estar.

Portanto, a gente parabeniza a todos professores e saudamos aos alunos que saibam quanto o esporte e a vitalidade é importante para aprendizado, dia a dia e variados resultados, por esta data de hoje.

Não se esqueça, que além dos doces, pois sempre dia 27 de setembro, valorize na escolas, clubes, faculdades, etc ao seu mestre de educação física.

#Parabéns

Um pouco de História: Educação Física


A história da educação física relaciona-se com as Ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.
 
Quando se fala em educação física, forma-se logo no pensamento a imagem de movimento ou locomoção. Logo, não se pode pensar em exercícios físicos sem primeiro atentar para a sua origem: Os antropólogos e paleontólogos, pesquisando certos terrenos geológicos, descobriram que o homem apareceu entre o fim Plioceno e o começo do Pleistoceno.
A existência humana determina necessidades econômicas. Estas obrigaram o homem a locomover-se, de uma região para outra, numa mesma época do ano, ou em épocas diferentes, iniciando, assim, inconscientemente o adestramento do corpo, melhorando, através de milhões de anos, o seu aspecto físico para vencer melhor a luta pela vida, quer procurando os bens econômicos, quer defendendo-se ou atacando, sem, no entanto, constituir-se uma preocupação diária, em virtude de ser uma prática natural, do saltar, trepar, correr, lançar, nadar, aprimorando, consequentemente, as funções orgânicas. O elevado grau de desenvolvimento físico, decorrente do trabalho orgânico, agudeza dos sentidos de que eram dotados os povos selvagens, são provas irrefutáveis de que os exercícios físicos, nasceram instintivamente com o homem, em razão de suas necessidades econômicas e biológicas.
A observação que se faz e a conclusão a que se chega, no recém-nascido, por onde, constata-se que "o movimento é o seu gesto mais pronunciado". O instinto de mover o tronco e as extremidades primeiramente arrastando-se, depois andando de gatinhas (quadruptação), logo depois andando, trepando, correndo, saltando e, quando já adulto, sentindo-se forte, surge-lhe o instinto da luta, procurando dominar os mais fracos, depois os de igualdade de condições e às vezes os mais fortes. Esses movimentos e meios de locomoção, certamente, eram mais acentuados nos recém-nascidos primitivos do que nos civilizados, os quais sofreram os influxos progressivos do regime e do meio que passaram a viver.
Nessa altura compreende-se, pois, que a educação física teve origem com o ser vivo e sua racionalização. Com o homem, quando compreendeu ser, o desenvolvimento da potência física, necessária à sobrevivência, remontando a sua prática aos mais antigos povos orientais.
Educação física pelo homem primitivo: Surgiu, como já vimos, com o aparecimento do homem. Porém, na pré-história, não se encontram indícios concretos de como foram praticados tais exercícios pelo homem primitivo, além da imitação. Partindo, todavia, da Lei do Uso (Lamarck), segundo a qual a utilização frequente dos diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, em época e situações também diferentes, de acordo com os estágios pelos quais passou o homem, desenvolveu-se e, ao mesmo tempo, aperfeiçoou as funções determinando mudanças morfofuncionais; e do seu aforismo: "A função cria o órgão" (Lamarck), conclui-se que, existindo a espécie animal, existe movimento e, portanto, exercícios físicos, os quais, pela sua repetição, aperfeiçoam e desenvolvem os órgãos, sistemas e aparelhos.
O homem primitivo: Deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso.
Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as funções educando-as gradativa e inconscientemente, segundo as leis naturais de criação (biológicas), confirmando pelo aforismo: "Natura non facit saltus" (Cuvier).
[editar]Conclusões

As atividades físicas dos povos primitivos desenvolveram-se tendo em vista, não somente as necessidades fisiológicas, mas, acima de tudo, a sua aplicação utilitária, tudo com base na imitação das diferentes fases das ocupações diárias. Os exercícios corporais se caracterizam pelas lutas.
[editar]Educação física no Período Oriental

Educação física na China: O povo chinês mantém as características da civilização mais primitiva na Terra. Ninguém sabe donde vieram e qual a sua raça. Remonta, sua origem, segundo a mitologia, a Pam-ku (o primeiro homem) que teria trabalhado 18 mil anos, ano 2 222 000 a. C.
Educação física no Japão: A palavra Japão é uma corrupção do vocábulo malaio Japang ou Japum que designa as ilhas; é uma tradução do termo Nippon que por sua vez é uma corruptela do nome chinês Jith-Pon ("lugar donde vem o sol"). Geralmente, os nipônicos empregam a palavra Nipoon, com o adjetivo Dai, que significa Grande (Dai Nippon - Grande Japão). O império foi fundado pelo Imperador Jimm, 647 a. C.
Educação física no Egito: Os egípcios, segundo se pode afirmar, 5000 a C., aparecem na história como uma civilização adiantada. A princípio, o povo vivia em tribos, tendo cada uma delas suas leis e sua religião; mais tarde se reuniram, no alto e baixo Egito, para formarem o reino do Egito, sob a direção de um chefe único, o Faráo (Pharaon ou Piraout, o Duplo Grande Mora; vem de Phrah, o sol), que o povo acreditava ser a encarnação do deus nacional Horus, o filho do deus-sol Rá, cuja dualidade é simbolizada pela Serpente e pelo Falcão, a cana e a abelha, o Lotus e o papiros.
Educação física no Irã: Denominava-se-se povos iranianos os elamitas (primitivos), os Medas e os Persas, que habitavam o vasto Planalto do Irã, continuação do Pamir, região que se estende do Mar Cáspio ao golfo pérsico e do Rio Tigre ao Indus; o primeiro de raça turanina, descendente dos Sumérios, os dois últimos de raça ariana.
Educação física dos mesopotâmicos: Denominava-se-se povos mesopotâmicos os Sumerianos, os acadianos, amorreos (o Oeste) e elamitas, que habitavam a região compreendida entre os rios Tigres e Eufrates, chamada Mesopotâmia (entre rios), que, vindos das montanhas da Armênia.
[editar]Educação física na Antiguidade

[editar]Mundo Egeu, Civilização Pré-Helênica
A respeito dos gregos anteriores a 2000ªC., pouco se sabia até o século passado, quando, em 1878, um comerciante cretense, Minos Kalokairinos, desenterrou estranhas antiguidades ao sul de Candia (antiga Creta), a seguir, os arqueólogos Heinrich Schliemann, alemão 1822-1890, Arthur Evans, inglês, (1851-1941), investigando, efetuaram escavações na Ásia Menor (Troia) e no Peloponéso (Micenas, Pilos e Tirinto), encontrando vestígios de antiguissima civilização, que florecera a uns 3000 a.C. Estudos efetuados posteriormente forneceram elementos que permitiram melhor conhecimento da Grécia pré- histórica, revelando ao mundo ter existido a Civilização Egeana, até então ignorada, originária da Ilha de Creta, cujos habitantes eram chamados Kefti (insulanos ou marítimos), que formaram a base da civilização egeia, precursora da grega.
As escassas informações, dessa civilização, passaram à história através de estranhos hieróglifos gravados em monumentos, armas, ídolos, cerâmicas, joias, tabletes de argila etc., estes, descobertos nas ruínas de Cnossos, até hoje pemanecem indecifráveis. A falta da escrita, as pinturas encontradas, não proporcionam dados expressivos a respeito dos costumes e instituições de Creta.
[editar]Sistema educativo

Os muros, recentemente desenterrados, revelaram que a cultura física era praticada com tal paixão, sob o aspecto de exercicios de força e destreza, que chegaram a construir praças de jogos ou circo. Pelos pictogramas e pinturas de cenas esportivas, encontradas, nos muros. Conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corrida a pé, saltos, touradas; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez e caça. A educação física era praticada, como se pôde deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, médico e rítmico.
Aspecto militar: Com este objetivo preparavam o exército para a guerra, sob o caráter guerreiro, em toda sua amplitude, para desenvolver o sangue frio e a coragem, utilizando-se da luta de gladiadores entre homens, e entre homens e mulheres com os animais ferozes, tal qual foi mais tarde praticado em Roma, e com o mesmo fim, isto é, de alegrar a aristocracia debochada e sedenta de crueldade e prazer, e acostumar a ver matar.
Aspecto esportivo: Desenvolvia, individual e coletivamente, as qualidades guerreiras:
Caráter individual: Praticavam os esportes que desenvolviam as qualidades inatas do guerreiro, tais como coragem, ousadia, resistência e confiança em si mesmo. Entre muitos exercícios salienta-se de uma maneira especial:
a) Corridas a pé: As quais formavam a base dos exercícios de destreza e agilidade, com o objetivo de aplicá-lo as corridas de touros.
b) Pugilismo: Constituido de uma espécie de Boxe, parecido com o box dos dias atuais, no qual era permitido golpearem-se tanto com os pés como com os punhos, tal como no Pncrácio dos gregos, ou o “catch_as_catch_can” dos americanos do norte. Muitos lutadores encontravam, a mais das vezes, a morte no decorrer do combate. Os atletas, já nessa longinqua época, eram divididos em categorias, assim compreendidas: peso leve, que lutavam de mãos livres, podendo golpearem-se com os pés; peso médio, que usavam capacetes, com penachos e luvas; peso pesado, que eram protegidos com um capacete, máscara e luvas de couro acochoadas, compridas e trançadas. Lutavam até que um deles caísse exausto e o vencedor o pisasse triunfante.
c) Combate de gladiadores: Este combate, levado a efeito no próprio local do sacrifício ao culto a Minotauro, em que se sacrificavam vítimas humanas (escravos ou prisioneiros), no qual o vencedor obtinha a liberdade e o vencido era sacrificado, costume esse encontrado na Grécia primitiva como herança da civilização cretense e, mais tarde, em Roma como herança da Grécia, quando a conquistaram.
d) Corridas de touros: Com o correr dos tempos, a luta de gladiadores tornou-se insípida e foi substituída pela corrida de touros dentro da arena, como parte integrante do culto sagrado ou touromáquico, em homenagem a divindade touro-homem, em que a vítima em geral terminava espetada nos chifres dos touros bravios. Caráter coletivo: Este compreendia as caçadas e corridas de carros, com o espírito de competição e recreativo.

Conhecendo melhor a sua colação de grau


Conheça melhor a sua Cerimônia de Colação de Grau
Trata-se de um conjunto de normas estabelecidas com a finalidade de ordenar corretamente o desenvolvimento de qualquer ato solene ou comemoração pública que necessite de formalização, ou seja; procedimentos como disciplina, hierarquia, ordem, elegância, respeito, bom senso, bom gosto e simplicidade que os profissionais de cerimonial seguem durante a organização e realização de atos, públicos ou não.


A palavra cerimonial vem do latim caerimoniale e refere-se às cerimônias religiosas. Desde a Antigüidade, há regras de cerimonial consuetudinárias nas organizações tribais. As cortes fixaram-nas em padrões rígidos.


A tendência atual é pela simplificação. Muitas regras caíram em desuso, outras são simplesmente ignoradas, devido, principalmente, à massificação dos costumes e do consumo.


O cerimonial privado inclui as normas consuetudinárias vigentes na sociedade e as normas observadas nos serviços de relações públicas, que muitas vezes desempenham atividade de cerimonial.


Desde 1972, o cerimonial, no Brasil, é regulamentado pelo Decreto 70.274, que contém normas de cerimonial público e ordem geral de precedência. Estas normas orientam as solenidades deste fim de século, considerando suas tradições, porém ajustando-as às características de nossa época.



O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS
O Mestre-de-Cerimônias é o condutor do evento. A ele compete conduzir, com segurança, o evento, do início ao fim; anunciar o roteiro que foi traçado pelo Chefe do Cerimonial, em boa postura e com voz firme.

A função desse profissional é ordenar e orientar a cerimônia. Em determinados tipos de solenidades, é comum usar um casal para conduzir o evento, visto que, assim, a dupla poderá dividir listas de nomes a serem chamados (agraciados, formandos, etc.), tornando a cerimônia mais atraente. Pode também o Mestre-de-Cerimônias elaborar a relação com os nomes das autoridades presentes, identificar e confeccionar as nominatas com os nomes das autoridades que deverão ser citadas pelo presidente ou anfitrião da solenidade, conferir o som, orientar as recepcionistas quanto à formação da Mesa, coordenar os garçons no serviço de água para Mesa e conduzir a cerimônia com bom desempenho.

OUTORGA DE GRAU
A Cerimônia de Outorga de Grau é a mais importante de uma universidade, pois representa a conclusão de anos de trabalhos acadêmicos de professores e estudantes. É um ato oficial e deve ser conduzido pelo Cerimonial da Universidade ou algum outro contratado pela turma, já que exige protocolo especial.



OS DISCURSOS
Todo discurso deve ser escrito previamente, para evitar de confiar na inspiração do momento diante do público. Mesmo as pessoas experimentadas na arte de falar em público devem preparar seu discurso e, se preferem deixar a impressão de que estão falando de improviso, devem decorar trechos mais importantes ou o texto integral do discurso. Ou, ainda, deve-se, pelo menos, memorizar alguns recursos de estilo tais como comparações, metáforas, citações e exemplos que serão utilizados.

Os melhores oradores sabem empregar recursos de tribuno tais como a dúvida, a interrogação, a ênfase, os estados emocionais de euforia, tristeza, desafio, louvação e protesto com a adequada entonação e vibração de voz controlada tanto no timbre como no volume.

O bom discurso deve ser curto, sucinto, sereno e objetivo. Sua duração deve se orientar pela expectativa que se cria. Um discurso de formatura (orador, patrono ou paraninfo) deve ter duração de até cerca de cinco minutos, tempo suficiente para que o orador esgote os assuntos já tradicionais desse tipo de intervenção oral

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Diretor geral do Google no Brasil é detido pela Polícia Federal em SP


Juízes determinaram retirada dos conteúdos do YouTube.
Empresa diz que não é responsável pelo conteúdo.


O diretor geral do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho, foi detido na tarde desta quarta-feira (26) por policiais federais em São Paulo, de acordo com nota divulgada pela própria Polícia Federal (PF). A detenção ocorreu após a empresa negar o cumprimento de decisões judiciais que determinam a retirada de vídeos do YouTube que acusam Alcides Bernal (PP), um dos candidatos a prefeito de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, de ser suspeito de praticar crimes.

Segundo a PF, o diretor geral do Google será liberado ainda nesta quarta. "Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, apesar de trazido para a Polícia Federal, ele não permanecerá preso. Será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com a oitiva do conduzido e sua liberação após a assinatura do compromisso de comparecer perante a Justiça", informou a nota.
saiba mais
Ordem de prisão contra diretor do Google repercute na mídia mundial
Juiz eleitoral em MS pede prisão de diretor de site por não remover vídeos
Ao G1, a empresa disse antes da prisão de seu diretor que recorre das decisões e que não é responsável pelo conteúdo publicado por usuários no YouTube. "O Google está recorrendo da decisão que determinou a remoção do vídeo do YouTube porque, em sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo postado em seu site." Sobre o mandado de prisão do diretor-geral, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS), a empresa não se manifestou.
A prisão do diretor foi determinada na quinta-feira (20) pelo juiz Flávio Saad Perón, da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande. Ele também determinou a retirada do site de compartilhamento de vídeos do ar na cidade e, se possível, em Mato Grosso do Sul, por um dia. "Se a cada pessoa fosse dado escolher entre cumprir ou não uma determinação judicial que legalmente lhe foi imposta, a nossa sociedade viraria um caos", afirmou Perón.
O Google apelou da decisão dizendo que "não se trata de propaganda eleitoral negativa", mas o juiz Amaury da Silva Kuklinski, do TRE-MS, manteve a ordem. O magistrado determinou que o mandado de prisão seja encaminhado à Polícia Federal (PF) para que o diretor seja conduzido até uma delegacia para as providências necessárias.
Histórico
As imagens que circulam pela internet apontam Bernal como incentivador da prática de aborto, além de ter relação com crimes de embriaguez, lesão corporal contra menor, enriquecimento ilícito e preconceito contra os mais pobres.
Em entrevista ao G1, o candidato Alcides Bernal afirmou que o conteúdo dos vídeos postados na internet é "mentiroso". Ele disse ainda que os vídeos fazem parte de uma “estratégia eleitoreira” para abalar a candidatura dele como prefeito.

Nota da PF
Confira abaixo íntegra da nota:

"A Polícia Federal recebeu hoje, 26, da Justiça Eleitoral de São Paulo, decisão de cumprimento de ordem judicial proveniente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, em relação ao representante da empresa Google no Brasil.

O mandado judicial trata do crime de desobediência previsto no Código Eleitoral (artigo 347), com pena de até um ano de detenção, um crime de menor potencial ofensivo.

Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, apesar de trazido para a Polícia Federal, ele não permanecerá preso. Será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com a oitiva do conduzido e sua liberação após a assinatura do compromisso de comparecer perante a Justiça. Esse procedimento está previsto na lei 9.099/95 e vale para todos os crimes de menor potencial ofensivo.

Atenciosamente,
Setor de Comunicação Social
Superintendência da Polícia Federal em São Paulo"


Profissões e suas pedras correspondentes


Profissões e pedras correspondentes

Admin. de empresa - Safira Azul

Advogado - Rubi

Agrimensor - Turmalina verde

Assistente social - Ametista

Aux. de enfermagem - Esmeralda

Arquiteto - Safira Azul

Bacteriologista - Safira Azul

Biologia - Esmeralda

Biomédica - Esmeralda

Bioquímico - Topázio

Bibliotecário - Ametista

Bioclínico - Turmalina verde

Contabilista - Safira azul

Computação - Turmalina rosa

Contador - Turmalina rosa

Comunicação - Safira azul

Dentista - Água marinha

Eletro mecânico - Safira azul

Educação física - Safira azul

Enfermeiro(a) - Esmeralda

Engenheiro agrônomo - Safira azul

Engenheiro civil - Safira azul

Engenheiro elétrico - Safira azul

Engenheiro mecânico - Safira azul

Engenheiro metalúrgico - Safira azul

Engenheiro químico - Safira azul

Estudos sociais - Esmeralda

Farmacêutico - Topázio

Fisioterapia - Esmeralda

Filosofia - Ametista

Geografia - Ametista

Geologia - Safira azul

História - Ametista

Jornalista - Rubi

Letras - Ametista

Matemática - Safira azul

Médico - Esmeralda

Médico veterinário - Esmeralda

Músico - Safira azul

Nutricionista - Ametista

Magistério - Turmalina verde

Obstetrícia - Esmeralda

Oficial de justiça - Rubi

Pedagogia - Safira azul

Psicologia - Safira azul

Publicitário - Safira azul

Policial - Ônix

Químico - Safira azul

Relações púbicas - Safira azul

Secretária - Turmalina rosa

Técnico eletrônico - Safira azul

Técnico de rádio - Turmalina verde

Técnico mecânico - Safira azul

Técnico de Raio-X - Safira Azul

Teólogo - Ametista

Telecomunicações - Safira azul

Técnico contábil - Turmalina verde

Confira agora os indicados para o Grammy Latino 2012

A Cerimônia de premiação do Grammy Latino 2012, acontecerá dia 15 de novembro às 19h (local - Brasília), diretamente de Las Vegas, no Hotel Mandalay e assim, foram indicados alguns Brasileiros, que o qual terá categoria exclusiva.

#VamosTorcer

Os indicados são:


Gravação do ano
"Atrás Da Porta", de Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso

Canção do ano
"Extranjero", de Maria Gadú

Álbum do ano
"Especial Ivete, Gil e Caetano", de Ivete Sangalo, Caetano Veloso e Gilberto Gil
"Chico", de Chico Buarque

Revelação
Gaby Amarantos

Melhor Canção Alternativa
"Neguinho", de Gal Costa (composta por Caetano Veloso)

Melhor álbum de cantor/compositor
"Chico", de Chico Buarque

Melhor álbum de jazz latino
"Tempo", de Tania Maria

Melhor álbum instrumental
"Brasilianos 3", de Hamilton de Holanda Quinteto
"Rasgando Seda", de Guinga + Quinteto Villa-Lobos

Melhor álbum de música clássica
"Prelúdio 21 - Quartetos de Cordas", de Quarteto Radamés Gnattali

Melhor obra/composição clássica contemporânea
"Quarteto Circular", de Tim Rescala

Melhor projeto gráfico de um álbum
Bixiga 70, criada pelo artista MZK

Melhor álbum de engenharia de gravação
"O Canto da Sereia", de Regina Benedetti
Alexandre Gaiotto (engenheiro/masterização)

"Liebe Paradiso", de Celso Fonseca e Ronaldo Bastos
Julio Boscher, Walter Costa, Duda Mello, Leonel Pereda & Carlos Toré (engenheiros); Ricardo Garcia (masterização)

"Chão", de Lenine
Bruno Giorgi (engenheiro); Carlos Freitas (masterização)

"Brasilianos 3", de Hamilton de Holanda Quinteto
Madre Música (engenharia); André Dias (masterização)

Produtor do ano
Moogie Canazio, por "Umbigobunker!?", de Jay Vaquer

Melhor vídeo musical versão longa
"Especial Ivete, Gil e Caetano"
Caetano Veloso, Gilberto Gil & Ivete Sangalo, Rafael Dragaud & Roberto Talma (direção); Rafael Dragaud & Roberto Talma (produção)

Melhor álbum de música cristã (língua portuguesa)
"Diante do Trono 14", Sol Da Justiça
"Ministério de Louvor", Diante Do Trono
"Inquieto Coração", Grupo Chamas
"Mulheres Ao Vivo", Cantores de Deus
"Eletro Acústico 3", Paulo César Baruk e Banda Salluz
"Aline Barros & Cia 3", Aline Barros

Categorias brasileiras

Melhor álbum pop contemporâneo
"Não Tente Compreender", Mart'nália
"Reza", Rita Lee
"Músicas Para Churrasco Vol. 1", Seu Jorge
"Pelo Sabor do Gesto Em Cena", Zélia Duncan
"Caravana Sereia Bloom", Céu

Melhor álbum de rock
"Elektra", RPM
"Multishow Ao Vivo NxZero 10 Anos", NxZero
"Celebração & Sacrifício", Beto Lee
"Ao Vivo No Rock In Rio", Ira! e Ultraje A Rigor
"Depois de um Longo Inverno", CPM 22

Melhor álbum de samba/pagode
"Ousadia & Alegria", Thiaguinho
"15 Anos Ao Vivo", Sorriso Maroto
"Só Danço Samba Ao Vivo", Emílio Santiago
"Nosso Samba Tá Na Rua", Beth Carvalho
"Duas Faces Ao Vivo Na Mangueira", Alcione

Melhor álbum de MPB
"Especial Ivete, Gil e Caetano", Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo
"Elo", Maria Rita
"Raiz", Leila Pinheiro
"O Que Você Quer Saber de Verdade", Marisa Monte
"Amorágio", Ivan Lins
"João Bosco 40 Anos Depois", João Bosco
"Oásis de Bethânia", Maria Bethânia

Melhor canção
"Querido Diário", Chico Buarque (Chico Buarque)
"Amor É pra Quem Ama", Lenine (Lenine e Ivan Santos)
"Ainda Bem", Marisa Monte (Arnaldo Antunes e Marisa Monte)
"Ai Se Eu Te Pego", Michel Teló (Antonio Dyggs e Sharon Axé Moi)
"A Doida", Seu Jorge (Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Seu Jorge)

Melhor álbum de sertanejo
"Amor de Alma", Victor & Leo
"Na Balada", Michel Teló
"Quando Chega a Noite", Luan Santana
"Meus Encantos", Paula Fernandes
"Acústico Na Ópera de Arame", Fernando & Sorocaba
"Pra Ser Feliz", Daniel
"Chitãozinho & Xororó - 40 Anos - Sinfônico", Chitãozinho & Xororó

Melhor álbum de raiz
"Canibália - Ritmos Do Brasil (Ao Vivo)", Daniela Mercury
"Jammil Na Real", Jammi
"Iluminado", Dominguinhos
"Forró Chorado", Oswaldinho do Acordeon
"Treme", Gaby Amarantos


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Facebook terá de indenizar brasileira por uso indevido de imagem


A empresa Facebook Serviços Online do Brasil terá que indenizar uma usuária devido a um perfil "fake", por decisão unânime do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A companhia foi condenada a pagar R$ 3 mil, corrigidos monetariamente e acrescidos de juros de mora por violação aos direitos de personalidade.
A mulher conta que um pefil falso, criado por terceiros, usava seu nome, fotos e outras informações pessoais dentro da rede social. Ela afirma ter feito uma denúncia à empresa por e-mail, e que esta respondeu, mas não tomou providências diante da situação.
Por sua vez, a representação nacional do Facebook alegou ilegitimidade passiva, por não deter poder de gestão sobre o conteúdo do site de relacionamentos e que a denúncia deveria ter sido encaminhada através do site Facebook.com.
Entretanto, o magistrado que julgou o caso destacou o entendimento do Superior Tribunal de Justiça de que a subsidiária brasileira responde por eventuais danos causados pelo grupo com sede estrangeira. "Se empresa brasileira aufere diversos benefícios quando se apresenta ao mercado de forma tão semelhante à sua controladora americana, deve também, responder pelos riscos de tal conduta", defende a Corte Superior.
Os documentos do processo comprovam que a usuária informou à companhia sobre o uso indevido de seus dados, e que a empresa respondeu, demonstrando estar ciente do problema. O juiz ainda destacou que a unidade nacional do Facebook poderia ter resolvido a situação facilmente, ao exigir comprovação de identidade sob pena de desabilitação do cadastro.
"A ofensa ao direito à imagem materializa-se com a mera utilização da imagem sem autorização, ainda que não tenha caráter vexatório ou que não viole a honra ou a intimidade da pessoa, e desde que o conteúdo exibido seja capaz de individualizar o ofendido", registraram os magistrados

Emmy 2012 consagra Homeland e Modern Family

Emmy 2012 consagra Homeland e Modern Family

No último domingo (23), tivemos a cerimônia de entrega dos prêmios Emmy, o "Oscar" da TV americana. E o que pudemos presenciar foi o fim de uma hegemonia de quatro anos de "Mad Men", pois "Homeland" saiu como grande vitoriosa na categoria de Série Dramática. De quebra, deu aos protagonistas Damien Lewis e Claire Danes os prêmios de Melhor Ator e Atriz. Fechando a conta, foi contemplada ainda como o Melhor Roteiro de Série Dramática. Nada mal para uma temporada de estreia!
"Homeland" conta a história de Carrie Mathison (Claire Danes), uma oficial de operações da CIA que passou a acreditar que o fuzileiro americano Nicholas Brody (Damien Lewis), um ex-prisioneiro de guerra da Al-Qaeda, passou para o lado inimigo e agora, de volta aos Estados Unidos como herói de guerra, representa um significativo risco a segurança nacional. A premissa é pra lá de interessante e as performances de Danes e Lewis dispensam comentários. Acho que os prêmios pararam em boas mãos e isso vai ajudar a oxigenar a categoria. Lá fora, a série é transmitida pelo canal a cabo Showtime e retorna para uma nova temporada no dia 30 de setembro. Aqui no Brasil, ela é exibida pelo FX e a segunda temporada deve ser exibida em outubro.
Diferentemente do que vimos em Drama, "Modern Family" fez valer seu favoritismo na categoria Comédia. Ela foi eleita a Melhor Série do gênero pelo terceiro ano consecutivo e conquistou também os prêmios de Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes (Eric Stonestreet e Julie Bowen) e Melhor Direção (Steve Levitan).
"Modern Family" é um "documentário mentira", à lá "The Office", que foca nos relacionamentos de uma família atípica e como eles lidam com estresses cotidianos, como a escola, o trabalho, a rebeldia dos filhos, a adoção, o divórcio e a homossexualidade. A série é ágil, muito gostosa de assistir e conta com uma química excelente dos protagonistas. O texto também é inteligente e alterna no ritmo certo as piadas sutis e as mais escrachadas. Ou seja, risos garantidos para todos os gostos. A quarta temporada nos Estados Unidos está com retorno agendado para o dia 26 de setembro, na ABC. No Brasil, a transmissão é da FOX e ainda não há previsão de volta para o novo ano.
A festa da TV também premiou algumas figurinhas carimbadas das telonas, todos na categoria de Minissérie/Filme. Kevin Costner e Tom Berenger ganharam, respectivamente, os prêmios de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante pela minissérie western "Hatfields & McCoys". Jessica Lange ganhou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por "American Horror Story" e Julianne Moore foi eleita a Melhor Atriz pelo telefilme político "Game Change", produzido por Tom Hanks.
Premiações à parte, o momento mais emocionante da noite foi quando o veterano Michael J. Fox, portador do Mal de Parkinson e que tem planos de retornar à TV com uma série sobre um pai de família que luta contra a doença, chega para apresentar o prêmio de Melhor Série de Comédia e é aplaudido longamente de pé por todos os presentes no Nokia Theatre. Ele, sem dúvida, merece, pois possui no currículo nada menos que cinco Emmys de melhor ator, por "Caras e Caretas" ("Family Ties", no original) e "Spin City".
Segue abaixo a lista dos principais vencedores da noite.
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Eric Stonestreet ("Modern Family")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA
Julie Bowen ("Modern Family")
MELHOR ROTEIRO DE SÉRIE DE COMÉDIA
Louis C.K. ("Louie")
MELHOR DIREÇÃO DE SÉRIE DE COMÉDIA
Steven Levitan ("Modern Family")
MELHOR ATOR DE COMÉDIA
Jon Cryer ("Two and a Half Men")
MELHOR ATRIZ DE COMÉDIA
Julia Louis-Dreifus ("Veep")
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Aaron Paul ("Breaking Bad")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA
Maggie Smith ("Downton Abbey")
MELHOR ROTEIRO DE SÉRIE DE DRAMA
Alex Gansa, Howard Gordon e Gideon Raff ("Homeland")
MELHOR DIREÇÃO DE SÉRIE DE DRAMA
Tim Van Patten ("Boardwalk Empire")
MELHOR ATOR DE SÉRIE DE DRAMA
Damian Lewis ("Homeland")
MELHOR ATRIZ DE UMA SÉRIE DE DRAMA
Claire Daines ("Homeland")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE MINISSÉRIE OU FILME
Jessica Lange ("American Horror Story")
MELHOR ATOR COADJUVANTE DE MINISSÉRIE OU FILME
Tom Berenger ("Hatfields & McCoys")
MELHOR ROTEIRO PARA MINISSÉRIE, FILME OU ESPECIAL DRAMÁTICO
Danny Strong ("Game Change")
MELHOR DIREÇÃO DE MINISSÉRIE, FILME OU ESPECIAL
Jay Roach ("Game Change")
MELHOR ATOR DE MINISSÉRIE OU FILME
Kevin Costner ("Hatfields & McCoys")
MELHOR ATRIZ DE MINISSÉRIE OU FILME
Julianne Moore ("Game Change")
MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA
"Homeland"
MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA
"Modern Family"

Direcionamento de Convites

Direcionamento de convites
A tarefa de envio de convites pode gerar dúvidas quanto a certos procedimentos éticos ou "socialmente aceitáveis". Usar formalidades? ou apenas o sentimento, como parâmetro básico na hora de convidar amigos e parentes para as solenidades? Para tentar eliminar algumas dessas dúvidas, segue abaixo dicas fornecidas por empresas do ramo de formatura e de ex-dirigentes de comissões de formaturas.

A quem direcionar os convites?

Se for amigo(a) dos dois e o convite é informal: envie apenas um convite com o prenome dos dois (ex: João e Maria).

Se você só conhece um deles: envie o convite apenas para quem você conhece, logo subentendemos que a outra pessoa virá acompanhando.

Quando vivem juntos, mas não são formalmente casados: modo formal:dois nomes completos, modo Informal: só os dois prenomes.

Direcionado a uma empresa (firma):
- Generalizando a mensagem: "Aos funcionários da"
- Restringindo-se a um grupo de amigos: "Aos colegas da"
- Selecionando as pessoas: "Aos amigos da"

Direcionado a namorados: se você for amigo(a) de ambos: use convites separados com o nome completo de cada um.

Aos pais: Aos meus queridos pais Irmãos, Sr. Fulano de Tal e Família ou Aos queridos Fulana e Fulano (só prenomes).

Dirigido aos padrinhos: Sr. Fulano de Tal e Família, Sr. Fulano de Tal e Sra.

Dirigido a convidado com família: Sr. Fulano de Tal e Família.

Dirigido a convidado casal: Sr. Fulano de Tal e Sra ou Sr. e Sra. Fulano de Tal.

Convidado jovem: Somente um convite com o nome completo do(a) jovem sem Sr. e sem Srta. (Extensivo à família em raros casos).

Obs. Não use Dr. para ninguém. O uso de patentes só para Forças Armadas.

Diretor do Google pode ser Preso


O juiz eleitoral de Campina Grande (PB), Ruy Jander, decretou nesta sexta-feira, 14, a prisão do diretor geral do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, residente em São Paulo, acusado de crime de desobediência.
O magistrado determinou que a Polícia Federal efetue a prisão de Balthazar e que ele só seja liberado mediante pagamento de fiança, após comprovação do cumprimento da ordem judicial.
O Google divulgou uma nota sobre o assunto, dizendo “que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do estado da Paraíba por entender que ela viola garantias fundamentais, tais quais a ampla defesa, o devido processo legal e a liberdade de expressão constitucionalmente assegurada a cada cidadão”.
Para a Justiça Eleitoral da Paraíba, o diretor do Google desobedeceu à Justiça, porque teria ignorado sua determinação de retirar do Youtube um vídeo postado por um site denominado “Humor Paraíba”. No vídeo, o candidato a prefeito líder nas pesquisas em Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), é chamado de burro numa montagem feita com o personagem Chaves.
No vídeo, Rodrigues apresenta propostas para a educação e, ao se referir ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ele troca a palavra “desenvolvimento” por ” desempenho”. Em seguida, aparece Chaves dizendo: “Que burro, dá zero pra ele”. Segundo o juiz, Balthazar foi notificado e se defendeu. Na defesa, ele pediu que o juiz reconsiderasse o pedido de prisão, que foi negado.
Como o vídeo não foi retirado do Youtube, o juiz considerou que houve crime de desobediência. Jander disse na decisão que o Google se recusou dolosamente de cumprir a ordem da Justiça Eleitoral. “Conforme informação da parte atingida pela propaganda ridicularizante, há de se adotar as medidas necessárias para que o poderoso provedor de internet respeite a legislação brasileira e as autoridades constituídas”, afirma o juiz.
Segundo ele, “trata-se de crime descrito no artigo 347 do Código Eleitoral, que, enquanto não cumprida a ordem, permanece ocorrendo, razão pela qual determino a imediata prisão em flagrante do senhor Edmundo Luiz Pinto Balthazar”.
O Google emitiu a seguinte nota: “O Google vem a público esclarecer que vai recorrer da decisão da Justiça Eleitoral do estado da Paraíba por entender que ela viola garantias fundamentais, tais quais a ampla defesa, o devido processo legal e a liberdade de expressão constitucionalmente assegurada a cada cidadão. O Google acredita que os eleitores têm direito a fazer uso da Internet para livremente manifestar suas opiniões a respeito de candidatos a cargos políticos, como forma de pleno exercício da Democracia, especialmente em períodos eleitorais. O Google não é o responsável pelo conteúdo publicado na Internet, mas oferece uma plataforma tecnológica sobre a qual milhões de pessoas criam e compartilham seus próprios conteúdos”.




ENEM 2012: 10 Filmes para você ver antes do vestibular


RIO - O cinema é um espelho da nossa sociedade e, muitas vezes, os filmes servem como documentos para diferentes épocas. Por isso mesmo, assistir a longa-metragens pode ser uma forma eficiente e divertida de se estudar para o vestibular. Ouvimos professores que indicaram dez filmes que você precisa ver antes da temporada de provas. De diferentes épocas e gêneros, os títulos têm em comum o respeito à veracidade dos fatos, além de passearem por temas recorrentes nos concursos mais tradicionais, como o Enem.

Produções como “O Senhor das Armas” (2005), que tem Nicolas Cage no elenco, e “A soma de todos os medos” (2002), com o astro Morgan Freeman, passando pelo clássico “O Grande Ditador” de Charles Chaplin e até o recém-lançado “Tropicália” fazem parte da eclética lista. Como define o professor de história Marcelo Menezes, do Colégio Notre Dame, filmes reforçam os estudos porque, ao ver o fato reconstituído, é possível compreender com mais clareza os eventos.
Marcelo apenas ressalta que é preciso cuidado na hora de escolher os títulos. Muitas produções deturpam a realidade histórica. E, caso isso não seja percebido, os filmes podem até levar os candidatos ao erro na hora da prova. Por isso, o ideal é que os professores sejam consultados sobre o conteúdo.
Veja a lista:

“O Senhor das Armas” (2005), de Andrew Niccol
Segundo Marcelo, o filme aborda a nova ordem mundial formada após a Guerra Fria. Além disso, discute o comércio de armas na região do Leste Europeu e na África. Para o professor, a linguagem utilizada também merece destaque, pelo tom de documentário e respeito à veracidade dos fatos. “É o típico filme que todo vestibulando deveria assistir.”

“Treze dias que abalaram o mundo” (2000), de Roger Donaldson
O longa traz a crise dos mísseis de 1961 entre Estados Unidos e União Soviética, com a ameaça de a União Soviética instalar ogivas nucelares em Cuba. “É bem fiel à história e interessante pela frequência com que a Guerra Fria aparece nos exames de história e geografia”, afirma Marcelo.
“A soma de todos os medos” (2002), de Phil Alden Robinson
Também com a nova ordem mundial em foco, a produção aborda o universo dos ataques terroristas e o medo dos norte-americanos diante desta ameaça. Para Marcelo, trata-se de um tema bastante contemporâneo e que tem aparecido nos vestibulares mais tradicionais.

“O auto da Compadecida” (2000), de Guel Arraes
O humor ajuda muito o estudante a assimilar determinados assuntos, na opinião de Marcelo. E o filme em questão é um ótimo exemplo. Na narrativa, o espectador pode compreender bem a figura do sertanejo e suas dificuldades, além de questões acerca do cangaço e dos latifundiários. “É uma aula sobre coronelismo.”

“O Grande Ditador” (1940), de Charles Chaplin
Se o humor é importante, este filme é uma verdadeira pérola do gênero. Como define Marcelo, trata-se de uma ótima oportunidade para reforçar os conhecimentos acerca do regime nazi-fascista. De quebra, o final é marcado por um sensacional discurso entoado por Chaplin.

“Xingu” (2012), de Cao Hamburger
Dica do coordenador de geografia da Rede PH, Cláudio Ribeiro Falcão, que considera esta obra importante por apresentar uma noção sobre a construção das políticas indigenistas no Brasil. Ainda, segundo ele, é possível compreender as ações de integração do território nacional aplicadas entre as décadas de 1950 e 1970, bem como a necessidade da criação das reservas e o conflito de interesses que envolve a questão.

“Tropicália” (2012), de Marcelo Machado
O documentário que acaba de chegar aos cinemas é outra sugestão de Cláudio. Ele indica o longa para que os estudantes possam compreender o discurso tropicalista e sua ligação com o movimento antropofágico, resgatado da Semana de Arte Moderna de 1922. Segundo ele, essa mistura diz muito sobre a construção da identidade brasileira. “Também dá para saber um pouco mais sobre o choque entre a ditadura militar e os movimentos culturais no período.” Assista o trailer.

“11 de setembro” (2002), de vários diretores
Composto por 11 curtas-metragens assinados por diretores de diferentes de nacionalidades, é uma ótima oportunidade para incrementar o repertório de informações sobre os atentados que marcaram a data. De acordo com Cláudio, cada filme apresenta uma visão diferenciada sobre o fato, mostrando como o episódio reverberou no restante do mundo.

“Crash - No limite” (2004), de Paul Haggis
O filme, na visão de Cláudio, reproduz um mosaico étnico, pelo qual é possível compreender a formação da sociedade americana. No desenrolar da trama, o público observa o conflito de etnias existente no país, bem como a separação da população por guetos. A visão é importante, inclusive, para que se compreenda os recentes discursos defendidos pelo presidente Brack Obama acerca da sociedade americana. Assista o trailer.

“Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (2000), de Marcelo Masagão
Além de trazer todos os conflitos e guerras do século XX, a produção aborda a inserção da tecnologia na rotina do homem e o aparecimento da sociedade do consumo. O filme também traz o surgimento de ideologias e movimentos, como o feminismo e a defesa dos direitos dos negros. De quebra, ainda dá para refrescar a memória acerca do Fordismo.



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dicas de Planejar sua inesquecível formatura


Planejando uma Formatura
A Formatura é uma das etapas mais importante da vida de uma pessoa, é onde fecha um ciclo da sua vida.
São tantas comemorações como o seu 1° aninho, o seu primeiro dia na escolinha e muitas outras conquistas que vão se realizando e que fica marcado na sua vida. Com isso o tempo vai passando e você vai crescendo, e logo vem a decisão de escolher uma carreira que você que seguir para o resto da vida, e será mais uma etapa que você vai passar para concluir a sua escolha. A escolha da faculdade é uma decisão que dá o rumo na sua carreira, no final tudo que você mais deseja e pode concluir e receber o seu diploma!
Com isso vem a Formatura não somente e exclusiva sua, mais de toda a sua turma, que deve ser bem planejada e organizada por ser um evento solene e oficial.
Para isso deve ser contratada uma empresa especializada em organizar essas festas, garantindo dessa forma o sucesso desse momento tão especial e diferente dos outros eventos.
Então vamos começar:

Como organizar uma Formatura
O primeiro passo e formar uma comissão de formatura, essas pessoas serão responsáveis de transmitir todos os assuntos para o restante da turma, como por exemplo, a data, o local, a banda enfim, tudo que for necessário para se ter uma festa bonita e elegante para todos os formandos e seus convidados.
Geralmente os formandos começa à pagar a formatura no começo do terceiro ano da faculdade, isso se for uma faculdade de 4 anos. Alguns cursos começa à pagar já no primeiro ano, isso acontece para facilitar no seu orçamento, não ficando um valor alto para o final.

A comissão de Formatura
A comissão de formatura é composta da seguinte maneira:
- Presidente, ele é o responsável por todas as decisões gerais, como por exemplo: pesquisar os valores das possíveis empresas especializadas em organização do evento, por transmitir para os formandos todas as informações e coordena todas as ações da comissão.
- Vice Presidente, na falta do presidente ele assume o seu cargo, e também ajuda o Presidente no que for necessário.
- Tesoureiro, sua responsabilidade e cobrar as mensalidades, fazer os demonstrativos de gastos e definir os valores para cada gasto, e para esse cargo no mínimo duas pessoas.
Geralmente as mensalidades são repassadas diretamente para a empresa contratada, e os pagamentos quem efetua para os fornecedores são eles também.
- Eventos, são integrantes que organizarão as festas, eventos, rifas e etc. a fim de arrecadar fundos para complementar o orçamento final.

A escolha da empresa
A partir disso, caberá à Comissão de Formatura escolher uma empresa especializada na organização do evento através de uma concorrência. O ideal é comparar orçamentos detalhadamente, visitar festas das empresas cogitadas e solicitar documentos que atestem a idoneidade das mesmas.

Papel da empresa
A empresa será responsável por todos os detalhes que envolvem a missa, cerimônia de colação e o baile de formatura, desde a arrecadação de dinheiro entre os formandos, até os contratos com salões de eventos, buffet, banda, convites, fotos e filmagem, locação de becas juntamente com o capelo e o canudo para cada formando no dia da colação de grau, flores para os homenageados, e etc. A empresa deve oferecer diferentes opções, que serão avaliadas pela comissão de formatura.

Papel da Comissão de Formatura
·           Escolher os alunos que serão oradores e juramentistas, normalmente um por curso envolvido.
·           Indicar um professor que se destaque para ser o paraninfo de todas as turmas, mesmo de cursos diferentes.
·           Escolher professores homenageados, um por curso.
·           Indicar um patrono, que normalmente é uma personalidade de destaque na área profissional dos formandos.
·           Providenciar a lista com os nomes de todos os formandos, professores para que a empresa faça os convites.
·           Acompanhar o andamento da empresa na contratação dos profissionais que irão realizar a festa.

Etapas da Formatura:
Culto ou Missa
Está é a primeira etapa da formatura. Após decidir o local, a empresa contratada para a organização do evento cuidará de todo o planejamento, organização e execução da cerimônia.
O culto ou missa segue o mesmo roteiro de um dia normal de culto ou missa, excluindo apenas o momento da comunhão, é conduzido por um padre e um pastor.

Colação de Grau
É a segunda etapa da formatura. A colação de grau pode ser simbólica, quando durante a cerimônia não há assinatura do livro de ata, pode ser oficial, quando durante a cerimônia há assinatura do livro de ata.
Para a colação de grau.
- Elejam o Paraninfo, Padrinho ou madrinha da turma.
- Contratem o auditório (responsabilidade da empresa contratada).
- Escolham o mestre de cerimônia (responsabilidade da empresa contratada).
- Contratem um DJ e escolham as músicas (responsabilidade da empresa contratada).
- Procurem uma empresa de som, iluminação e áudio visuais (responsabilidade da empresa contratada).
- Pensem no aluguel da beca, capelo (responsabilidade da empresa contratada).
- Elaborem o projeto de cenário do ambiente (responsabilidade da empresa contratada).

Baile
É a terceira etapa da formatura. O Baile é o momento de festa, comemorações, de relembrar todos os momentos. E um dia muito esperado por todos os formandos, por ser um baile de gala onde você e o centro das atenções por seus amigos e familiares.
Para o Baile de Gala
- Produzam um vídeo em homenagem aos formandos.
- Reservem o Espaço (responsabilidade da empresa contratada).
- Contratem o músico (orquestra, banda, DJ) (responsabilidade da empresa contratada).
- Um profissional de som, iluminação e áudio visual (responsabilidade da empresa contratada).
- Definam o Buffet (responsabilidade da empresa contratada).
- Contratem os manobristas e os seguranças (responsabilidade da empresa contratada).
- Os formandos podem pensar na roupa, sapatos e acessórios. Geralmente usa-se o traje esporte fino completo.
- Reserve um salão para cabelo e maquiagem das formandas.
- Comprem acessórios divertidos, como perucas, plumas e óculos para serem usados na pista de dança (responsabilidade da empresa contratada).
- Fogos de artifício completam a comemoração (responsabilidade da empresa contratada).

E boa festa!!

Abertas 71 vagas de níveis médio e superior na Polícia Rodoviária Federal


CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 1 - DPRF DE 13 DE SETEMBRO DE 2012
A partir das 10h do próximo dia 20 de setembro, candidatos com formação em nível médio, graduação em pedagogia e qualquer outra área do conhecimento de nível superior poderão concorrer a 71 vagas ofertadas pelo Departamento Polícia Rodoviária Federal (DPRF) no concurso público 001/2012, do Setor Administrativo.
De acordo com edital publicado nesta sexta-feira, 14, serão disponibilizadas três oportunidades para Técnico em Assuntos Educacionais, uma para Técnico de Nível Superior e 67 para Agente Administrativo, sendo que quatro das vagas deste último cargo serão para pessoa com deficiência. Todas as funções citadas fazem parte da classe A - Padrão I do Plano Especial de Cargos do DPRF.
Em comum, todos os profissionais desenvolverão suas atividades em jornadas semanais de 40h e estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações), com lotação na cidade de Brasília. No caso do cargo de nível médio, o vencimento básico será de R$ 2.043,17, mas haverá acréscimo de Gratificação de Desempenho de Atividade de Apoio Técnico-Administrativo à Polícia Rodoviária Federal (GDATPRF) no valor variável de R$ 321,30 a R$ 1.071,00, dependendo da avaliação de desempenho do servidor. Já para os cargos de nível superior o valor mensal será de R$ 2.153,72, mais GDATPRF de R$ 517,50 a R$ 1.722,00, também dependente de avaliação.
Para participar da concorrência, o candidato deverá atentar ao período de inscrições, que se dará das 10h do dia 20 de setembro e às 23h59 de 10 de outubro pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br, sob taxas de R$ 55,00 e R$ 65,00, conforme escolaridade do cargo optado. A informação é de que só poderão solicitar isenção do pagamento desses valores, candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam membros de família de baixa renda. O pedido deverá ser realizado no mesmo período e pelo mesmo meio de inscrição.
Segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), responsável pelo certame, os participantes serão avaliados em duas etapas, sendo a primeira composta de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. Nesta fase serão aplicadas duas provas - uma de conhecimentos básicos, com 50 questões e outra de conhecimentos específicos, com 70 questões. A previsão é de que essas provas sejam realizadas no dia 18 de novembro no período da manhã para cargo de nível médio e na parte da tarde para os cargos de nível superior. Os locais e horários exatos serão publicados em 9 de novembro no Diário Oficial da União e pelo site do concurso. Para conhecer o conteúdo das avaliações, consulte o edital completo.
A segunda etapa do concurso ficará sob a responsabilidade do DPFR e constará de investigação social e/ou funcional, e será de caráter eliminatório.
Fonte: www.in.gov.br.

Atenção Designers

Estamos selecionando Designer Freelancer com conhecimentos em editores e criadores de imagens, com foco em marketing.

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Requisitos

Domínio em Microsoft Office (World/Excel)
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Salário fixo + Vale transporte + Almoço na empresa

Local de trabalho: Alto da Boa Vista - Casa de Festa Mansão Carioca

Os currículos devem ser enviados para joao.paulo@agenciadesign.com.br


Foi Reprovado de novo em concurso? Veja o que fazer para não desanimar


Foi reprovado de novo no concurso? Veja o que fazer para não desanimar
Lia Salgado elaborou tira-dúvidas para ajudar na avaliação do candidato.
É preciso objetividade para reconhecer o que precisa ser melhorado.




Preparação para concurso público é maratona - isso todo mundo já sabe. Mas, como fazer para não desanimar depois de várias reprovações? Ou mesmo quando você é aprovado, mas fora das vagas ou em cadastro de reserva, com classificação distante e poucas expectativas de ser chamado?
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
Em primeiro lugar, é importante saber que essa é uma etapa praticamente obrigatória no caminho de quem busca uma vaga na administração pública. O projeto é grandioso e, por isso, o sucesso não vem de imediato. Quem tem consciência disso tem mais condições de superar as dificuldades do que aqueles que começam a estudar como se fossem “corredores de 100 metros rasos”, que não terão a resistência necessária para concluir a maratona.
saiba mais

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Podemos considerar que a decisão de fazer concurso é a 1ª etapa, seguida da 2ª, que é marcada pelo entusiasmo do iniciante. A etapa das reprovações traz as primeiras pedras do caminho. Por outro lado, é a mais rica, em termos de possibilidades reais de amadurecimento do candidato em relação aos conteúdos e à prática de fazer provas. Mas, é preciso objetividade de treinador para reconhecer o que precisa ser melhorado. E coragem de herói para não se deixar abater, porque é agora que o jogo realmente começa e são separados os que ficarão pelo caminho daqueles que vão vencer.

Para ajudar na sua avaliação, sugerimos algumas perguntas:

1 - Você está prestando concursos que cobram conteúdos muito diferentes?
Essa pode ser uma das razões das reprovações. É importante escolher uma área de concursos e manter o foco, porque haverá um leque de matérias em comum e, assim, o conhecimento adquirido para um concurso será aproveitado para o seguinte.

2 – Você sempre acerta um percentual de 50 a 70% nas provas?
Tem muita gente que faz um concurso e, mesmo sem grandes preparações, acerta uma boa quantidade de questões - mas não o suficiente para ser aprovada. E fica aguardando o próximo – sem estudar -, acreditando que terá mais sorte. O problema é que o percentual de acertos que falta para a aprovação não virá com sorte, e depende de dedicação e estudo sério, como comentaremos na pergunta seguinte.

3 - Você já viu toda a teoria das matérias básicas?
Após cada reprovação é preciso seguir estudando as matérias básicas da área escolhida, mesmo sem novo edital publicado. É isso que vai garantir vantagem em relação aos outros candidatos na próxima oportunidade. Uma semana de pausa após uma prova é o suficiente para recarregar as baterias e retomar a programação de estudo.

4 – Você não fez a pontuação mínima na matéria que achava que sabia mais?
Há casos em que o candidato fica tão seguro em uma disciplina que deixa de estudá-la e, na hora da prova, percebe que esqueceu informações que já soube bem. Por esse motivo, todas as matérias que serão cobradas devem ser estudadas a cada semana ou quinzena. Concluído o estudo da teoria (acompanhado de exercícios), o candidato deve preparar fichas-resumo e fazer revisões periódicas paralelamente à resolução de provas da disciplina.

5 – Suas reprovações são sempre por causa das mesmas disciplinas?
Observe se existe um “ponto fraco” no seu desempenho. É natural que o candidato tenha mais facilidade em algumas disciplinas, menos em outras e, em alguns casos, reais dificuldades em uma ou mais matérias.
A prática de atividade física durante o período de preparação ajuda a manter o estresse sob controle e a construir uma postura de equilíbrio emocional e de mais resistência a momentos de pressão.
É sempre interessante olhar as matérias como se fossem um time. Se há jogadores muito fracos, eles precisam treinar mais. Na prática, se existem disciplinas em que o candidato ainda não foi até o fim da teoria, ou chegou ao fim mas não tem segurança na hora de responder às questões, isso pode ser resolvido aumentando o tempo de estudo dessas em relação às demais. Lembrando que todas as matérias devem ser estudadas a cada semana ou quinzena, para nada cair no esquecimento, mas pode ser elaborado um planejamento em que algumas matérias tenham mais de um período de estudo até que o candidato tenha nelas a mesma segurança que tem em outras.

Outra possibilidade interessante é, quando acontecer um feriado ou tempo extra, o candidato fazer um estudo intensivo, dedicado somente àquela matéria, para alavancar o conhecimento.

Se a dificuldade persistir ou for grave, procure voltar ao início do estudo, como se fosse a primeira vez. Uma providência que costuma funcionar muito bem é refazer o módulo da matéria com outro professor ou mesmo a partir de livro de outro autor. O que parecia incompreensível da primeira vez já será mais simples e as arestas vão sendo aparadas.

6 – Você leva um susto quando se depara com a prova ou erra bobagens porque cai nas pegadinhas das questões?
O costume de resolver provas de concursos anteriores é essencial para o amadurecimento do candidato diante da prova. O estudo e a compreensão da teoria são condições necessárias, mas não suficientes para ser bem-sucedido na hora da prova, porque o candidato precisa estar preparado para o nível de profundidade e complexidade que será cobrado no concurso.

Dependendo do cargo almejado e da banca examinadora, doutrina, jurisprudência e análise de casos – nas disciplinas envolvendo direito – ou questões bastante complexas e longas podem ser cobradas. Outras bancas gostam de incluir palavras que alteram completamente o sentido da frase e, muitas vezes, passam despercebidas pelo candidato.

Por esse motivo, a resolução de provas anteriores de diversas bancas organizadoras - enquanto não há um concurso em vista – e da banca que vai elaborar as questões do concurso escolhido – quando for publicado o edital – é providência essencial e pode ser a diferença entre mais uma reprovação ou a aprovação e conquista da vaga.

7 – Na hora da prova, você entra em pânico?
Algum nervosismo no dia da prova é quase inevitável, afinal, há muita coisa em jogo. Mas o candidato que não consegue manter a serenidade necessária pode ter dificuldades para ler e compreender os enunciados das questões. Além disso, o resgate das informações no cérebro também fica comprometido.
É preciso objetividade de treinador para reconhecer o que precisa ser melhorado. E coragem de herói para não se deixar abater, porque é agora que o jogo realmente começa e são separados os que ficarão pelo caminho daqueles que vão vencer.
A prática de atividade física durante o período de preparação ajuda a manter o estresse sob controle e a construir uma postura de equilíbrio emocional e de mais resistência a momentos de pressão.

O hábito de resolver provas anteriores também ajuda a familiarizar o candidato com o que vai enfrentar no dia do seu concurso, reduzindo o impacto da situação nova.

Na hora da prova, respirações profundas e suaves podem ser úteis para recuperar o equilíbrio. E lembrar que, por melhor que seja aquele concurso, sempre haverá outro, também coloca a situação em uma perspectiva menos dramática.

8 – Falta tempo na hora da prova?
Há provas tão extensas e complexas que praticamente nenhum candidato consegue fazer todas as questões por falta de tempo. Mesmo assim, há estratégias que podem ser adotadas para tirar o melhor proveito da prova.

Matemática e outras disciplinas afins exigem prática para que o desempenho possa ser melhorado. Assim, fazer muitos exercícios simples enquanto está estudando pode fazer a diferença para ganhar agilidade, que será útil na hora da prova.

Enunciados muito extensos também requerem alguma prática, para que não se perca tanto tempo. E aí, mais uma vez, a familiaridade com questões da banca por meio da resolução de provas anteriores acostuma o candidato a lidar com a situação.

Na hora da prova, é interessante começar pela disciplina em que se tem mais segurança para não ficar desestabilizado no início da prova - que é o momento de pico de adrenalina – e comprometer todas as disciplinas.
É sempre interessante olhar as matérias como se fossem um time. Se há jogadores muito fracos, eles precisam treinar mais. Na prática, se existem disciplinas em que o candidato ainda não foi até o fim da teoria, ou chegou ao fim mas não tem segurança na hora de responder às questões, isso pode ser resolvido aumentando o tempo de estudo dessas em relação às demais.
Uma boa estratégia é priorizar as questões que podem ser resolvidas rapidamente, em todas as disciplinas, deixando aquelas que não têm solução rápida para um segundo momento. Assim, caso o tempo não seja suficiente, ao menos tudo o que o candidato sabia será respondido e os pontos, garantidos.

Manter o sangue frio - mesmo ao se deparar com assuntos nunca vistos – também é uma atitude útil. Se você estiver bem preparado e desconhecer o assunto, provavelmente a maioria dos candidatos estará na mesma situação e não será isso o que fará a diferença para a aprovação.

Com cota, número de donas de casa candidatas aumenta 131% no país


Com cota, número de donas de casa candidatas aumenta 131% no país
Dona de casa é quarta ocupação mais declarada por candidatos no país.
Para especialista, uso de 'laranja' para cumprir cota pode explicar aumento.

Com a cota obrigatória de 30% para candidaturas de um dos sexos, o número de candidatas donas de casa mais que dobrou nestas eleições, segundo levantamento do G1 junto aos dados de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É a quarta ocupação mais declarada, passando de 9.869 candidaturas na última eleição para 22.789 em 2012 – aumento de 131%.
PROFISSÕES/ OCUPAÇÕES MAIS DECLARADAS E Nº DE CANDIDATOS
2008
2012
Agricultor
(42.516)
Servidor público municipal
(39.268)
Comerciante (35.976)
Agricultor
(38.655)
Servidor público municipal
(25.426)
Comerciante (35.160)
Vereador
(19.232)
Dona de casa (22.789)
Empresário
(13.047)
Vereador
(20.787)
Professor de ensino fundamental (11.682)
Empresário
(20.494)
Professor de ensino médio (11.224)
Aposentado (14.860)
Aposentado (10.916)
Professor de ensino fundamental (13.481)
Dona de casa (9.869)
Professor de ensino médio (11.509)
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral, divulgação de candidaturas - 2012
As donas de casa representam 4,8% do total de candidatos, atrás apenas dos servidores públicos municipais, agricultores e comerciantes. Em 2008, a ocupação aparecia em 9º lugar (veja quadro ao lado).
Os dados mostram que o aumento ocorre em razão do elevado número de candidatas a vereadora. São 22.536 inscritas, 98,9% do total. Em 2008, eram 9.546 candidatas.
Para prefeita e vice, no entanto, o número caiu. Neste ano, 81 donas de casa (0,35% do total de candidaturas nessa ocupação) concorrem ao cargo do Executivo. Nas últimas eleições, eram 102 candidatas com esta ocupação. Para vice, agora são 172 candidaturas (0,75% do total). Em 2008, havia 221 postulantes ao cargo.
'Laranjas'
Para o cientista político José Eustáquio Alves, a explicação mais provável para o aumento significativo e para a disparidade entre os cargos disputados é a obrigatoriedade da cota sexual nestas eleições.
Agora, a lei exige 30% dos candidatos de um dos sexos nos partidos e coligações na disputa para vereador. A regra provocou um aumento na participação feminina nas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral afirma que a coligação ou partido que não cumprir a cota obrigatória poderá ter a lista inteira de candidatos rejeitada.
“Esses partidos não investiram na formação de mulheres, não prepararam. Então, para preencher a cota, eles lançam a famosa candidata ‘laranja’. Lançam a mãe, a irmã, até a empregada doméstica, só para preencher”, afirma Eustáquio Alves.

Josefina, Dalva, Célia e Suelane: donas de casa e
candidatas a vereadora nas eleições municipais
de suas cidades em 2012 (Foto: Reprodução/TSE)
'Sou do lar'
“Fui convidada para ser candidata, por ser mulher, porque tenho ficha limpa e sou filiada ao partido”, diz Josefina Rocha de Oliveira, a Tia Fina (PSB), que pela primeira vez disputa o cargo de vereadora no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. A cidade é a campeã em candidaturas de donas de casa em todo o país, com 55 postulantes a cargos eletivos.
Viúva, 61 anos, a moradora do bairro Corumbá afirma não fazer campanha por causa da artrose e também por não ter dinheiro. A propaganda é boca a boca: o pedido de voto é feito aos parentes e amigos. Ela atende ao telefone em casa. “Eu sou do lar, não tenho profissão não.”
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Tia Fina também conta não frequentar reuniões de partido. Mesmo assim, diz levantar a bandeira dos animais. “Eu nunca me imaginei [candidata], aí de repente me apareceu essa chance. A minha chance de ganhar é muito, muito pouca mesmo. Mas eu tenho muita fé dentro do meu coração. Vai que alguém já viu o que eu desejo, e um outro político faz.”
Pra eles [partidos] até pode ser só para preencher. Não estão levando fé em mulher, mas a mulher está dominando"
Josefina Rocha de Oliveira,
candidata a vereadora
Sobre o preenchimento das cotas, ela diz: “Pra eles [partidos] até pode ser só para preencher. Não estão levando fé em mulher, mas a mulher está dominando. A sabedoria é delas. Olha a nossa presidente. Se eu for eleita, eu vou fazer e acontecer.”
De casa em casa
No município de Abaetetuba, nordeste do Pará, cinco candidatas da coligação União por Abaeté (PR-PRB) são donas de casa, de um total de 30 aspirantes.
"A gente fez um trabalho forte em cima de filiação", afirma Keimenson Nascimento, diretor jurídico do partido no estado. "A filiação das mulheres é dez vezes menor que a de homens no Pará, e tínhamos que cumprir a cota de 30% de candidatas. No caso do PRB, a quantidade de donas de casa é decorrente disso", revela.
"É uma exigência legal. Tentamos fazer com que as mulheres se interessem pela política, fomos de casa em casa. Por isso, temos muitas donas de casa, que são parte expressiva do eleitorado, assim atingimos este tipo de eleitor. Fazemos este trabalho (de atrair mulheres para o partido) há um ano", afirma.
CIDADES COM MAIS DONAS DE CASA CANDIDATAS NO PAÍS
Nova Iguaçu (RJ)
55
Rio de Janeiro
46
Jaboatão dos Guararapes (PE)
45
Anápolis (GO)
40
Campos dos Goytacazes (RJ)
32
Fortaleza
32
Japeri (RJ)
32
Recife
32
Vontade própria
Em Bandeira do Sul (MG), a dona de casa Maria Dalva de Oliveira Rodrigues, 53 anos, também disputa uma vaga pelo PSD na Câmara Municipal pela primeira vez. Sua coligação tem cinco candidatas com a mesma ocupação, de um total de 18 postulantes ao cargo.
Ela diz que sempre trabalhou nas eleições e decidiu concorrer por causa do histórico político da família. “Agora recebi o convite para me candidatar”, conta. “Antes eu não podia porque morava na roça, tinha filhos pequenos. Agora, cuido apenas do meu neto, então tenho mais tempo para tentar melhorar Bandeira do Sul.”
Celia Maria de Araújo, 51 anos, também é candidata no município pela primeira vez. “Eu já tinha essa vontade e neste ano o partido me convidou", diz a candidata do PSD.
"Acredito que não tenha sido apenas para cumprir a cota de 30% de mulheres candidatas, mas, de qualquer maneira, tenho ideias muito bacanas para o município, especialmente no setor da educação e da saúde”, afirma.
A dona de casa Suelane dos Santos Silva, candidata em Jaboatão dos Guararapes (PE) pelo PSC, também diz que resolveu disputar por vontade própria. “Vou de porta em porta, não tenho nenhum meio de investir. Tenho ajuda de amigos, parentes e pessoas da comunidade”, afirma. “Eu sempre quis, sempre tive vontade só que não tinha tempo.”
Prejuízo eleitoral
Segundo José Eustáquio Alves, apenas preencher a cota, embora não seja ilegal, pode ser "um tiro no pé" para os partidos. Por isso, ele afirma apostar na racionalidade por parte das legendas.
“Se uma mulher é simplesmente dona de casa, se não tem experiência pública, é muito difícil de ela se eleger, não tem capital social, capital político”, diz o cientista político. “O partido que não investir na mulher vai ficar prejudicado no seu próprio desempenho eleitoral.”
O partido que não investir na mulher vai ficar prejudicado no seu próprio desempenho eleitoral"
José Eustáquio Alvez,
cientista político
“Eu defendo a ideia de que se as mulheres são metade da população, se já superaram os homens em termos de nível educacional, se estão no mercado de trabalho, têm uma participação tão importante, não tem sentido manter na política um ‘clube do bolinha’”, completa o especialista.
“Por isso eu acho que esse aumento é muito positivo, porque está se lutando há muito tempo por isso”, conclui.
Pelo país
Dona de casa também é a profissão declarada em que há a maior diferença entre mulheres e homens nesta eleição. São 22.709 candidatas mulheres para 80 candidatos que se declararam "donos de casa", do sexo masculino.
Veja no quadro a seguir as profissões e ocupações mais declaradas por homens e mulheres:
PROFISSÕES MAIS DECLARADAS DE ACORDO COM O SEXO DOS CANDIDATOS:
MULHERES
HOMENS
- Dona de casa
- Professor de ensino fundamental
- Servidor público municipal
- Comerciante
- Professor de ensino médio
- Agricultor
- Vereador
- Estudante, bolsista, estagiário e assemelhados
- Aposentado (exceto servidor público)
- Técnico em enfermagem e assemelhados
- Empresário
- Auxiliar de escritório e assemelhados
- Enfermeiro
- Agente de saúde/sanitarista
- Advogado
- Pedagogo
- Cabeleireiro
- Agricultor
- Comerciante
- Servidor público municipal
- Vereador
- Empresário
- Aposentado
- Trabalhador rural
- Motorista de veículos de transporte coletivo de passageiros
- Professor do ensino médio
- Servidor público estadual
- Advogado
- Motorista de veículos de transporte de carga
- Professor de ensino fundamental
- Estudante, bolsista, estagiário e assemelhados
- Motorista particular
- Médico
- Administrador
- Trabalhador de construção civil
Embora a participação feminina tenha aumentado nesta eleições, elas ainda são minoria na maioria dos profissões declaradas. O número de candidatos homens supera o de mulheres em 199 de um total de 243 profissões entre as inscritas, ou 82% do total.
Entre as profissões em que a quantidade de mulheres candidatas supera proporcionalmente a de homens estão, além de dona de casa, a de empregada doméstica, governanta, secretária e datilógrafa, assistente social, faxineira, telefonista e fonoaudióloga.
Nenhuma profissão é exclusividade das mulheres. Mas há aquelas apenas declaradas por homens. São elas: funileiro, bombeiro e instalador de gás, água, esgoto e assemelhados, chaveiro, leiturista, ministro de estado, relojoeiro e montador de instrumento de precisão, carvoeiro, piloto de aviação comercial, navegador, mecânico de voo e assemelhados, guardador de veículos, trabalhador de fabricação, vulcanização e reparação de pneumáticos, meteorologista, capitalista de ativos financeiros, paramédico, físico, geofísico, diplomata e antropólogo.

Fonte http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2012/noticia/2012/09/com-cota-numero-de-donas-de-casa-candidatas-aumenta-131-no-pais.html