terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas do estilista Samuel Cirnansck para o seu look de Formatura!


Convidado do reality fashion "Temporada de Moda", o estilista Samuel Cirnansck é especialista em fazer vestidos de festa incríveis! Confira as dicas dele para arrasar no look de Formatura:

O que é essencial para deixar look de festa incrível?
Gosto de cores mais claras e não gosto de estampa, pois é mais fácil da pessoa errar. Também precisa pensar em estar o mais confortável possível.

O que derruba um look?
Ser alguém que você não é. Acho bacana se aceitar, fica mais fácil de usar a roupa, do que querer ser quem você não é bem no dia da festa.


Tem alguma regra básica para o look de festa?
Depende do que você tem no guarda-roupa, mas bom gosto é sempre da pessoa, ela tem que imaginar o que é bacana. A minha dica é ter bons acessórios e saber combiná-los.

Qual o acessório ideal?
Sapato e bolsa de verniz. É bacana, tem brilho no couro, fica luxuoso e moderno. Na hora de escolher a cor fique primeiramente com o preto. Depois pode tentar os tons mais modernos como azul e rosa.

Tem algo que você considera cafona, principalmente para uma debutante ou formanda?
Eu acho cafona quando a menina quer usar um vestido cinematográfico demais, colocar coroa e tudo. Tem que ser mais moderna, não tão princesa. Fugir dos tradicionais e ser mais moderno.

Fonte: http://capricho.abril.com.br

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Qual é o papel do líder na administração do tempo?

Respondido por Christian Barbosa, especialista em produtividade

Um líder urgente cria uma equipe urgente. Um líder sem tempo deixa a equipe sem tempo também. O líder é o personagem principal do processo produtivo de uma equipe. Se ele não for um exemplo e não ajudar a equipe, estará entrando em um perigoso círculo vicioso de urgências diárias.

Em primeiro lugar, o líder – que costuma ser o próprio empreendedor - precisa conquistar um maior equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, realizar planejamento de suas demandas diárias e ter prioridades realmente importantes. Isso significa que o líder precisa aprender uma metodologia de administração de tempo para que consiga maximizar suas horas disponíveis e que se torne um exemplo de mudança que queira ser seguido pela equipe.

O líder como exemplo não significa que ele seja o Senhor Produtivo, mas que ele está tentando e buscando um caminho que a equipe pode seguir. Seu papel na equipe é estimular as pessoas a atenderem suas demandas ao invés de deixarem tudo na cabeça e que comecem a planejar pelo menos 3 dias a frente e não o dia seguinte e principalmente que façam um uso racional das reuniões. O líder é a chave da produtividade na equipe, não espere o time ficar estressado para iniciar a mudança.

Fonte: exame.abril.com.br

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como ter clientes mais felizes

Ter clientes mais felizes não é apenas uma questão de satisfazer o consumidor, mas uma poderosa estratégia de marketing. Hoje, com 2 bilhões de pessoas conectadas e metade delas nas redes sociais, um cliente satisfeito espalha a boa notícia pela sua empresa. Por outro lado, se ele ficar infeliz, o problema pode ganhar proporções enormes e causar prejuízo para o negócio.

A felicidade do cliente, no entanto, pode ser subjetiva. Como nem todos saem da loja saltitando, é bom ter algumas estratégias para saber agradá-los e garantir uma experiência de compra satisfatória. A chave está na expectativa. “A satisfação é resultado da expectativa que é construída no imaginário do cliente, pela comunicação, pela imagem da marca e também pelo conjunto de todos os concorrentes”, explica Victor Trujillo, professor da ESPM e especialista no assunto.

1. Conheça a expectativa

Os clientes não costumam entrar em uma loja dizendo qual a sua expectativa em relação a um produto. Eles têm na imaginação o que esperam conseguir com aquilo e, lembre-se, qualidade é aquilo que o consumidor diz que é. “Você cria no imaginário do consumidor uma percepção de que uma coisa vai acontecer. A promessa não é feita apenas pela empresa, mas também pela concorrência”, explica Trujillo. Por isso, observe esta expectativa, acompanhando as promessas dos seus concorrentes em produtos similares e, é claro, conversando com a clientela.

2. Atente aos detalhes

Se o seu produto é muito bom e seu time de vendas está bem treinado, mas você escorrega na hora de finalizar um pedido, a satisfação do cliente vai sendo corroída. “Eu chamo isso de ‘muitas pequenas coisas’ que compõem a satisfação. Por isso, a importância de ficar atento ao detalhe”, diz o professor.

Deixar um detalhe fora de controle afeta a imagem da sua empresa e pode gerar uma reclamação. “Imagina se você vai a um ótimo restaurante, com um chef internacional, um atendimento perfeito e um prato saboroso. Até então, sua expectativa foi ultrapassada. Na hora do cafezinho, a bebida está amarga e fria. É o detalhe, deixado de lado pelo dono, que estraga a experiência”, explica. Por isso, desde a porta até a saída, os detalhes devem ser observados para surpreender o consumidor de forma positiva.

3. Ofereça o mínimo

A satisfação do cliente está muito ligada também ao atendimento e os benefícios envolvidos na compra.

“Existem promessas tácitas. Se você está instalado no shopping center, o consumidor espera – só por isso – que você aceite cartões, tenha várias condições de pagamento e ofereça embalagem para presente, por exemplo”, conta. Tudo isto está embutido na percepção do cliente de que todas as lojas em um shopping oferecem isso, no mínimo. Se ele se decepciona, já passa a ser menos satisfeito com a sua empresa.

4. Ajuste a expectativa

Para evitar desapontar as expectativas do consumidor, alinhe-se com ele. Apesar de ser subjetiva, a expectativa está muito relacionada a como sua marca se expõe no mercado. Por isso, quando fizer publicidade, por exemplo, coloque fotos dos produtos e ajude a dar dimensões. “Ele alinha a expectativa quando está vendo o produto e isso tende a produzir consumidores mais satisfeitos”, explica Trujillo.

5. Não subestime as redes sociais

“Todo o poder está com os consumidores. Eles têm as redes sociais e é obrigatório para qualquer empresa monitorar a satisfação dos seus clientes”, define Trujillo. Segundo o professor, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ignorar o que os clientes insatisfeitos estão dizendo. “Hoje, se uma pessoa é mal atendida, ela cria um viral e uma campanha negativa para a empresa”, explica.

Por isso, gerenciar o que é dito sobre a marca e responder o mais rápido possível – propondo uma solução – é obrigação da empresa. “Sai mais barato resolver o problema dele do que ter um cliente inimigo que pode causar transtornos e prejuízo”, ressalta.

Fonte: http://exame.abril.com.br

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ver e-mail fora do expediente vai gerar hora extra?

Ver e-mail fora do expediente vai gerar hora extra?
Respondido por José Daniel Gatti Vergna, especialista em direito do trabalho

A resposta é nem sempre. Tudo vai depender do conteúdo dessas comunicações, se dão a entender ou não que o empregado estava trabalhando mesmo após o término da sua jornada de trabalho. De fato, não é todo e qualquer tipo de e-mail ou mensagem de celular enviado pelo empregador ao empregado que será caracterizado como mecanismo de prova de que o trabalhador se apresentava trabalhando ou à disposição para o trabalho.

No âmbito das relações trabalhistas, a necessidade de se promover a comunicação em tempo real entre empregadores e empregados trouxe uma série de vantagens e desvantagens do ponto de vista econômico e social. Afinal, se por um lado foi possível encurtar as vias empresariais, dinamizando os negócios, através dos avanços tecnológicos, por outro lado, acabamos nos tornando escravos da necessidade de ficarmos a todo instante plugados.

Nesse sentido, a edição da Lei n.º 12.551/2011, que alterou a redação do artigo 6º da CLT, atende ao anseio presente de frear os excessos cometidos por empregadores em relação aos seus empregados, quando obrigados a trabalhar mesmo depois de encerrado o seu expediente. Assim, nesse contexto, não há dúvida de que haverá pagamento de hora extra no valor superior a 50% da hora normal de trabalho.

O critério de avaliação de quando as horas extras são devidas ou indevidas é subjetivo. Agora, e-mails ou mensagens que deem orientações genéricas e atemporais ou que informem ao trabalhador da chegada de um evento ou da necessidade de se preparar para uma determinada tarefa, dentre inúmeras outras possibilidades, não serão considerados horas extras.

Fonte: http://exame.abril.com.br

Uso de redes sociais no ambiente de trabalho triplicou em 2011




Os profissionais estão mais ativos nas redes sociais no ambiente corporativo, afirma pesquisa da Palo Alto Networks, empresa de segurança de rede.


O levantamento mostra que houve um aumento de 300% nas atividades em sites como Facebook e Twitter (com usuários postando e utilizando aplicativos) durante o expediente em comparação durante o mesmo período no segundo semestre de 2010.


Segundo a pesquisa, o Twitter registrou um crescimento de mais de 700% (de 3% para 22%) durante o período de outubro de 2010 a dezembro de 2011. Já o Facebook, o aumento foi de 5% para 25%.


Sites de compartilhamento de arquivos são utilizados por 92% das companhias consultadas.


A pesquisa teve como base avaliações do tráfego nas redes sociais de mais de 1,6 mil empresas entre abril de 2011 e novembro de 2011.


Fonte: http://exame.abril.com.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os inteligentes dormem mais tarde




Em média, os indivíduos de QI alto caem no sono à 1h44 - uma hora mais tarde do que os burros. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Londres, que analisou os hábitos de 20 mil pessoas. Segundo os cientistas, ficar acordado até tarde é um sinal de curiosidade e vitalidade intelectual.

Fonte: super.abril.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Caixa destina R$ 345 milhões para empreendedores individuais

A Caixa Econômica Federal vai destinar este ano R$ 345 milhões em crédito para empreendedores individuais, por meio do microcrédito produtivo orientado (Crescer). A operação oferece taxa de juros de 0,64% ao mês e prazo de até 24 meses para pagar.

O empreendedor que tiver interesse em contratar uma operação pode se dirigir a uma agência ou a um dos postos de atendimento do banco, instalados em comunidades atendidas pelo programa.

De acordo com a Caixa, desde setembro do ano passado – quando teve início o programa – a dezembro de 2011, regiões como o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e Heliópolis, em São Paulo, receberam, pelo programa, R$ 5 milhões, em aproximadamente mil contratos. No total, a Caixa concedeu mais de R$ 11 milhões pelo Crescer, desde o início do programa.

Em dezembro de 2011, a Caixa ampliou a atuação para mais três comunidades do Rio de Janeiro: Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, aproveitando o processo de pacificação dos bairros. O primeiro contrato na Rocinha foi firmado no dia 7 de dezembro, no valor de R$ 6 mil, com prazo de pagamento de dez meses.

Segundo a Caixa, a atuação do banco no microcrédito produtivo orientado tem um elemento inovador: a contratação de jovens das próprias comunidades atendidas para atuar como agentes de microcrédito. Em 2011, foram contratados mais de 500 jovens. Para 2012, devem ser selecionados mais 2 mil aprendizes. Com idades entre 18 e 22 anos, os 2,5 mil agentes atuarão na prospecção e orientação dos potenciais tomadores de crédito, com a supervisão direta de empregados da Caixa.

Os recursos do microcrédito produtivo orientado podem ser usados como capital de giro ou para compra de equipamentos e máquinas. O valor máximo do empréstimo é de R$ 15 mil, com prazo de até 24 meses para pagar. A Taxa de Abertura de Crédito (TAC) é de 1% do valor do empréstimo. Atualmente o valor médio concedido aos empreendedores é de R$ 4 mil.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um em cada quatro jovens pode perder audição

Jovem ouvindo iPod

Um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce como consequência do uso de tocadores de MP3

São Paulo - Estudo da Universidade Tel Aviv (Israel), divulgado na revista científica International Journal of Audiology, revela que um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce como consequência do uso de tocadores de MP3.

Os cientistas israelenses analisaram os hábitos de jovens ao ouvir música e mediram os níveis de volume. Os resultados comprovaram o que médicos e especialistas já vêm alertando: iPods e outros dispositivos de MP3 podem ter efeitos nocivos à audição, no longo prazo.

“O nível de barulho diretamente em nossos ouvidos tem grande impacto. É preciso respeitar os limites de decibéis recomendados por especialistas, em beneficio da própria saúde. A exposição contínua a níveis de ruído superiores a 85 decibéis pode causar perda progressiva da audição”, afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal.

A primeira fase do estudo incluiu 289 participantes com idades entre 13 e 17 anos, que relataram o volume e a duração do uso dos aparelhos. Na segunda fase, foram feitos exames de audição em 74 desses jovens. Os resultados preocupam. Cerca de 80% dos jovens usam aparelhos de MP3 regularmente. Destes, 20%, utilizam o aparelho por mais de uma hora e menos de quatro horas. E 8% dos jovens ultrapassam o limite das quatro horas.

“Por meio dos fones desses aparelhos, o som alto atinge diretamente os ouvidos. A tendência é de perda de audição em médio e longo prazo, dependendo do volume em que escutam música e do tempo de exposição ao barulho”, explica a fonoaudióloga Marcella Vidal.

"Em dez ou 20 anos já será muito tarde. Uma geração inteira estará sofrendo de problemas auditivos muito mais cedo que o esperado por conta do envelhecimento natural", lembra a coordenadora da pesquisa, Chava Muchnik. Ela prevê que pessoas com 30 ou 40 anos de idade já serão diagnosticadas com problemas de audição – bem mais precocemente que nas gerações anteriores.

Marcella Vidal, da Telex, recomenda a quem já tem alguma dificuldade auditiva que procure um especialista o mais rápido possível. Muitas vezes, o uso de aparelho auditivo resolve o problema. Ela sugere, ainda, a adoção de programas educativos nas escolas para informar crianças e adolescentes, bem como suas famílias, dos riscos que o volume de som elevado pode causar à audição, ao longo do tempo.

Fonte: http://exame.abril.com.br

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Entrevista de emprego: como responder perguntas (muito) pessoais

Entrevista de emprego

É preciso ter uma postura madura ao ser questionado por perguntas muito pessoais

São Paulo – Você já infringiu alguma lei? Utilizou drogas ilícitas? Por mais que as perguntas possam ser consideradas invasivas pelo candidato, em algumas empresas, principalmente nas multinacionais, esse tipo de questão é considerada essencial em um processo de seleção.

Alexandre Fantozzi, sócio da empresa de recrutamento e seleção Fantozzi & Associates, explica que alguns clientes não dispensam esse tipo de pergunta, pois determinadas colocações exigem habilidades específicas. Nesse caso, a reação do candidato e a maneira que lidará com a questão são os aspectos relevantes para os recrutadores.

“Não iremos julgar se o candidato fez ou não aquilo, não há uma resposta correta. Analisamos como ele reage em uma situação de desconforto”, afirma Fábio Saaad, gerente sênior das divisões de F&A e FSG da Robert Half.

A principal recomendação dos especialistas é responder honestamente. “No caso do tema das drogas, por exemplo, o que é preocupante é a instabilidade do candidato. Precisamos avaliar se ele tem controle emocional e tem capacidade para lidar com problemas”, explica Fantozzi.

As perguntas muito pessoais podem não ter sentido para os candidatos, mas profissionais que tendem a burlar regras para proteger colegas de trabalho ou já praticaram ações antiéticas precisam ser identificados na fase da entrevista pelos recrutadores.

Para Saad, se o candidato tem alguma informação obscura e que não foi bem explicada, será possível notar durante o desenvolvimento da resposta. Ou seja, reagir de forma explosiva ou intempestiva, é um indício de que o profissional está escondendo algo.

“Quanto mais maduro e objetivo, melhor”, diz Fantozzi. “Caso a pergunta entre em um assunto delicado, como divórcio, a morte de um familiar ou um abuso, o candidato deve deixar claro que este é um ponto delicado e que o incomoda. O recrutador irá entender”.

Fonte: exame.abril.com.br

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Procrastinar na internet aumenta a produtividade

Se está lendo isso no trabalho, pode fazê-lo sem culpa: você não está perdendo tempo, está aumentando a sua produtividade. É, agradece a gente: achamos um estudo devidamente científico para salvar a sua pele na próxima vez em que seu chefe pegar você fuçando a vida alheia no Facebook, batendo papo no Twitter ou, bem, lendo o CIÊNCIA MALUCA.

“Navegar na internet tem uma função restauradora importante”, dizem pesquisadores (que provavelmente gostam de passar um bom tempo online) da Universidade Nacional de Singapura. Segundo eles, fuçar na web revigora a pessoa mentalmente após longos períodos de trabalho, e tem um efeito ainda mais poderoso do que conversar pessoalmente com alguém.

Um líder esperto, portanto, deixa todo mundo livre para procrastinar à vontade: “O monitoramento excessivo do uso da internet apenas incentiva os funcionários a usá-la ainda mais”, constatam nossos cientistas bróders. Ouviram, chefes? Mas ok, não dá para liberar geral. É melhor evitar as trocas constantes de e-mails: “A necessidade de responder ao e-mail prejudica o engajamento psicológico da pessoa, afetando sua concentração”, dizem.

O estudo foi apresentado nesta semana lá na conferência anual da Academy of Management, que rolou nos EUA.

E você, o que acha? Você produz mais em um ambiente de trabalho em que dá para fuçar no Facebook, ler blogs, papear no MSN e no Gtalk e tuítar o tempo todo?

Fonte:http://super.abril.com.br

8 empresas recrutam estagiários e trainees

Processos de seleção de trainees e estagiários entram na reta da final. Confira quais empresas ainda mantém as inscrições abertas:

Stefanini IT - trainee
Para participar do processo de seleção, é preciso ter fluência em inglês e/ou espanhol. Os selecionados terão quatro meses de treinamento no Brasil. Os nove meses seguintes serão dedicados para a atuação em alguma operação da companhia no exterior.

Inscrições: até 30 de novembro pelo e-mail traineeglobal@stefanini.com
Salário: não divulgado

JSL – trainee
Ao todo, são 40 oportunidades para recém-formados de qualquer curso superior. A exigência é que o candidato tenha formado entre dezembro de 2007 e dezembro de 2011.

Os interessados devem ter inglês fluente, domínio de informática e disponibilidade para viagens e morar em outro estado. O programa tem duração de um ano.

Inscrições: até 30 de novembro no site da JSL
Salário: não divulgado


SulAmérica – estágio
O Programa de Estágio da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos oferece 20 oportunidades, sendo que 11 são na cidade do Rio de Janeiro e nove em São Paulo. Podem se inscrever estudantes dos cursos de Administração, Estatística, Economia, Direito, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Pedagogia, Psicologia, Informática, Matemática e Engenharias.

A previsão de conclusão do curso deve ser no final de 2013 ou 2014.

Inscrições: até 30 de novembro no site da SulAmérica
Salário: não divulgado

Senior – estágio
O Programa Jovem Talento Senior, empresa de software para gestão empresarial, tem 40 oportunidades. As oportunidades são para estudantes de curso técnico ou graduação na área de tecnologia da informação. A sede da empresa fica na cidade de Blumenau, Santa Catarina.

Inscrições: cadastro de currículo até 1º de dezembro no site da Senior
Salário: não divulgado

Brazil Pharma - trainee
São 7 oportunidades. Para participar, é preciso ter concluído a graduação entre 2009 e final de 2011 nos cursos de administração, economia, engenharia, ciências contábeis e marketing.

Inscrições: até 3 de dezembro pelo site da Brain Inteligência em Talentos

Gol – estágio
São 25 oportunidades para trabalhar na sede administrativa da companhia aérea em São Paulo (SP) ou em Belo Horizonte (MG). Interessados de qualquer curso de formação de nível superior podem se inscrever. A preferência é que o estudante esteja no terceiro ou quarto ano do curso.

A média de contratação de estagiários é de 50 por ano; os aprovados começam a trabalhar em março de 2012.

Inscrições: até 12 de dezembro no site da Gol ou da Dreves & Associados
Salário: não divulgado

Coca-Cola FEMSA – estágio
Ao todo, são 30 oportunidades para estudantes do penúltimo ou último ano da graduação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharia, Marketing, Publicidade & Propaganda e Psicologia.

O estágio começa em fevereiro de 2012.

Inscrições: até 31 de dezembro de 2011 pelo site da Coca-Cola FEMSA
Salário: não divulgado

BG Brasil - trainee
O programa tem duração de dois anos. Por pelo menos seis meses, os trainees devem trabalhar em uma unidade da BG no exterior. São 24 opções de países.

Ao todo, são 13 oportunidades para as áreas de engenharia de petróleo e reservatório, engenharia de poços, geologia, operações, comercial e geofísica. Os candidatos devem se formar até julho de 2012 e ter inglês fluente.

Inscrições: até 31 de maio pelo site da BG
Salário: a empresa não divulga

Fonte: exame.abril.com.br


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

5 coisas para fazer pela carreira ainda em janeiro

Dreamstime

Página de calendário

São Paulo – Já se foram duas semanas desde que 2012 deu seus primeiros suspiros, mas todas aquelas resoluções lindas do dia 31 de dezembro continuam presas ao papel? Então, é hora de arregaçar as mangas e aproveitar o marasmo de janeiro para dar corpo a cada uma delas.


Agora, se você não sabe por onde começar, EXAME.com listou um guia rápido de ações que você deve fazer por sua carreira antes do carnaval. Afinal, num ano cheio de suspense em torno dos mercados globais, não vale deixar para revitalizar a própria trajetória profissional só depois da quarta-feira de cinzas.

1. Atualize seu currículo
Por melhor que esteja sua situação no atual emprego, não vale deixar seu currículo empoeirado em algum canto do seu e-mail. Nunca se sabe quais oportunidades podem aparecer nos dias que se seguem.

Por isso, aproveite os próximos dias para dar uma cara nova a esta importante ferramenta de carreira. A ideia não é mudar o design do documento ou transformar seu currículo em infográfico (embora essa seja uma boa pedida para algumas profissões). Mas, sim, colocar no papel um bom resumo do que foi seu 2011.

Se continuou no mesmo emprego, atualize seus principais resultados no campo descrição. Se mudou, altere essa informação. Fez um curso? Melhorou sua fluência em algum idioma? Inclua tudo isso no seu currículo. Com objetividade, clareza e todos os outros atributos de um bom currículo.

2. Coloque seu networking em ordem
Tenha como meta levar networking mais a sério em 2012. Comece dando mais atenção para os cartões de visita que recebe rotineiramente. Tire um tempo nos próximos dias para organizar seus contatos.

Dica: sempre que receber um novo cartão de visita, anote a data e o contexto em que conheceu a essa pessoa. Para facilitar a retomada de contatos, faça uma anotação sobre alguma peculiaridade do encontro.

Reserve um tempo também para colocar a própria maneira como você faz networking em xeque. Será que você é um daqueles que as pessoas fogem nos eventos profissionais? Na hora de fazer seu cartão de visitas, vale também checar quais são os erros mais clássicos.

3. Dê um jeito no LinkedIn
Em 2011, o LinkedIn virou parada obrigatória para todo o profissional. Mas não basta ter um perfil na rede. É preciso participar.

Primeiro, muita atenção às palavras que você insere no perfil. Para aparecer bem nas ferramentas de busca, invista em técnicas de SEO, como uso de palavras chave e envolva-se em grupos.

Coloque na sua agenda também a participação ativa nos grupos de discussão, o hábito de responder às perguntas postadas no site ou outras ações que torne você relevante na rede.

4. Inscreva-se
Se a intenção é dar um upgrade na carreira, você não pode deixar 2012 passar sem frequentar, ao menos, uma sala de aula. Vale fazer um curso de línguas no exterior, um MBA ou voltar à faculdade.

Se a ideia é fazer um MBA no exterior, por exemplo, vale começar ainda este mês a estudar para a prova do GMAT e seguir alguns passos básicos para encarar o minucioso processo de seleção nas melhores escolas fora do país.

Agora, se a sua intenção é aproveitar as próximas férias para fazer um curso no exterior, escolha um destino coerente com as demandas da sua área de atuação.

5Planeje
Se você ainda não tem muita ideia do que quer para sua vida profissional em 2012, tire os próximos dias para fazer um mergulho para dentro de si mesmo. EXAME.com preparou, por exemplo, um guia de testes para avaliar sua carreira em 2011 e um guia para planejá-la em cinco dias.

Fonte:http://exame.abril.com.br


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Agenda dos Blocos do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2012

Cordo do Boitat por Rodrigo Soldon Agenda dos Blocos do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2012

11 de Janeiro de 2012 (Quarta)

Madureira

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

15 de Janeiro de 2012 (Domingo)

Mangueira

GRES Mangueira
Concentração/Trajeto
: Av. Visconde de Niterói, do Colégio Adolfo Bloch a Quadra da Mangueira. Mangueira

Horário: 19h

Madureira

GRES Império Serrano
Concentração/Trajeto
: Ministro Edgard Romero, da Borborema até a Conselheiro Galvão. Madureira

Horário: 18h

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

18 de Janeiro de 2012 (Quarta)

Madureira

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

20 de Janeiro de 2012 (Sexta)

Lapa

Bloco do Tião dos Embaixadores da Folia
Concentração/Trajeto
: Rua Gomes Freire. Lapa

Horário: 18h

Copacabana

Boca Maldita
Concentração/Trajeto
: Praça Demétrio Ribeiro, Rua Barata Ribeiro, Ronald de Carvalho, Nossa Senhora de Copacabana, Prado Junior, retornando a Praça Demétrio Ribeiro. Copacabana

Horário: 19h

21 de Janeiro de 2012 (Sábado)

Centro

Embaixada das Caricatas
Concentração/Trajeto
: Praça da República. Centro

Horário: 16h

Vila Isabel

Eu Sou Eu, Jacaré É Bicho D’Água
Concentração/Trajeto
: Rua Torres Homem, 150 (Bar do Costa). Vila Isabel

Horário: 18h

22 de Janeiro de 2012 (Domingo)

Tijuca

Império da Tijuca
Concentração/Trajeto
: Rua Conde de Bonfim, da Rua José Higino à Rua Uruguai. Tijuca

Horário: 20h

Madureira

GRES Império Serrano
Concentração/Trajeto
: Ministro Edgard Romero, da Borborema até a Conselheiro Galvão.

Horário: 18h

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

25 de Janeiro de 2012 (Quarta)

Madureira

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

28 de Janeiro de 2012 (Sábado)

Centro

Embaixada das Caricatas
Concentração/Trajeto
: Praça da República. Centro

Horário: 16h

Tijuca

Raízes da Tijuca
Concentração/Trajeto
: Rua General Rocca, Rua dos Araújos, Carlos Vasconcelos, Desembargador Isidro, Haddock Lobo e Praça Saens Pena. Tijuca

Horário: 17h

29 de Janeiro de 2012 (Domingo)

Botafogo

Só Caminha
Concentração/Trajeto
: Concentração Largo dos Leões, segui pela rua interna da praça até rua Marques, Capistrano de Abreu, Conde de Irajá retornando ao Largo dos Leões.

Horário: 14h

Tijuca

Império da Tijuca
Concentração/Trajeto
: Rua Conde de Bonfim, da Rua José Higino à Rua Uruguai. Tijuca

Horário: 20h

Mangueira

GRES Mangueira
Concentração/Trajeto
: Av. Visconde de Niterói, do Colégio Adolfo Bloch a Quadra da Mangueira. Mangueira

Horário: 19h

Madureira

GRES Império Serrano
Concentração/Trajeto
: Ministro Edgard Romero, da Borborema até a Conselheiro Galvão. Madureira

Horário: 18h

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

1o de Fevereiro de 2012 (Quarta)

Madureira

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

2 de Fevereiro de 2012 (Quarta)

Centro

Espera, Espera Mas Não Sai
Concentração/Trajeto
: Rua Teófilo Otoni, esquina com Rua da Candelária. Centro

Horário: 17h

4 de Fevereiro de 2012 (Sábado)

Centro e Lapa

Sem Noção
Concentração/Trajeto
: Rua do Lavradio, Rua do Senado, Gomes Freire, Riachuelo, Rua do Lavradio, retornando ao local de concentração. Lapa

Horário: 14h

Ipanema e Lagoa

Desliga da Justiça

Concentração/Trajeto: Praça Santos Dummont. Gávea

Horário: 11h

Spanta Neném
Concentração/Trajeto
: Concentra na ciclovia da Lagoa Pq. Cantagalo segue até Clube Caiçaras. Lagoa

Horário: 13h

Banda de Ipanema
Concentração/Trajeto
: Rua Gomes Carneiro, entre Vieira Souto e Prudente de Morais, segue Vieira Souto, entra Joana Angélica até Visconde de Pirajá segue até Praça Gal Osório (dispersão). Ipanema

Horário: 18h

Laranjeiras

GB Bloco
Concentração/Trajeto
: Rua General Glicério até o final, retornando pela General Cristóvão Barcelos até a praça Jardim Laranjeiras. Laranjeiras

Horário: 12h

Imprensa Que Eu Gamo
Concentração/Trajeto
: Concentra rua Gago Coutinho em frente ao Mercado São José segue Gago Coutinho passa pelo Largo Machado retorna Laranjeiras até Mercadinho. Laranjeiras

Horário: 15h

Tijuca, Muda, Rocha, Vila Isabel

Vou Treinar e Volto Já (SAFERJ)
Concentração/Trajeto
: Rua Afonso Pena, Haddock Lobo, Campos Sales, Martins Pena e Rua Afonso Pena. Tijuca

Horário: 17h

Nem Muda, Nem Sai de Cima
Concentração/Trajeto
: Av. Maracanã, Rua Pinto Guedes, Otávio Kelly, Conde de Bonfim e Garibaldi, retornando ao local de concentração. Muda

Horário: 19h

Flack
Concentração/Trajeto
: Rua Magalhães de Castro, Rua Lino Teixeira, Rua General Belford, Rua Ana Neri, Rua Flack, Rua Perseverança e Rua Magalhães de Castro. Rocha

Horário: 20h

Ilha do Governador, Irajá

Se Cair, Eu Como
Concentração/Trajeto
: Praia da Guanabara, da Praça Calcutá até o nº 1.391, próximo a Pedra da Onça.. Ilha do Governador

Horário: 12h

Quilombo de Irajá
Concentração/Trajeto
: Rua Metrovick, Rua Juriti, Praça Fernando Gusmão, retornando ao local de concentração. Irajá

Horário: 19h

Curicica e Praça Seca

Eu Vou Mas Eu Volto
Concentração/Trajeto
: Rua Igarapé-açu, em frente ao condomínio Espigão. Curicica

Horário: 14h

Panela Preta da Curicica
Concentração/Trajeto
: Rua João Bruno Lobo, 38. Curicica

Horário: 17h

Chocolate Com Pimenta
Concentração/Trajeto
: Rua Gastão Taveira, da esquina com a Florianópolis até a esquina com a Barão. Praça Seca

Horário: 18h

5 de Fevereiro de 2012 (Domingo)

Leblon

Me Esquece
Concentração/Trajeto
: Praça Atahualpa, Av. Delfim Moreira, seguindo pela pista da área de lazer até a Afranio de Melo Franco. Leblon

Horário: 11h

Botafogo, Copacabana

Sangue Bom
Concentração/Trajeto
: Segue pela Av. Atlântica, do Posto 6 até a Santa Clara. Copacabana

Horário: 11h

Calma, Calma, Sua Piranha!
Concentração/Trajeto
: Rua Visconde de Caravelas, da esquina com Real Grandeza até a Capitão Salomão, encerrando em frente ao restaurante Plebeu. Botafogo

Horário: 12 H

Flamengo

Verde Amarelo e DJ Brasil
Concentração/Trajeto
: Segue pela Av. Infante Dom Henrique, da frente do Coreto Modernista até o MAM. Aterro do Flamengo

Horário: 15h

Tijuca

Império da Tijuca
Concentração/Trajeto
: Rua Conde de Bonfim, da Rua José Higino à Rua Uruguai. Tijuca

Horário: 20h

Barra da Tijuca e Recreio

Bom Sujeito
Concentração/Trajeto
: Av. do Pepê, da Olegário Maciel ao Quebra-Mar. Barra da Tijuca

Horário: 17h

Oba Oba do Recreio
Concentração/Trajeto
: Av. Lucio Costa, do Posto 10 ao Posto 9, pela área de lazer. Recreio

Horário: 18h

Bento Ribeiro, Madureira

Tá na Frente Eu Empurro
Concentração/Trajeto
: Rua Liberata Santos, Antonio Raposo, Praça Managua, Paramirim, Pacheco da Rocha, Carolina Machado e Liberata Santos. Bento Ribeiro

Horário: 16h

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

6 de Fevereiro de 2012 (Terça)

Lapa

Estratégia
Concentração/Trajeto
: Rua do Lavradio, entre a Rua do Senado e Visconde do Rio Branco. Lapa
Horário: 20h

8 de Fevereiro de 2012 (Quarta)

Madureira

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

9 de Fevereiro de 2012 (Quinta)

Flamengo

Inova Que Eu Gosto
Concentração/Trajeto
: Rua Paissandu, Senador Vergueiro, Barão do Flamengo, Praia do Flamengo, Paissandu. Flamengo

Horário: 20h

10 de Fevereiro de 2012 (Sexta)

Centro, Santa Teresa

Cordão da Bola Preta – Grito de Alerta
Concentração/Trajeto
: Avenida Rio Branco esquina da Avenida Presidente Vargas e desfile pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia. Centro

Horário: 20h

Badalo de Santa Teresa
Concentração/Trajeto
: Largo das Neves, Rua Progresso, Oriente até o fim e retornando pela Oriente, Progresso até o Largo das Neves Santa Teresa

Horário: 20h

Botafogo

Perereka Sem Dono
Concentração/Trajeto
: Rua Henrique de Novaes, Real Grandeza, General Polidoro, São João Batista, Henrique de Novaes. Botafogo

Horário: 20h

Vila Isabel

Eu Sou Eu, Jacaré É Bicho D’Água
Concentração/Trajeto
: Rua Torres Homem, 150 (Bar do Costa). Vila Isabel

Horário: 18h

11 de Fevereiro de 2012 (Sábado)

Centro, Santo Cristo, São Cristóvão

Embaixada das Caricatas
Concentração/Trajeto
: Praça da República, entre Rua da Constituição e Rua Visconde do Rio Branco. Centro

Horário: 16h

Pinto Sarado
Concentração/Trajeto
: Travessa Sara, Rua Atília, Rua Orestes, Rua Sara, Rua Santo Cristo, Av. Cidade de Lima, Praça do Santo Cristo, Rua da América, Cardoso Marinho e Praça de Santo Cristo. Santo Cristo

Horário: 17h

Da Cá Tia
Concentração/Trajeto
: Rua do Rezende. Lapa

Horário: 18h

Imperadores de São Cristóvão
Concentração/Trajeto
: Rua General Bruce, 967. São Cristóvão

Horário: 18h

Ipanema, Jardim Botânico, Leblon, Lagoa

Imaginô? Agora Amassa!
Concentração/Trajeto
: Rua José Linhares, Av. Ataulfo de Paiva, Rua Carlos Góis, Av Delfim Moreira até a Afranio de Melo Franco, onde dispersa. Leblon

Horário: 10h

Simpatia É Quase Amor
Concentração/Trajeto
: Concentra Pça Gal. Osório segue Teixeira de Melo, Vieira Souto até Henrique Dumont. Ipanema

Horário: 16h

Leme, Urca, Copacabana, Botafogo

Sá Pereira (Bloco Infantil)
Concentração/Trajeto
: Rua Capistrano de Abreu, Conde de Irajá, São Clemente, Largo dos Leões, Rua Marques, retornando a Capistrano de Abreu. Botafogo

Horário: 11h

Bloco dos Mendigos
Concentração/Trajeto
: Rua Bulhões de Carvalho, Rainha Elizabeth, Tereza Aragão, Rua Gomes Carneiro, retornando ao local de concentração. Copacabana

Horário: 13h

Só o Cume Interessa
Concentração/Trajeto
: Em volta da Praça General Tibúrcio. Urca

Horário: 14h

Bloco da Mamadeira
Concentração/Trajeto
: Praça General Leandro. Botafogo

Horário: 16h

Os Imóveis
Concentração/Trajeto
: Rua Souza Lima, 121. Copacabana

Horário: 16h

Banda Bandida
Concentração/Trajeto
: Rua Rodolfo Dantas, Nossa Senhora de Copacabana, Belfort Roxo, Barata Ribeiro, Rua Inhangá, Nossa Senhora de Copacabana e Rodolfo Dantas. Copacabana

Horário: 18h

Ih, É Carnaval
Concentração/Trajeto
: Av. Pasteur, do nº 250 até a Escola Superior de Guerra, retornando ao local de concentração. Urca

Horário: 18h

Cutucano Atrás
Concentração/Trajeto
: Concentra em frente La Fiorentina atravessa as duas pistas da Av. Atlântica e retorna ao quiosque Antonio’s (calçadão). Leme

Horário: 19h

Laranjeiras, Catete

Xupa Mas Não Baba
Concentração/Trajeto
: Praça Cardoso Junior, Rua das Laranjeiras até a Rua Leite Leal, onde dispersa. Laranjeiras

Horário: 12h

Espumas e Paetês
Concentração/Trajeto
: Praça da General Glicério. Laranjeiras

Horário: 16h

Rio Pandeiro
Concentração/Trajeto
: Praça São Salvador. Laranjeiras

Horário: 16h

Ansiedade
Concentração/Trajeto
: Rua Gago Coutinho, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras, retornando a Rua Gago Coutinho, ao lado do Mercadinho São José. Laranjeiras

Horário: 17h

Bloco ASPA
Concentração/Trajeto
: Pedro Américo, Bento Lisboa, 2 de Dezembro, Rua do Catete, voltando a Pedro Américo. Catete

Horário: 18h

Tijuca, Rocha, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Vila Isabel, Todos os Santos Abolição

Tristeza é Só Alegria
Concentração/Trajeto
: Rua Dona Romana, Barão do Bom Retiro, Verna Magalhães, Cabuçu, retornando a Dona Romana. Engenho Novo

Horário: 11h

Butano na Bureta
Concentração/Trajeto
: Rua Senador Furtado, do nº 48 ao nº 121, retornando ao local de concentração. Maracanã

Horário: 14h

Urubuzada
Concentração/Trajeto
: Av. Maracanã, da Praça Varnhagen a Rua Eurico Rabelo. TIjuca

Horário: 14h

Banda do Tijuca Tênis clube
Concentração/Trajeto
: Rua Conde de Bonfim, Rua Pareto, Santo Afonso, General Roca, Conde de Bonfim, retornando a sede do Tijuca. Tijuca

Horário: 16h

Banda Haddock
Concentração/Trajeto
: Rua Afonso Pena, Rua Haddock Lobo, Campos Sales, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, Haddock Lobo, voltando a Afonso Pena, onde acontece a dispersão. Tijuca

Horário: 16h

Banda de Vila Isabel
Concentração/Trajeto
: Boulevard 28 de Setembro, da Visconde de Abaeté até a Praça Barão de Drummond. Vila Isabel

Horário: 17h

Já Comi Pior Pagando
Concentração/Trajeto
: Rua Leite de Abreu, Dezoito de Outubro, Alves de Brito até o cruzamento com a Conde de Bonfim, voltando pelo mesmo itinerário e encerrando no cruzamento da Leite de Abreu com Conde de Bonfim. Tijuca

Horário: 17h

Bloco do Baixo Tijuca
Concentração/Trajeto
: Praça Varnhagen, Av. Maracanã, Barão de Mesquita, Major Ávila e Praça Varnhagem. Tijuca

Horário: 18h

Bloco do Ipê
Concentração/Trajeto
: Rua Almirante Cochrane, Rua Dulce, São Francisco Xavier, retornando a Almirante Cochrane 36, onde dispersa. Tijuca

Horário: 18h

Eu Não Venho Mais Aqui
Concentração/Trajeto
: Rua Ferreira Leite até a Rua Glaziou, onde dispersa.. Abolição

Horário: 18h

O Negócio Tá Feio e Seu Nome Tá no Meio
Concentração/Trajeto
: Conselheiro Agostinho, São Braz, Honório, Piauí, Dr. Padilha, Rua das Oficinas, Gentil de Araújo, Sales Guimarães, Piauí e Rua Conselheiro Agostinho. Todos os Santos

Horário: 18h

Flack
Concentração/Trajeto
: Rua Magalhães de Castro, Rua Lino Teixeira, Rua General Belford, Rua Ana Neri, Rua Flack, Rua Perseverança e Rua Magalhães de Castro. Rocha

Horário: 20h

Barra da Tijuca, Pechinha, Curicica, Praça Seca, São Conrado

E Daí?
Concentração/Trajeto
: Av. Lúcio Costa, da ponte Lucio Costa a Praça do Ó. Barra da Tijuca

Horário: 12h

Arruaça do Bem
Concentração/Trajeto
: Av. Lucio Costa, do nº 4.700 a Praça do Ó. Barra da Tijuca

Horário: 14h

Entorta, Mas Não Cai
Concentração/Trajeto
: Av. Lucio Costa, entre os postos 5 e 6 (quiosque do Tafarel). Barra da Tijuca

Horário: 17h

Velozos e Furiosas
Concentração/Trajeto
: Av. Prefeito Mendes de Moraes, em frente a Rua Herbert Moses. São Conrado

Horário: 15h

Vem Cá Me Dá
Concentração/Trajeto
: Av. Marechal Henrique Lott, Jornalista Ricardo Marinho, Av. Gen. Felicíssimo Cardoso, retornando ao local de concentração. Barra da Tijuca

Horário: 17h

Banda do Pechincha
Concentração/Trajeto
: Rua Armando Gonzaga, Estrada do Pau Ferro, seguindo até o Largo do Pechincha, encerrando em frente a Planalto. Pechincha

Horário: 18h

Parei de Beber, Não de Mentir
Concentração/Trajeto
: Praça do Bandolim, Rua Mandina, Praça Delfos, Rua Mandina e Praça do Bandolim. Curicica

Horário: 18h

Lavou Tá Limpo
Concentração/Trajeto
: Rua Candido Benício, entre Florianópolis e a Praça Seca. Praça Seca

Horário: 19h

Vista Alegre, Ilha do Governador, Pavuna, Penha

Monarcas da Engenhoca
Concentração/Trajeto
: Praia da Engenhoca, Valdevino Nogueira, Rua Praia do Zumbi, retornando a Praia da Engenhoca, onde dispersa. Ilha do Governador

Horário: 16h

Encosta Que Ele Cresce
Concentração/Trajeto
: Praça Jerusalém, Praia da Bica, até a estrada da Bica. Ilha do Governador

Horário: 16h

Banda Devassa
Concentração/Trajeto
: Rua Patagônia, Quito, Montevidéu, Nicarágua, Leopoldina Rego, Santa Engrácia, Praça Santa Emiliana, Rua Costa Rica, Tenente Araquem Batista, retornando pela Rua Quito, Montevidéu e Patagonia, onde encerra. Penha

Horário: 17h

Banda do Village
Concentração/Trajeto
: Rua Luis Sá, Fernando de Azevedo, retornando a Rua Luis Sá. Ilha do Governador

Horário: 17h

Marechal Hermes, Bento Ribeiro

Pinto na Perereca
Concentração/Trajeto
: Praça XV de Novembro. Marechal Hermes

Horário: 17h

Largo da Mulher, Mas Não Largo da Cerveja
Concentração/Trajeto
: Largo do Respeito, seguindo pela Rua Marina, Divisória, Matias de Albuquerque, Jubai, Zinaos, retornando ao Largo do Respeito. Bento Ribeiro

Horário: 20h

Guaratiba

Tu É Meu
Concentração/Trajeto
: Av. Pilar do Sul, da Porto Camargo a Rua Letícia. Guaratiba

Horário: 17h

12 de Fevereiro de 2012 (Domingo)

Centro, Lapa, Praça Mauá, São Cristóvão

Fogo e Paixão
Concentração/Trajeto
: Largo de São Francisco. Centro

Horário: 11h

Escravos do Mauá
Concentração/Trajeto
: Concentra Lgo da Prainha segue Sacadura Cabral, Pça Mauá, Rio Branco, Visc. Inhaúma, Acre, Pça Mauá, Sacadura Cabral Lgo da Prainha. Praça Mauá
Horário: 12h

Bloco da Preta
Concentração/Trajeto
: Avenida Rio Branco, esquina com Presidente Vargas. Centro
Horário: 14h

Bloco dos Arengueiros
Concentração/Trajeto
: Av. Rio Branco, da Candelária até a Cinelândia. Centro
Horário: 15h

Pipoca no Mel
Concentração/Trajeto
: Praça da Harmonia. Gamboa
Horário: 17h

Perereca Imperial
Concentração/Trajeto
: Rua São Cristóvão, Fonseca Teles, Rua do Parque, Euclides da Cunha, voltando a Rua São Cristóvão. São Cristóvão
Horário: 17h

Banda da Amizade
Concentração/Trajeto
: Rua Tadeu Kosciusko, Rua do Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua do Lavradio, Rua Carlos Sampaio, encerrando na Tadeu Kosciusko. Lapa

Horário: 19h

Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico

Suvaco do Cristo
Concentração/Trajeto
: Concentra inicio Jardim Botânico esq. rua Faro segue até Pça Santos Dumont. Jardim Botânico

Horário: 9h

Vira Lata
Concentração/Trajeto
: Av. Delfim Moreira, do Posto 12 ao Jardim de Alah. Leblon

Horário: 10h

Empolga às 9
Concentração/Trajeto
: Praia de Ipanema, em frente a Rua Joana Angélica. Ipanema

Horário: 16h

Catete, Laranjeiras, Flamengo

Gigantes da Lira
Concentração/Trajeto
: Concentra Pça Gal. Glicério, sobe a rua desce Cristóvão Barcelos retorna ao local de saída. Laranjeiras

Horário: 9h

Chora me Liga
Concentração/Trajeto
: Av. Infante Dom Henrique, em frente ao Coreto Modernista. Aterro do Flamengo

Horário: 10h

Quem Não Guenta Bebe Água
Concentração/Trajeto
: Rua Gago Coutinho, Largo do Machado em frente a igreja, Rua das Laranjeiras, retornando a Gago Coutinho, onde dispersa. Laranjeiras

Horário: 14h

Bambas do Catete
Concentração/Trajeto
: Rua do Catete, Rua Pedro Américo, Bento Lisboa, Dois de Dezembro, Rua do Catete, encerrando o desfile no local da concentração. Catete

Horário: 18h

Larga a Onça, Alfredo
Concentração/Trajeto
: Rua Ipiranga, nº 49 (em frente a Maracatu Brasil), Rua Esteves Junior até a Praça São Salvador, onde dispersa. Laranjeiras

Horário: 18h

Copacabana, Botafogo, Urca

Alegria sem Ressaca
Concentração/Trajeto
: Avenida Atlântica, da Republica do Peru ao Posto 6. Copacabana

Horário: 11h

Blocão
Concentração/Trajeto
: Avenida Atlântica, entre o Posto 6 e a Miguel Lemos. Copacabana

Horário: 11h

Banda do Arroxo
Concentração/Trajeto
: Rua Belford Roxo, Ministro Viveiros de Castro, Rodolfo Dantas, Av. Atlântica, Av. Princesa Isabel, Ministro Viveiros de Castro, voltando a Rua Belford Roxo, esquina com Viveiros de Castro, onde dispersa. Copacabana

Horário: 12h

Tá Pirando, Pirado, Pirou
Concentração/Trajeto
: Av. Pasteur, do Instituto Benjamim Constant até a Praça General Tibúrcio. Urca

Horário: 16h

Boka de Espuma
Concentração/Trajeto
: Marquês de Olinda, Bambina, São Clemente, Real Grandeza, Voluntários da Pátria, Nelson Mandela, São Clemente, Bambina e Marques de Olinda. Botafogo

Horário: 16h

Banda Braguinha
Concentração/Trajeto
: Av. Atlântica em frente ao Copacabana Palace, Princesa Isabel até a Praça Demétrio Ribeiro. Copacabana

Horário: 17h

Tijuca, Grajaú,Vila Isabel, Méier, Rio Comprido, Riachuelo, Pilares, Piedade

Eu Choro Curto Mas Rio Comprido
Concentração/Trajeto
: Rua Aristides Lobo, do nº 220 ao nº 115. Rio Comprido

Horário: 14h

Deixa a Língua no Varal
Concentração/Trajeto
: Rua Barão de Mesquita, Deputado Soares Filho, Rua Pareto, Almirante Cochrane, Santo Afonso, Major Ávila e Barão de Mesquita. Tijuca

Horário: 16h

Vai Tomar no Grajaú
Concentração/Trajeto
: Concentra Av. Eng. Richard nº 116 (PARADO). Grajaú

Horário: 16h

Banda da Afonso Pena
Concentração/Trajeto
: Pça Afonso Pena, Campos Sales, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, Haddock Lobo e Campos Sales, onde encerra. TIjuca

Horário: 17h

No Rabo do Pavão
Concentração/Trajeto
: Rua Victor Meirelles, Travessa Cerqueira Lima, Marechal Bittencourt, 24 de Maio e Rua Victor Meirelles.Riachuelo

Horário: 17h

Balaco Bloco
Concentração/Trajeto
: Rua Alfredo de Souza Mendes. Pilares

Horário: 17h

Foliões do Verdun
Concentração/Trajeto
: Largo do Verdun. Grajaú

Horário: 18h

Ou Vai ou Mama
Concentração/Trajeto
: Rua Paraná, Francisco Fragoso, Cruz e Souza, Fagundes Varela, retornando a Rua Paraná. Piedade

Horário: 19h

Império da Tijuca
Concentração/Trajeto
: Rua Conde de Bonfim, da Rua José Higino à Rua Uruguai. Tijuca

Horário: 20h

Barra da Tijuca, Recreio, Anil, Taquara, Praça Seca, Vila Valqueire

Acorda e Vim Brincar
Concentração/Trajeto
: Rua das Dálias, Verbenas, Camélias, retornando a Rua das Dálias. Vila Valqueire

Horário: 12h

Banda da Barra
Concentração/Trajeto
: Av. Sernambetiba, do 3.646 até a Praça do Ó. Barra da Tijuca

Horário: 14h

Incha Rola
Concentração/Trajeto
: Rua Araticum, seguindo pela Estrada de Jacarepaguá até a Praça Jornalista Geysa Boscoli. Anil

Horário: 15h

Suvaco do Velho
Concentração/Trajeto
: Rua Lucaia, esquina com Mananciais. Taquara

Horário: 15h

Pra Cá Samba
Concentração/Trajeto
: Rua João Bruno, nº 56. Rua João Bruno, rua Gôndola, Manicaria, Soldado Bruno, até acesso rua Androcles, retorna em sentido oposto até nº 56, dispersando. Curicica

Horário: 16h

Pode Vir Que Tá Legal
Concentração/Trajeto
: Praça do Ipase, seguindo pela Av. Candido Benício, do nº 2.935 até a Praça Seca e retornado pela Candido Benício até o local de concentração. Praça Seca

Horário: 16h

Princesinha do Recreio
Concentração/Trajeto
: Av. Lucio Costa, em frente ao Posto 10. Recreio

Horário: 17h

Deita Mas Não Dorme
Concentração/Trajeto
: Largo da Taquara, Av. Nelson Cardoso, Rua Godofredo Viana. Taquara

Horário: 19h

Madureira, Bento Ribeiro, Irajá, Ilha do Governador, Vila Valqueire, Cavalcante, Padre Miguel, Olaria

Acorda e Vem Brincar
Concentração/Trajeto
: Rua das Dálias, Verbenas, Camélias, retornando a Rua das Dálias. Vila Valqueire

Horário: 12h

Banda de Cavalcante
Concentração/Trajeto
: Rua Graça Melo, Padre Manuel da Nóbrega, Rua do Amparo, Frei Antonio, Barão do Bananal e Rua Múcio Teixeira. Cavalcante

Horário: 12h

Bloco do Esporte Clube Jardim Guanabara
Concentração/Trajeto
: Praça Jerusalém, Praia da Bica, Rua Babaçu, Rua Mangalô, Rua Henrique Lacombe, Praia da Bica, até a Praça Jerusalém. Ilha do Governador

Horário: 12h

Fuzuê da Ilha
Concentração/Trajeto
: Praça do Grego, Rua Uçua, seguindo até o nº 670 e retornando ao local de concentração. Ilha do Governador

Horário: 15h

Garganta Seca de Irajá
Concentração/Trajeto
:Rua Manuel de Araújo, Anibal Porto, Estrada da Água Grande e Rua Manuel de Araújo. Irajá

Horário: 16h

Tá na Frente, Eu Empurro
Concentração/Trajeto
: Liberata Santos, Carolina Machado, Antonio Raposo, Paramirim, Pacheco da Rocha, Carolina Machado e Liberata Santos. Bento Ribeiro

Horário: 16h

É Mole Mas É Meu do Irajá
Concentração/Trajeto
: Rua Hannibal Porto, saindo do 501 até a Av. Brasil e retornando ao local de concentração. Irajá

Horário: 16h

Tamo Junto na Folia
Concentração/Trajeto
: Segue pela Rua Figueiredo Camargo até esquina com Rua Antenor de Carvalho. Padre Miguel

Horário: 16h

Filhos de Jorge
Concentração/Trajeto
: Praça Ramos Figueira, Rua João Silva, Rua Leopoldina Rêgo, Felisbelo Freire, Rua Milton e Praça Ramos Figueira. Olaria

Horário: 16h

Unidos da Ribeira
Concentração/Trajeto
: Praça Iaiá Garcia, Fernandes da Fonseca, Rua Novo Airão, Praia da Engenhoca, Praia do Zumbi, Rua Pojuca, Estrada do Rio Jequiá, Rua Maldonado, Praça Iaiá Garcia, onde encerra. Ilha do Governador

Horário: 17h

GRES Império Serrano
Concentração/Trajeto
: Ministro Edgard Romero, da Borborema até a Conselheiro Galvão. Madureira

Horário: 18h

Quem Não Aguenta, Chupa
Concentração/Trajeto
: Av. Maracajás, Rua 113, seguindo até a entrada da Vila Militar, retornando pela Rua 113 até o local de concentração. Ilha do Governador

Horário: 20h

GRES Portela
Concentração/Trajeto
: Rua Clara Nunes, Rua Carolina Machado, Clara Nunes, Sergio de Oliveira, Beco da Fontinha. Madureira

Horário: 20h

15 de Fevereiro de 2012 (Segunda)

Centro

Devotos de Madá
Concentração/Trajeto
: Rua do Lavradio, entre Rua do Senado e Visconde de Rio Branco. Lapa

Horário: 20h

15 de Fevereiro de 2012 (Quarta)

Centro

Regula Mas Libera
Concentração/Trajeto
: Rua Teófilo Otoni, Rua da Candelária, Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Teófilo Otoni, voltando ao local de concentração. Centro
Horário: 20h

Manguinhos

Discípulos de Oswaldo
Concentração/Trajeto
: Largo do Amorim, Rua Rosa da Fonseca, Castro Tavares, Sizenando Nabuco, retornando ao Largo do Amorim. Manguinhos

Horário: 19h

16 de Fevereiro de 2012 (Quinta)

Centro

Bloco dos Impussivi
Concentração/Trajeto
: Av. República do Chile, Av. Almirante Barroso, retorno pela pista oposta da Av. Almirante Barroso até a Rua do Lavradio e depois retornando à concentração na Av. República do Chile em frente ao Edifício Sede da Petrobras. Centro
Horário: 16h

Espera, Espera Mas Não Sai
Concentração/Trajeto
: Rua Teófilo Otoni, esquina com Rua da Candelária. Centro
Horário: 17h

Banda da Rua do Mercado
Concentração/Trajeto
: Praça XV, Rua do Mercado, 1º de Março, 7 de Setembro, Rua da Quitanda, Rua do Rosário, CCBB, Centro Cultural dos Correios, voltando a Rua do Mercado. Centro
Horário: 19h

Libertos do Arquivo
Concentração/Trajeto
: Praça da República (Arquivo Nacional), Azevedo Coutinho, General Caldwell, Moncorvo Filho, retornando pelo mesmo percurso até a concentração. Centro
Horário: 19h

Badalo de Santa Teresa
Concentração/Trajeto
: Largo das Neves. Santa Teresa
Horário: 20h

É Pequeno, Mas Vai Crescer
Concentração/Trajeto
: Rua Alexandre Mackenzie, esquina com Senador Pompeu. Centro
Horário: 20h

Botafogo

Mamelúdicos Eufóricos e Outros Interofóbicos Frenéticos
Concentração/Trajeto
: Rua Real Grandeza, Visconde de Caravelas até a Capitão Salomão. Botafogo
Horário: 19h

Laranjeiras

Cobra Sarada
Concentração/Trajeto
: Rua Gago Coutinho, entre o Parque Guinle e o nº 14 (Escola Edem), Laranjeiras
Horário: 18h

Engenho de Dentro, Engenho Novo

Loucura Suburbana
Concentração/Trajeto
: Rua Ramiro Magalhães, Gustavo Riedel, Pernambuco, Praça Rio Grande do Norte, Rua Ana Leonídia, Gustavo Riedel, seguindo até o Instituto Nise da Silveira, onde dispersa. Engenho de Dentro
Horário: 17h

Pombal do Engenho Novo
Concentração/Trajeto
: Praça Nossa Senhora da Conceição, Monsenhor Amorim, Souza Barros, Engenho Novo, Cadete Polônia, retornando a Praça Nossa Senhora da Conceição. Engenho Novo
Horário: 19h


Fonte:http://www.diariodorio.com/